Por que você sente formigamento nas mãos e nos pés?
Revisado e aprovado por o médico José Gerardo Rosciano Paganelli
É muito provável que, em mais de uma ocasião, você tenha tido uma sensação de formigamento depois de passar muito tempo de pernas cruzadas. Isso é muito comum e não há nada com que se preocupar.
No entanto, se você sentir formigamento nas mãos e nos pés constantemente é necessário prestar atenção nesta situação.
Algo que não é muito normal é ter a mesma sensação de forma contínua. Se este for o seu caso você deve prestar atenção aos possíveis sintomas e visitar o seu médico.
Aqui você vê os motivos mais comuns que podem lhe dar uma pista.
Um nervo comprimido no pescoço ou nas costas
Uma posição ruim ao dormir ou uma pequena lesão ao praticar um esporte podem acabar comprimindo um nervo do pescoço ou das costas.
Apesar de não ser um problema grave poderá causar formigamento nas mãos e nos pés. Você sentirá que seus ombros ficam dormentes ou doloridos ao ficar em certas posições.
É importante tratar este problema a tempo porque ignorá-lo pode levar a uma condição similar à artrite.
Embora existam certos medicamentos que podem ajudar a lidar com a dor o ideal é trabalhar com fisioterapia para relaxar a área e colocar o nervo em seu devido lugar.
Algo muito importante a ser levado em conta é que você não tente resolver o problema por conta própria, através de massagens ou fazendo exercícios sem supervisão. Você pode causar problemas mais graves devido à falta de conhecimento sobre o que está fazendo.
Visite este artigo: 4 causas da dor na parte baixa das costas que você deve conhecer
Deficiência de vitamina B12
O formigamento ocorre tanto nas mãos quanto nos pés? Uma deficiência de vitamina B12 pode ser o problema. Essa deficiência causa anemia devido a problemas de desenvolvimento de células vermelhas do sangue.
Se este for o seu problema você também sentirá:
- Cansaço.
- Tontura ao se esforçar, fazer exercício ou se levantar.
- Palidez na pele.
- Incapacidade de se concentrar.
- Problemas para respirar.
- Depressão.
Analise a sua dieta e comece a fazer as mudanças necessárias. A primeira é consumir alimentos ricos em vitamina B12, como:
- Carne de aves
- Carne bovina
- Mariscos
- Iogurte
- Ovos
- Produtos lácteos
- Cordeiro
- Fígado
- Atum
- Truta
Esta deficiência é muito comum em pessoas que adotam um estilo de vida vegetariano ou vegano de maneira muito radical.
É o seu caso? Você mudou a sua dieta de um dia para outro e agora sente este formigamento nas mãos e nos pés? Neste caso inclua:
- Cereais (e também barras de cereais)
- Tofu
- Soja e derivados
- Lactose em pó
Síndrome do túnel do carpo
Você passa muito tempo escrevendo em seu smartphone ou digitando em seu computador? Estes movimentos repetitivos e estas vibrações podem causar uma compressão do nervo do pulso, causando a síndrome do túnel do carpo e formigamento nas mãos.
O que você pode fazer é:
- Descansar a mão. Realize pequenos descansos a cada 30 minutos ou a cada hora. Neste descanso, mude as mãos de posição, gire-as, abra-as e feche-as.
Se for possível, aproveite para fazer alguns exercícios de estiramento com os ombros para relaxar toda a área.
- Certifique-se de que a sua posição esteja correta. Se você trabalha em uma mesa de escritório deve certificar-se de que coloca as mãos da forma correta. Você conseguirá isso com uma mesa de trabalho que não seja muito alta ou muito baixa e com a cadeira adequada.
Diabetes
Se você tiver diabetes, pré-diabetes ou resistência à insulina é importante prestar atenção aos níveis altos de glicose no sangue. A razão é que a glicose no sangue é tóxica para os nervos e provoca formigamento nas mãos e nos pés.
Esta toxicidade resulta em neuropatia diabética quando não é tratada a tempo e a glicose no sangue continua a aumentar ou não é controlada.
Caso você seja diabético, nós recomendamos que:
- Realize o exame A1C (hemoglobina glicosilada) de forma periódica que lhe indicará seu nível real de glicose no sangue dos últimos três meses.
- Tenha um controle rigoroso de sua diabetes para evitar picos de glicose.
- Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada.
- Realize exercícios para manter o bom funcionamento dos músculos.
Hipotireoidismo
Um mau funcionamento da tireoide provoca formigamento, cansaço excessivo, sensibilidade ao frio, ganho de peso, pele seca e perda de cabelo.
Você notou todos estes sintomas nos últimos meses? Se assim for, deve ir ao seu médico o mais rápido possível, porque o problema piorará se você não seguir o tratamento correto.
O seu médico lhe pedirá um exame de sangue para verificar o estado da sua tireoide. Nós recomendamos que você siga o tratamento indicado ao pé da letra para evitar complicações futuras.
Leia também: Deliciosa bebida natural para regular a glândula tireoide
Esclerose múltipla
A esclerose ocorre em mais mulheres do que homens, entre os 20 e 40 anos. É um problema que ainda possui causa desconhecida. Os sintomas mais comuns, além do formigamento nas mãos e nos pés, são:
- Problemas de equilíbrio.
- Entorpecimento
- Dificuldade para mover pernas e braços.
- Visão
- Sensação de coceira.
- Problemas de concentração.
Quando o formigamento nas mãos e nos pés estiver relacionado com a esclerose múltipla deve-se trabalhar em conjunto com o médico. Isso ocorre porque são vários os órgãos afetados e não se pode melhorar apenas um sintoma sem levar em conta o resto.
Agora que você já conhece as causas do formigamento nas mãos e pés, é hora de analisar se o seu problema é algo muito específico ou se ele está alertando sobre algo que não vai bem com sua saúde.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Romero, M. (1998). Artritis reumatoide. Guias Clínicas. https://doi.org/10.1016/B978-84-458-1911-1.50048-8
- Ghislaine Morizon, D. L., & Aspillaga, M. H. (1977). Los dermatoglifos. Revista Chilena de Pediatria. https://doi.org/10.4067/S0370-41061977000400003
- Sporer, S. L., & Schwandt, B. (2007). Moderators of nonverbal indicators of deception: A meta-analytic synthesis. Psychology, Public Policy, and Law. https://doi.org/10.1037/1076-8971.13.1.1
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.