Por que as crianças devem visitar o oftalmologista?

23 de outubro de 2019
Assim como é importante ir ao pediatra pelo menos uma vez no ano, as crianças devem visitar o oftalmologista com a mesma frequência para cuidar da saúde ocular.

A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Desde cedo, as pessoas podem apresentar problemas na vista. Por isso, as crianças devem visitar o oftalmologista. Ao fazê-lo, poderão evitar ou reduzir doenças como a miopia e o astigmatismo.

A partir dos 6 anos, os olhos das crianças alcançam um nível de maturidade ótimo. Ao chegar nesta etapa, é necessário ter a primeira visitar ao oftalmologista. Dessa forma, será possível captar qualquer problema precocemente e, assim, será mais simples o tratamento.

A revisão médica é fundamental para qualquer pessoa, inclusive as crianças. Portanto, elas devem visitar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano. Dessa maneira, poderá cuidar da saúde de seu filho desde cedo, para evitar graves consequências quando adulto.

Razões pelas quais as crianças devem visitar o oftalmologista

A saúde deve ser a primeira prioridade da pessoa. Por isso, é bom ter um documento para cada revisão médica que é feita no oftalmologista, para assim ter um controle. Para o médico isso seria o ideal, já que assim poderá ter um histórico da visão da criança e seu estado atual.

As crianças devem visitar o oftalmologista regularmente. Além disso, lembre que os olhos devem ter um cuidado especial e, caso tenha um controle anual, poderá manter uma visão quase perfeita.

1. Revisões habituais de prevenção

Menno fazendo teste no oftalmologista

Como indicamos anteriormente, as crianças devem ir ao oftalmologista pelo menos uma vez no ano para fazer a revisão. Assim poderão prevenir doenças como a hipermetropia, as cataratas, a conjuntivite e o glaucoma. Para prevenir qualquer problema de visão, é importante que esteja atento aos incômodos que seu pequeno sente. Alguns deles podem ser dores de cabeça ou a perda de atenção por causa de um mal-estar visual.

Leia também este artigo: Problemas de visão em crianças pequenas

2. Controlar doenças

Para um correto controle das doenças do olho, o melhor é:

  • Realizar um exame oftalmológico completo com dilatação pelo menos uma vez no ano.
  • Controlar o nível de açúcar no sangue.
  • Manter o colesterol e a pressão arterial em níveis saudáveis.
  • Evitar expor as crianças à fumaça do cigarro.
  • Por fim, fazer exercício.

Seguindo estes passos, seu filho poderá manter bons níveis de visão, assim como de saúde. Ao mudar maus hábitos por bons, o corpo agradece e responderá da melhor forma.

3. Revisar problemas na visão

É comum sentir alguns incômodos na vista, ainda mais com o constante uso de tecnologias. Se seu filho está acostumado a usar aparelhos eletrônicos em excesso, isso pode produzir alguns incômodos, como pontos pretos ou visão borrada.

Nestes casos, o melhor é levá-lo ao oftalmologista. Dessa maneira, poderá obter como solução o uso de lentes na hora de usar computadores ou smartphones. Essas funcionarão como protetores da visão, como um escudo para os olhos!

4. Necessitar de lentes

Menina experimentando óculos

A solução mais prática para controlar qualquer incômodo da visão é o uso de lentes. Estes protetores ajudam a nivelar os sintomas que possam ser causados por doenças de vista. Para as crianças, existem diferentes modelos e cores de óculos. Se seu filho gosta de tons chamativos, pode buscar um que misture estas cores. Seu pequeno será o mais autêntico!

Sinais que indicam que seu filho precisa visitar o oftalmologista

Quando uma criança tropeça, pode ser por uma pedra, um buraco no chão ou por ter os cadarços desamarrados. No entanto, quando as quedas se tornam habituais, podem ser causadas por problemas de visão. Se está notando isso em seu filho, o melhor é perguntá-lo se tem algum incômodo na visão e levá-lo direto ao oftalmologista.

Além disso, as crianças devem visitar o oftalmologista se não reconhecem objetos à distância. Este é um problema comum e inicial de qualquer afecção da vista. Se tratado com tempo, poderá ser nivelado e melhorar com o passar dos anos.

1. Dor de cabeça frequente

Manifestam-se dores de cabeça entre os olhos e têmpora, é possível que seja por um mal-estar visual. Isso pode ser sanado em curto prazo com algum medicamento. No entanto, se for sinal de uma afecção, esta não parará até ser tratado por um especialista.

Descubra: Óculos de sol para crianças: conselhos

2. Visão borrada

A visão borrada pode surgir por diferentes motivos. Alguns são:

  • Estresse e fadiga
  • Pressão arterial alta
  • Infecção, inflamação ou lesão
  • Enxaquecas

3. Manchas na pupila

As manchas brancas na pupila podem sim ser sinais para levar a criança ao oftalmologista imediatamente. Este sintoma representa a presença de alguma doença no olho que, quanto antes for tratada, mais sucesso terá seu tratamento.

Conclusão

Menino com óculos no computador

Sempre é importante estar em dia com as revisões médicas. Lembre que não é só o oftalmologista que está na lista para cuidar da saúde, como também estão o pediatra, o clínico geral, o dentista, entre outros.

Além disso, é bom que, como pais, ensinem aos filhos a importância de ir ao médico. Para seu filho, é possível que não seja de muito agrado a visita ao médico, mas sim o prêmio que você pode dar por ir e por resguardar seu bem-estar.