Problemas de saúde indicados pelas lúnulas das unhas

· 25 de outubro de 2017
As meia-luas ou as lúnulas das unhas falam sobre nossa saúde geral, então qualquer alteração nelas pode se referir a um problema interno.

Acredite ou não, suas unhas e, especialmente, as lúnulas das unhas falam com você e podem dizer-lhe muito mais do que você pensa.

Através desta parte do corpo podemos saber se temos algum tipo de problema de saúde ou doença, embora no início não percebamos.

Saiba o que a lúnula (meia-lua) da sua unha lhe diz, porque nós asseguramos que podem ser muitas coisas e algumas delas podem ser importantes.

Como devem ser as lúnulas das unhas de acordo com os dedos

Lúnula do dedo mindinho

 

As lúnulas das unhas podem indicar problemas de sáude

A lúnula neste dedo deve ser quase invisível ou inexistente. Isso está relacionado ao funcionamento dos rins, intestino delgado e coração.

  • No caso de você ver que esta lúnula é maior do que o normal, preste atenção, porque você pode ser alertado de uma pressão arterial elevada.

Lúnula do dedo anelar

A lúnula no dedo anelar falaria sobre o trabalho realizado pelos sistemas reprodutivo e linfático.

  • Uma lúnula pouco visível pode indicar problemas relacionados ao metabolismo.

Lúnula do dedo médio

A lúnula do dedo médio  pode estar relacionada ao funcionamento do cérebro e ao sistema cardiovascular.

Se vemos que quase não temos lúnula neste dedo, isso pode nos indicar possíveis problemas com os vasos sanguíneos, bem como com pressão arterial elevada.

Lúnula do dedo indicador

A lúnula neste dedo pode desaparecer ou ser bastante reduzida por um mau funcionamento do intestino, pâncreas, ou doenças crônicas relacionadas ao trato respiratório superior.

A lúnula do polegar

Pulmões saudáveis

Essa lúnula reflete o funcionamento dos pulmões e do baço.

É a maior de todas, mas não deve ser superior a 25% do comprimento total da unha.

  • No caso de você ver que é menor, isso pode ser porque você fuma consideravelmente.
  • Da mesma forma, se você tiver um tamanho maior, isso pode ser porque você tem pressão alta.

Lúnulas grandes

Se você está se perguntando quando uma lúnula é muito grande, ou mais do que o recomendado, deve saber que uma lúnula é considerada grande quando ocupa um terço da unha completa.

É algo que indicaria, neste sentido, problemas com o sistema cardiovascular, alterações da frequência cardíaca, e pressão arterial baixa.

Também é típico de pessoas que fazem alguma atividade que está relacionada a um grande número de trabalhos físicos ou são submetidas a um forte estresse.

Lúnulas pequenas

Uma lúnula é considerada pequena quando não atinge ou aparece muito pouco na superfície da cutícula.

Isso poderia indicar pressão arterial baixa e problemas de circulação, bem como um sistema imunológico fraco, metabolismo lento e deficiência de ferro e vitamina B12 no corpo.

No caso de observarmos que as lúnulas estão visivelmente isoladas com uma linha transversal do resto da unha, isso será porque há problemas com o nível de açúcar no sangue ou diabetes.

Lúnulas invisíveis

Tenha em mente que muitas vezes as lúnulas não aparecem, mas isso não significa que são invisíveis. No entanto, se elas realmente desapareceram, isso está associado a problemas com a circulação sanguínea.

A ausência de lúnula pode estar relacionada a problemas de tireoide, falta de vitamina B12 e deficiências de ferro.

Mudanças de cor nas lúnulas

O que as unhas dizem sobre a saúde

Outro problema que você pode encontrar é que as lúnulas das unhas mudam de cor.

  • Se você perceber que tem lúnulas cinza, isso indicaria que você precisa descansar. Essa cor também se relaciona com problemas de digestão e dificuldades com a absorção de nutrientes pelo organismo.
  • No caso das lúnulas brancas, o que elas indicariam é que tudo está indo bem, porque é sua cor natural. Tenha em mente que as lúnulas devem estar vários tons mais claros que o tom da própria pele.
  • No caso das lúnulas de cor violeta, isso quer dizer que elas são um sinal de circulação sanguínea deficiente, bem como a falta de oxigênio nos órgãos e tecidos.
  • Se você tem lúnulas cor-de-rosa ou vermelhas, pode ser porque tem baixa atividade física e problemas com os pulmões.
  • E se você tem lúnulas pretas, estas são um sinal perigoso porque é um sintoma de envenenamento por metais pesados. Nesse caso, consulte um médico.

Agora que você já sabe o que as lúnulas das unhas podem dizer sobre a sua saúde, fique atento aos seus sinais.