Por que meu namorado não quer se casar comigo?
Escrito e verificado por a filósofa Isbelia Esther Farías López
Apaixonar-se é uma das emoções mais bonitas que alguém pode experimentar. Na verdade, a felicidade de estar com a pessoa que você ama aumenta quando, quando chega a hora, seu parceiro quer se casar com você.
Mas o que acontece quando isso não acontece? Quando, por mais que você espere, a tão esperada pergunta não chega? Milhares de dúvidas e medos podem se acumular em sua cabeça.
Você deve ter algo em mente: o fato de você querer estabelecer uma vida de casado não significa que seu parceiro queira o mesmo. O outro pode amá-lo de com o coração, mas vários fatores a serem levados em consideração o influenciam.
Vamos ver mais sobre isso abaixo.
Por que meu namorado não quer se casar? Ele não me ama?
Em primeiro lugar, é importante que você saiba que só porque seu namorado não quer se casar não significa que ele não te ame. Costuma-se dizer que os homens têm maior resistência ao compromisso do que as mulheres, mas isso não é verdade.
Atualmente, há muitas mulheres que não querem se comprometer. As relações evoluem e, com elas, as necessidades de cada um. Você não deve se comparar com outros casais ou basear uma proposta em uma demonstração de amor.
Mas como você pode saber que ele não quer se casar com você? Alguns dos sinais são os seguintes:
- Evita falar sobre o assunto: sempre que você tenta trazer o assunto à tona na conversa ele esquiva essa conversa e começa a falar sobre outra coisa.
- Ele não faz planos para o futuro: nunca fala sobre sua vida de casal e não faz planos para o futuro.
- Ele não toma uma decisão: não termina de se posicionar sobre o assunto quando o assunto vem à tona.
- Evita falar em casal: nunca usa “nós” nas conversas.
As causas mais prováveis
A razão pela qual um homem pode não querer se casar nem sempre tem a ver com o fato de ele levar ou não o relacionamento a sério. Na verdade, existem outros fatores que podem estar influenciando:
- O casamento não significa nada para ele. Muitas pessoas não se sentem representadas por um papel assinado ou por uma instituição. A ideia pode simplesmente ir contra seus princípios.
- Considera que ele ainda tem metas a alcançar. Nesse caso, a ideia de compromisso pode aparecer na sua mente, mas mais tarde.
- Medo de compromisso ou perda de liberdade e independência.
- Ele acredita que não tem recursos materiais e financeiros suficientes para assumir a responsabilidade de constituir família.
- Experiências passadas traumáticas: pais divorciados ou um casamento fracassado.
- Ele não está mais apaixonado. Nesses casos, é provável que ele não apenas não queira se casar, mas que queira deixar o relacionamento e ele não consiga. Então, o melhor para sua dignidade e autoestima, se descobrir isso, seria acabar com a esse relacionamento.
Leia também: A convivência em casal
O que devo fazer?
Aprenda a ser paciente na difícil situação de descobrir por que seu parceiro tem medo do casamento. Algumas chaves que podem ajudá-lo são estas:
- Fale sobre o assunto (sempre com respeito e calma). Deixe-o saber o que você quer, quais são seus planos e suas expectativas em relação ao casamento.
- Não o sobrecarregue nem o force a se casar. Essa é uma das decisões mais importantes que existem e não pode ser tomada de ânimo leve ou sob pressão. Da mesma forma, certamente você tem autoestima suficiente para saber que não deve implorar ou chantagear ninguém para concordar em estar com você.
- Explique que casar não estraga o relacionamento, mas consagra o amor do casal. Ele pode ter a imagem errada do que o casamento significa. Lembre-o de que casar não significa perder a identidade ou abrir mão de seu espaço vital.
- Se houver uma fobia de compromisso devido a más experiências passadas (românticas ou não), seria importante consultar um profissional sobre isso.
Pode te interessar: 8 passos para reinventar a relação do casal
Lembre-se do mais importante: a comunicação
Converse com seu parceiro se tiver alguma dúvida. Não tome as coisas como garantidas, nem invente histórias que só acontecem na sua cabeça. Se vocês estão juntos e têm um relacionamento estável, a confiança deve prevalecer.
Explique seus medos e proponha falar sobre os deles. Assim, você poderá entender o que está acontecendo e até começar a ver o comportamento dele com outros olhos. Lembre-se que, acima de tudo, vocês são amigos e devem se apoiar como tal.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- PETRAKIS, H. M. (2018). Courtship. In Song of My Life (pp. 48–61). University of South Carolina Press. https://doi.org/10.2307/j.ctv6wgbzz.8
- Hernández, T. (2012). Arroz con leche… ¿Me quiero casar? Revista Sociedad y Equidad, 0(3). https://doi.org/10.5354/0718-9990.2012.18085
- Ferrer-Pérez, V. A., Bosc, & Navarro Guzmán, C. (2010). Los mitos románticos en España. Boletín de Psicología, (99), 7–31.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.