Por que os japoneses vivem mais?

Por que os japoneses vivem mais? Neste artigo revelamos como podemos seguir seus ensinamentos para tornar nossa vida mais saudável.

Já quase não nos surpreendemos ao ler ou ver uma notícia de que um asiático passou por outro recorde de idade e seu bolo de aniversário tem mais de 100 velas.

Se quisermos saber como eles fazem, neste artigo, revelamos por que os japoneses vivem mais e como podemos seguir seus ensinamentos para que nossa vida seja mais longa e saudável.

Os japoneses vivem mais por seu estilo de vida

Em terras japonesas (mais precisamente na Ilha de Okinawa) moram as mulheres mais velhas do mundo. A taxa de obesidade é a oitava parte que nos países industrializados, como os Estados Unidos, e as doenças cardiovasculares são uma raridade.

A expectativa de vida dos japoneses é de 92 anos, mas muitos a superam. E o que é melhor de tudo, gozando de boa saúde. Embora uma das razões para este registro seja a genética, a verdade é que os hábitos cotidianos tomam boa parte dos “créditos”.

Se não fomos abençoados pelos genes de ferro asiáticos, não precisamos nos preocupar com isso, pois é possível liderar um modo de vida semelhante e aproveitar seus benefícios.

Por que os japoneses vivem mais

Você sabia que, em média, os japoneses vão ao médico uma vez por mês?Isso não significa que eles sejam hipocondríacos ou que eles amem os exames clínicos, mas eles estão muito preocupados com sua saúde e eles confiam em tratamentos preventivos. Este é apenas um dos hábitos dos japoneses para viver mais tempo. Os outros são:

1. Têm uma dieta “quase” vegetariana

Uma dieta equilibrada é uma das razões pela qual os japoneses vivem mais

As pessoas mais velhas que vivem nas aldeias do Japão (não tanto nas cidades) baseiam sua dieta em frutas, vegetais e cereais. Ocasionalmente, eles adicionam alguns peixes, e a carne vermelha só é reservada para ocasiões especiais.

O almoço típico é rico em nutrientes e baixo em calorias: vegetais salteados com tofu, batata doce e molho de soja.

Por outro lado, não consumem tantos produtos lácteos como nos acostumamos no mundo ocidental. Eles adicionam arroz integral a muitos de seus pratos (e é uma ótima fonte de proteína) e as algas marinhas agregam sabor às suas refeições.

Quanto às bebidas, o chá verde faz parte do seu dia a dia. Os japoneses bebem várias xícaras desta infusão entre a manhã e a noite (assim como em outros países acontece com o café). Este chá é rico em antioxidantes e é bom para o sistema digestivo.

2. Caminhar

Eles também tendem a andar muito de bicicleta tanto nas cidades como nas aldeias. No Japão, os carros são considerados objetos de luxo e até mesmo uma perda de tempo devido ao grande número de habitantes. Nos meios de transporte, como o metro ou o trem, muitos passageiros podem ser vistos com suas bicicletas.

Além disso, quando eles têm que fazer certas coisas, ir ao médico ou à escola, optam para andar em vez de usar seu próprio veículo. Há muitos benefícios nesse hábito, especialmente em relação à saúde cardiovascular. Caminhar previne ataques cardíacos e também melhora o sistema respiratório.

Leia também: Todos os dias, eu me esqueço um pouco mais

3. Aproveitam o ar livre

Respirar as fresco é uma das razões pela qual os japoneses vivem mais

Não importa quanto espaço ou tempo você disponha quando cumpre suas obrigações… Você sempre vê japoneses cuidando de suas plantas e flores. Os jardins podem ser pequenos, mas eles são muito bem cuidados. Há mesmo aqueles que cultivam espécies aromáticas ou legumes pequenos na sua varanda.

Por outro lado, é normal que nos dias agradáveis ​​da primavera (quando as cerejeiras estão em flor) ou no verão, os japoneses pratiquem exercícios nos muitos parques públicos das cidades.

Eles gostam de passar horas ao ar livre, talvez, porque suas casas são pequenas ou porque podem tirar proveito dos raios do sol. Precisamente o último é bom para absorver vitamina D e assimilar cálcio.

Portanto, é fácil entender que os japoneses são pessoas muito ativas, mesmo depois de se aposentarem. Eles podem fazer muitas atividades e, a idade não é um impedimento para apreciá-las ou realizá-las.

4. Eles passam muito tempo com a família

Entre os hábitos para viver mais, devemos também nomear aqueles que têm benefícios para o espírito, a alma ou o sistema nervoso. A família é a coisa mais importante para eles e quando uma pessoa é mais velha, o filho maior cuida deles.

Os avós passam várias horas por dia com seus netos, pois os idosos são considerados uma grande fonte de conhecimento e experiência. Sem dúvida, é uma grande motivação, pois eles podem se sentir úteis, querem fazer coisas de casa ou ensinar algo às crianças.

5. Eles não vivem tão acelerados

Um bom descanso é uma das razões pela qual os japoneses vivem mais

Claro, nas grandes cidades do Japão isso nem sempre se aplica. Aqueles que vivem e trabalham na metrópole seguem um ritmo mais acelerado. No entanto, eles também tomam um tempo para a meditação ou a prática de técnicas relaxantes, como Tai Chi.

É normal ver as pessoas nas praças fazendo esse tipo de “dança” rítmica e calma que os traz de volta ao contato com suas raízes e lhes permite esquecer o estresse.

Estas são algumas das razões pelas quais os japoneses vivem mais e podemos praticá-las, não importa onde morarmos.

Recomendados para você