Benefícios do leite de amêndoas
Escrito e verificado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
Ele é um dos melhores alimentos para perder peso. Além disso, não possui lactose e é rico em antioxidantes e minerais essenciais como o potássio e o cálcio. Hoje falaremos sobre os benefícios do leite de amêndoas.
Graças ao seu baixo conteúdo em colesterol, seu delicioso sabor de frutos secos e alto conteúdo em vitaminas, é o substituto ideal do leite de vaca e, inclusive, possui menos calorias que o leite de soja.
As propriedades e benefícios do leite de amêndoas
Uma das características principais do leite de amêndoas é que ele não possui glúten, lactose, nem colesterol. No entanto, tem a mesma consistência que o leite de vaca, por isso, pode ser utilizado da mesma forma.
Junto a isso, o leite de amêndoas tem um alto conteúdo de vitamina E, um antioxidante natural que ajuda a prevenir o câncer e a atrasar os processos de envelhecimento. Também fornece vitaminas D e A, proteínas, ômega 6, zinco, cálcio, ferro, magnésio e potássio.
Recomendamos a leitura: Intolerância à lactose e a alimentação correta
Ele compartilha algumas propriedades com o leite de soja, mas tem um conteúdo calórico ainda menor. Em comparação: uma xícara de leite de vaca integral tem 140 calorias, uma de leite de arroz 120 calorias, o leite de soja 80 calorias e o leite de amêndoas 40 calorias.
Sem adicionar açúcar ao leite de amêndoas o conteúdo calórico seria de 30 calorias por xícara.
Finalmente, o leite de amêndoas tem um alto nível de fibras naturais solúveis e insolúveis. Desta maneira, protege a parede do intestino favorecendo o cólon, ajudando a regular a absorção dos açúcares e controlando os níveis de colesterol.
Por outro lado, é recomendável revisar o rótulo, já que entre marcas diferentes, o conteúdo nutritivo pode variar. No entanto, o leite de amêndoas é o substituto do leite de vaca mais nutritivo e completo que existe hoje.
Muitas pessoas podem se beneficiar das propriedades do leite de amêndoas. Quem deseja perder peso, regular o colesterol ou aqueles que padecem de gastrite, podem incluir o leite de amêndoas na sua dieta diária.
Os 8 benefícios do leite de amêndoas
A seguir, estão os oito benefícios do leite de amêndoas para a saúde:
- Seu baixo conteúdo calórico o torna ideal para todas as pessoas que desejam perder peso. Simplesmente substituir o leite de vaca pelo leite de amêndoas na dieta pode ter resultados muito eficazes na redução de peso. Além disso, é fácil incluí-lo na dieta por sua similaridade em aspecto e propriedades organolépticas com o leite de vaca.
- Consumir leite de amêndoas ajuda as pessoas com níveis altos de colesterol e triglicerídeos. Ele melhora os níveis de colesterol bom (HDL) e reduz os níveis de colesterol mau (LDL). Em comparação, reduz duas vezes mais os níveis de colesterol em relação ao consumo de azeite de oliva. Além do mais, fortalece o coração.
- Favorece a absorção de açúcares e gorduras dos intestinos.
- O leite de amêndoas é fácil de digerir e é recomendado para todos os intolerantes à lactose, pois ajuda a deixar a digestão o menos pesada possível.
- Ele é recomendado para tratar as diarreias e os vômitos, já que eles reduzem os níveis de potássio. O leite de amêndoas, por ter um alto nível de potássio, ajuda a recuperar o mineral perdido pelas doenças.
- A fibra do leite de amêndoas protege a parede dos intestinos.
- Em muitos casos, as pessoas que sofrem de gastrite ou problemas gastrointestinais mudam sua dieta e adicionam o leite de amêndoas porque ele regula suas funções.
- A vitamina B2 presente no leite de amêndoas ajuda a fortalecer as unhas e o cabelo, e deixa a pele com uma melhor hidratação.
As contraindicações do leite de amêndoas
Não existe o alimento perfeito, e o leite de amêndoas não é a exceção. Ele tem diversas contraindicações e efeitos secundários que devem ser levados em consideração antes de iniciar o seu consumo regular.
Efeitos negativos na tireoide
As amêndoas são alimentos bociogênicos, o que significa que contêm substâncias químicas naturais que podem inibir a correta absorção e aproveitamento orgânico do iodo. Isso pode danificar as tireoides.
Os alimentos desse tipo, como a soja, a couve, a couve-manteiga, a linhaça, o brócolis e as amêndoas causam expansão das tireoides. Ao consumi-los em grande quantidade, causam a formação de tumores, pois um dos produtos químicos prevalentes encontrados neste tipo de vegetais bloqueia o iodo.
Enquanto que os bociogênicos podem ser prejudiciais quando consumidos em grandes quantidades, são ao mesmo tempo saudáveis e benéficos para o sistema imunológico humano.
No entanto, para pessoas com baixa função tireoidea, restringir o consumo de grandes quantidades desse tipo de alimento é fundamental.
O leite de amêndoas deve ser evitado por pessoas com risco de baixa função tireoidea. Para quem apresenta uma função saudável das tireoides, o consumo de uma quantidade moderada de leite de amêndoas, todos os dias, não terá efeitos negativos na glândula.
Proibido para os bebês
Assim como substituir o leite de vaca por leite de soja na mamadeira do bebê não é recomendado, a substituição do leite de amêndoas é igualmente perigosa. O leite de amêndoas não é uma fonte adequada de nutrição para o bebê.
Se o leite materno ou a fórmula forem substituídos pelo leite de amêndoas, o bebê sofrerá de desnutrição e provavelmente desenvolverá complicações de saúde a vida toda.
Inclusive, a alimentação ocasional com leite de amêndoas (alternando com leite materno ou de fórmula) é perigosa e não é recomendada.
Estudos do Colégio Estadunidense de Nutrição demonstram que os bebês que tomam leite de amêndoas desenvolvem a doença autoimune da tireoide.
A concentração dos produtos químicos geradores de bócio, em relação ao corpo de um bebê, é muito maior do que em comparação com o consumo de um adulto.
Por isso, inclusive com moderação, alimentos como o leite de amêndoas devem ser evitados durante a infância.
Muito açúcar
Umas das desvantagens mais evidentes do leite de amêndoas é que ele possui uma porcentagem muito alta de açúcares. Mesmo que o leite de amêndoas não contenha açúcar naturalmente, a maioria dos fabricantes adoça o leite para melhorar o sabor.
A maioria das opções que existem atualmente no mercado possui cerca de 20 gramas de açúcar por porção.
Felizmente, agora existem marcas de leite de amêndoas sem açúcar no mercado que contêm menos de um grama de carboidratos por porção. Por essa razão, recomenda-se novamente ler o rótulo para tirar as dúvidas.
Receita para fazer seu próprio leite de amêndoas
É amplamente recomendado preparar o leite de amêndoas em casa, pois seu preparo é simples. Você precisará apenas de uma xícara de amêndoas cruas, três xícaras de água, sal e açúcar.
Para prepará-lo, siga os passos a seguir e consiga todos os benefícios do leite de amêndoas.
- Deixe as amêndoas de molho durante a noite ou, no mínimo, por oito horas.
- Escorra as amêndoas e lave-as com água fresca.
- Coloque as amêndoas e as três xícaras de água no liquidificador.
- Bata tudo por uns 10 minutos. É importante alternar a velocidade do liquidificador no processo. Por exemplo: 2 minutos na velocidade mais suave, depois 3 minutos na velocidade mais alta e assim por diante.
- Finalmente, quando a mistura se transformar um líquido branco, você pode adicionar, se preferir, açúcar ou mel para adoçar e uma pitada de sal.
- Depois, coe o conteúdo do liquidificador com um coador de ferro para que o leite não fique com nenhum resíduo.
- Seu leite de amêndoas está pronto!
O segredo para fazer um bom leite de amêndoas é verificar se a cor está branca e a textura está similar a do leite de vaca. Você pode consumi-lo com cereais ou café, puro ou como ingrediente para algumas receitas muito nutritivas e deliciosas.
Algumas ideias para tirar mais proveito dos benefícios do leite de amêndoas
Algumas receitas práticas e vegetarianas que você pode fazer com o leite de amêndoas:
Molho de cebola para quatro pessoas
Ingredientes:
- 250 g de cebolas
- 2 colheres de creme de leite
- 1 copo de leite de amêndoas
- Sal
- Azeite de oliva
Para preparar a receita, basta cortar as cebolas finamente e cozinhá-las a vapor com um pouco de azeite de oliva. Depois de 5 minutos, adicione o leite de amêndoas, o sal e o creme de leite. Por último, misture todos os ingredientes.
Patê vegetal para quatro pessoas: mais benefícios do leite de amêndoas
Ingredientes:
- 100 a 150 g de pão duro
- ¼ litro de leite de amêndoas
- 30 g de azeitonas pretas sem caroço
- 2 cebolas grandes cortadas finamente
- 2 cenouras raladas
- 2 dentes de alho
- Ervas variadas
- Molho de tomate
- Óleo de girassol
- Sal
Para preparar esta receita, deixe o pão de molho com o leite de amêndoas por algumas horas. Depois, cozinhe as cebolas e os alhos ao vapor.
Depois de bater estes ingredientes, coloque a mistura em uma forma com óleo. Asse por 30 minutos. Deixe esfriar um pouco e sirva.
Além disso, se quiser, você pode adicionar um pouco de molho de tomate. Agora, aproveite os vários benefícios do leite de amêndoas!
Ele é um dos melhores alimentos para perder peso. Além disso, não possui lactose e é rico em antioxidantes e minerais essenciais como o potássio e o cálcio. Hoje falaremos sobre os benefícios do leite de amêndoas.
Graças ao seu baixo conteúdo em colesterol, seu delicioso sabor de frutos secos e alto conteúdo em vitaminas, é o substituto ideal do leite de vaca e, inclusive, possui menos calorias que o leite de soja.
As propriedades e benefícios do leite de amêndoas
Uma das características principais do leite de amêndoas é que ele não possui glúten, lactose, nem colesterol. No entanto, tem a mesma consistência que o leite de vaca, por isso, pode ser utilizado da mesma forma.
Junto a isso, o leite de amêndoas tem um alto conteúdo de vitamina E, um antioxidante natural que ajuda a prevenir o câncer e a atrasar os processos de envelhecimento. Também fornece vitaminas D e A, proteínas, ômega 6, zinco, cálcio, ferro, magnésio e potássio.
Recomendamos a leitura: Intolerância à lactose e a alimentação correta
Ele compartilha algumas propriedades com o leite de soja, mas tem um conteúdo calórico ainda menor. Em comparação: uma xícara de leite de vaca integral tem 140 calorias, uma de leite de arroz 120 calorias, o leite de soja 80 calorias e o leite de amêndoas 40 calorias.
Sem adicionar açúcar ao leite de amêndoas o conteúdo calórico seria de 30 calorias por xícara.
Finalmente, o leite de amêndoas tem um alto nível de fibras naturais solúveis e insolúveis. Desta maneira, protege a parede do intestino favorecendo o cólon, ajudando a regular a absorção dos açúcares e controlando os níveis de colesterol.
Por outro lado, é recomendável revisar o rótulo, já que entre marcas diferentes, o conteúdo nutritivo pode variar. No entanto, o leite de amêndoas é o substituto do leite de vaca mais nutritivo e completo que existe hoje.
Muitas pessoas podem se beneficiar das propriedades do leite de amêndoas. Quem deseja perder peso, regular o colesterol ou aqueles que padecem de gastrite, podem incluir o leite de amêndoas na sua dieta diária.
Os 8 benefícios do leite de amêndoas
A seguir, estão os oito benefícios do leite de amêndoas para a saúde:
- Seu baixo conteúdo calórico o torna ideal para todas as pessoas que desejam perder peso. Simplesmente substituir o leite de vaca pelo leite de amêndoas na dieta pode ter resultados muito eficazes na redução de peso. Além disso, é fácil incluí-lo na dieta por sua similaridade em aspecto e propriedades organolépticas com o leite de vaca.
- Consumir leite de amêndoas ajuda as pessoas com níveis altos de colesterol e triglicerídeos. Ele melhora os níveis de colesterol bom (HDL) e reduz os níveis de colesterol mau (LDL). Em comparação, reduz duas vezes mais os níveis de colesterol em relação ao consumo de azeite de oliva. Além do mais, fortalece o coração.
- Favorece a absorção de açúcares e gorduras dos intestinos.
- O leite de amêndoas é fácil de digerir e é recomendado para todos os intolerantes à lactose, pois ajuda a deixar a digestão o menos pesada possível.
- Ele é recomendado para tratar as diarreias e os vômitos, já que eles reduzem os níveis de potássio. O leite de amêndoas, por ter um alto nível de potássio, ajuda a recuperar o mineral perdido pelas doenças.
- A fibra do leite de amêndoas protege a parede dos intestinos.
- Em muitos casos, as pessoas que sofrem de gastrite ou problemas gastrointestinais mudam sua dieta e adicionam o leite de amêndoas porque ele regula suas funções.
- A vitamina B2 presente no leite de amêndoas ajuda a fortalecer as unhas e o cabelo, e deixa a pele com uma melhor hidratação.
As contraindicações do leite de amêndoas
Não existe o alimento perfeito, e o leite de amêndoas não é a exceção. Ele tem diversas contraindicações e efeitos secundários que devem ser levados em consideração antes de iniciar o seu consumo regular.
Efeitos negativos na tireoide
As amêndoas são alimentos bociogênicos, o que significa que contêm substâncias químicas naturais que podem inibir a correta absorção e aproveitamento orgânico do iodo. Isso pode danificar as tireoides.
Os alimentos desse tipo, como a soja, a couve, a couve-manteiga, a linhaça, o brócolis e as amêndoas causam expansão das tireoides. Ao consumi-los em grande quantidade, causam a formação de tumores, pois um dos produtos químicos prevalentes encontrados neste tipo de vegetais bloqueia o iodo.
Enquanto que os bociogênicos podem ser prejudiciais quando consumidos em grandes quantidades, são ao mesmo tempo saudáveis e benéficos para o sistema imunológico humano.
No entanto, para pessoas com baixa função tireoidea, restringir o consumo de grandes quantidades desse tipo de alimento é fundamental.
O leite de amêndoas deve ser evitado por pessoas com risco de baixa função tireoidea. Para quem apresenta uma função saudável das tireoides, o consumo de uma quantidade moderada de leite de amêndoas, todos os dias, não terá efeitos negativos na glândula.
Proibido para os bebês
Assim como substituir o leite de vaca por leite de soja na mamadeira do bebê não é recomendado, a substituição do leite de amêndoas é igualmente perigosa. O leite de amêndoas não é uma fonte adequada de nutrição para o bebê.
Se o leite materno ou a fórmula forem substituídos pelo leite de amêndoas, o bebê sofrerá de desnutrição e provavelmente desenvolverá complicações de saúde a vida toda.
Inclusive, a alimentação ocasional com leite de amêndoas (alternando com leite materno ou de fórmula) é perigosa e não é recomendada.
Estudos do Colégio Estadunidense de Nutrição demonstram que os bebês que tomam leite de amêndoas desenvolvem a doença autoimune da tireoide.
A concentração dos produtos químicos geradores de bócio, em relação ao corpo de um bebê, é muito maior do que em comparação com o consumo de um adulto.
Por isso, inclusive com moderação, alimentos como o leite de amêndoas devem ser evitados durante a infância.
Muito açúcar
Umas das desvantagens mais evidentes do leite de amêndoas é que ele possui uma porcentagem muito alta de açúcares. Mesmo que o leite de amêndoas não contenha açúcar naturalmente, a maioria dos fabricantes adoça o leite para melhorar o sabor.
A maioria das opções que existem atualmente no mercado possui cerca de 20 gramas de açúcar por porção.
Felizmente, agora existem marcas de leite de amêndoas sem açúcar no mercado que contêm menos de um grama de carboidratos por porção. Por essa razão, recomenda-se novamente ler o rótulo para tirar as dúvidas.
Receita para fazer seu próprio leite de amêndoas
É amplamente recomendado preparar o leite de amêndoas em casa, pois seu preparo é simples. Você precisará apenas de uma xícara de amêndoas cruas, três xícaras de água, sal e açúcar.
Para prepará-lo, siga os passos a seguir e consiga todos os benefícios do leite de amêndoas.
- Deixe as amêndoas de molho durante a noite ou, no mínimo, por oito horas.
- Escorra as amêndoas e lave-as com água fresca.
- Coloque as amêndoas e as três xícaras de água no liquidificador.
- Bata tudo por uns 10 minutos. É importante alternar a velocidade do liquidificador no processo. Por exemplo: 2 minutos na velocidade mais suave, depois 3 minutos na velocidade mais alta e assim por diante.
- Finalmente, quando a mistura se transformar um líquido branco, você pode adicionar, se preferir, açúcar ou mel para adoçar e uma pitada de sal.
- Depois, coe o conteúdo do liquidificador com um coador de ferro para que o leite não fique com nenhum resíduo.
- Seu leite de amêndoas está pronto!
O segredo para fazer um bom leite de amêndoas é verificar se a cor está branca e a textura está similar a do leite de vaca. Você pode consumi-lo com cereais ou café, puro ou como ingrediente para algumas receitas muito nutritivas e deliciosas.
Algumas ideias para tirar mais proveito dos benefícios do leite de amêndoas
Algumas receitas práticas e vegetarianas que você pode fazer com o leite de amêndoas:
Molho de cebola para quatro pessoas
Ingredientes:
- 250 g de cebolas
- 2 colheres de creme de leite
- 1 copo de leite de amêndoas
- Sal
- Azeite de oliva
Para preparar a receita, basta cortar as cebolas finamente e cozinhá-las a vapor com um pouco de azeite de oliva. Depois de 5 minutos, adicione o leite de amêndoas, o sal e o creme de leite. Por último, misture todos os ingredientes.
Patê vegetal para quatro pessoas: mais benefícios do leite de amêndoas
Ingredientes:
- 100 a 150 g de pão duro
- ¼ litro de leite de amêndoas
- 30 g de azeitonas pretas sem caroço
- 2 cebolas grandes cortadas finamente
- 2 cenouras raladas
- 2 dentes de alho
- Ervas variadas
- Molho de tomate
- Óleo de girassol
- Sal
Para preparar esta receita, deixe o pão de molho com o leite de amêndoas por algumas horas. Depois, cozinhe as cebolas e os alhos ao vapor.
Depois de bater estes ingredientes, coloque a mistura em uma forma com óleo. Asse por 30 minutos. Deixe esfriar um pouco e sirva.
Além disso, se quiser, você pode adicionar um pouco de molho de tomate. Agora, aproveite os vários benefícios do leite de amêndoas!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Dhakal, S., Liu, C., Zhang, Y., Roux, K. H., Sathe, S. K., & Balasubramaniam, V. M. (2014). Effect of high pressure processing on the immunoreactivity of almond milk. Food Research International. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2014.02.021
- Pal, A., Lobo Melita, M., & Khanum, F. (2013). Extraction, purification and thermodynamic characterization of almond (Amygdalus communis) ??-galactosidase for the preparation of delactosed milk. Food Technology and Biotechnology. https://doi.org/10.1242/dev.02185
- Briviba, K., Gräf, V., Walz, E., Guamis, B., & Butz, P. (2016). Ultra high pressure homogenization of almond milk: Physico-chemical and physiological effects. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2015.06.063
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.