Prepare uma pomada de vaselina e casca de olmo para tratar o reumatismo
O reumatismo é uma condição que pode impedir a mobilidade daqueles que o sofrem. Não existe idade para se manifestar, por isso você deve estar atento às suas articulações a todo o momento. Da mesma forma, existem alternativas naturais para aliviar os seus sintomas. Aqui nós lhes dizemos como fazer isso, com uma pomada para tratar o reumatismo.
Se você apresentar dor articular ou dor nos ossos, pode tentar uma alternativa natural e econômica que lhe ajudará a aliviar a dor. E ainda recupera sua mobilidade e melhora sua saúde em poucos dias.
O que é o reumatismo?
É uma série de transtornos que afetam o sistema locomotor. Normalmente, apresenta dor e inflamação nas articulações, e também pode incluir os ossos e os músculos. Tem maior incidência em pessoas com mais de 45 anos, no entanto os mais também jovens podem sofrê-lo.
Existem dois tipos de reumatismo: o articular e o não articular. No primeiro caso, trata-se da inflamação das articulações que afeta a cartilagem, ou membrana sinovial. O segundo tipo é a inflamação dos tendões e músculos.
Quais são as causas do reumatismo?
As causas do reumatismo são múltiplas, mas o mais comum trata-se do grau de toxicidade no sangue devido ao consumo excessivo de carnes vermelhas, açúcares e farinhas. Um estilo de vida sedentário também é outro detonante no aparecimento desse transtorno.
Leia: Pomadas anti-inflamatórios de pimenta caiena para aliviar a dor nas articulações
Quais são os sintomas do reumatismo?
Entre os sintomas mais comuns do reumatismo estão:
- Dor nas articulações
- Sensação de rigidez
- Cansaço
- Inchaço na área afetada
- Dormência
Como pode ser tratado?
Para aliviar os sintomas, recomenda-se usar uma pomada para tratá-lo, comer de forma equilibrada, e praticar atividade física também ajudam no processo de cura. Se o quadro de reumatismo for severo se indica o tratamento de fisioterapias, para liberar tensões nas articulações, músculos e tendões.
Propriedades da vaselina e casca de olmo para aliviar o reumatismo
A vaselina é uma pomada que proporciona hidratação profunda à pele. Contém antioxidantes, vitaminas e minerais, que ajudam a tratar problemas de pele e doenças. É incolor, e muito versátil para ser combinada com outros ingredientes. Neste caso, vamos misturá-la com casca de olmo para fazer uma pomada para tratar o reumatismo.
A casca do olmo tem propriedades analgésicas, cicatrizantes e anti-inflamatórias, ideais para aliviar a dor causada pelo reumatismo. Esta casca também pode ser usada para tratar a diarreia, as hemorroidas, a faringite, as úlceras e também feridas.
Como se prepara uma pomada para o reumatismo com estes componentes?
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de vaselina (60 g)
- 3 colheres de sopa de casca de olmo em pó (30 g)
Preparação
A preparação desta pomada é bastante simples:
- Você só precisa agregar a vaselina a um recipiente refratário, e derretê-la em banho-maria.
- Uma vez que tenha derretido, adicione as 3 colheres de sopa de casca de olmo.
- Misture bem, desligue o fogo e deixe repousar, até que se solidifique.
Sabia? Bebida de dente-de-leão: um remédio caseiro para cuidar dos seus ossos
Aplicação
- Você pode aplicar esta pomada na área afetada até duas vezes por dia.
- Certifique-se de massagear bem a área para liberar as tensões e aliviar a dor.
Melhore sua qualidade de vida tomando alguns hábitos de cuidado e prevenção das dores próprias do reumatismo. Evite comer carne vermelha, farinha, e açúcares em excesso. Da sua alimentação dependerá em grande parte a diminuição do desconforto nas articulações, músculos e tendões.
Evite o excesso de peso, para que este não afete suas articulações e ossos. Coma alimentos ricos em ômega 3, pois estes ajudarão a reduzir a inflamação. Você também deve consumir muito cálcio e ferro. O primeiro para manter os ossos fortes, e o segundo a evitar o aparecimento de quadros anêmicos, que enfraquecerão seus músculos e sua saúde.
Não se esqueça de acompanhar o seu tratamento com atividades físicas. É importante manter o corpo em movimento. Lembre-se de que o nosso aparelho locomotor é como uma máquina que precisa estar lubrificada e em movimento para não enferrujar.
Naturalmente, você deve realizar atividades físicas controladas que não representem risco de lesão. Evite fazer exercícios ou atividades que sujeitem seus ossos e articulações a suportar muita carga ou tensão. Isso pode piorar os sintomas, ou promover o surgimento de doenças reumáticas se você ainda não as tiver.
Tenha consultas constantes com seu médico especialista, para monitorar a evolução ou o controle da doença. Da mesma forma, este deve autorizar o uso de alternativas naturais, como a que recomendamos aqui, antes de sua aplicação.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Rossini, M., Adami, S., Bertoldo, F., Diacinti, D., Gatti, D., Giannini, S., … Isaia, G. C. (2016). Guidelines for the diagnosis, prevention and management of osteoporosis. Reumatismo. https://doi.org/10.4081/reumatismo.2016.870
- Salaffi, F., Ciapetti, A., & Carotti, M. (2014). The sources of pain in osteoarthritis: a pathophysiological review. Reumatismo. https://doi.org/10.4081/reumatismo.2014.766
- Catanoso, M., Pipitone, N., & Salvarani, C. (2012). Epidemiology of psoriatic arthritis. Reumatismo. https://doi.org/10.4081/reumatismo.2012.66
- Lapadula, G., Ferraccioli, G., Ferri, C., Punzi, L., & Trotta, F. (2011). GISEA: an Italian biological agents registry in rheumatology. Reumatismo. https://doi.org/10.4081/reumatismo.2011.155
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.