Poinsétia: saiba como cuidar desta planta maravilhosa

A poinsétia requer cuidados especiais. É sensível ao ar extremamente frio e seco, descubra algumas dicas!
Poinsétia: saiba como cuidar desta planta maravilhosa

Última atualização: 01 julho, 2022

A poinsétia ou manhã de páscoa é nativa do México e da América Central. Tornou-se há vários anos uma planta de Natal que requer cuidados específicos.

A poinsétia é comumente vista em vermelho, mas também existem rosas e brancas. Nós dizemos-lhe tudo o que você precisa saber sobre seus cuidados.

10 erros que você comete ao cuidar de sua planta poinsétia

Se a poinsétia não receber cuidados razoáveis, perderá suas folhas a ponto de ficar desprovida delas. Quando isso acontece, é sinal de que a poinsétia está sob estresse.

Começa por amarelar as folhas inferiores até cair; isso continua gradualmente para as folhas superiores se a causa do estresse não for eliminada. Para evitar que isso aconteça, é importante que você conheça as causas e como remediá-las.

1. Você não fornece a água necessária

Você pode observar sua poinsétia em mau estado, as flores quanto as folhas ficam penduradas. Esta é a primeira indicação de que algo está errado.

Toque o solo no vaso e se estiver seco, você pode ter encontrado o problema: falta de rega. Às vezes, quando as plantas são recém compradas, é comum que elas cheguem com falta de água.

Como remediar isso? A planta precisa de uma rega profunda se você quiser salvá-la. No entanto, sua aparência não será a melhor por um tempo.

Durante a falta de água, as raízes da poinsétia sofreram e não serão capazes de absorver a água de forma eficaz. Portanto, recomenda-se submergir o vaso por 15 a 20 minutos após uma rega geral.

2. Você a deixou exposta ao frio extremo

Na temporada de férias, quando as poinsétias costumam ser compradas, faz frio em alguns países. E apesar do que você pode acreditar, você deve cuidar da planta em temperaturas abaixo de 10 graus Celsius. Caso contrário, você corre o risco de queda de folhas.

Não a exponha a correntes de ar geladas quando ela estiver em casa. Localize-a em um canto onde receba luz solar, mas não direta.

Flor de Páscoa.
A poinsétia é um clássico enfeite de jardim em dezembro, quando as vendas dessa planta aumentam.

3. Você o deixa por muito tempo embrulhada

Às vezes, quando compramos essa planta, elas chegam embrulhadas em papel transparente. A desvantagem disso é que a poinsétia secreta um veneno conhecido como etileno, que não causa danos quando a planta está ao ar livre.

Mas se continuar envolta, a concentração de etileno aumenta e acaba prejudicando a própria planta. O que acontece é que suas folhas e folhagens começam a cair. Como evitá-lo? Assim que chegar em casa, retire-a da embalagem.

4. Exposição ao monóxido de carbono

Atenção! Se sua poinsétia começar a perder folhas e brácteas exponencialmente depois que você chegar em casa, o nível de monóxido de carbono no local pode estar muito alto. Essas plantas, como os canários, podem perceber um vazamento de gás.

Se você observar o que está descrito, poderá verificar os níveis de monóxido de carbono no local com a ajuda de um detector especial para esse fim.

5. O ar está muito seco

Sim, a poinsétia pode tolerar o ar seco, mas apenas se não for excessivo ou prolongado. Quando o ar fica muito seco, abaixo de 30% de umidade, é inevitável que as folhas da poinsétia caiam. Não sem primeiro ficar marrom nas pontas e nas bordas.

Como saber se o ar está seco? Depois de regar sua planta, veja se o solo seca muito rápido, em 2-3 dias. Para aliviar essa situação, você pode usar um umidificador, que aumenta a umidade do quarto. Ou você pode colocar a planta em uma bandeja de umidificação.

6. Você a rega demais

Nada em excesso é bom; incluindo irrigação. A água deve ser fornecida em sua justa medida para a poinsétia. Esta planta reage da mesma forma se você regar muito ou pouco.

O que acontece é que com um solo úmido por longos períodos, as raízes apodrecem e não recebem oxigênio.

7. Faz muito frio ou muito calor

O calor excessivo prejudica sua poinsétia. A temperatura ideal para ela varia entre 15 e 24 graus Celsius.

Lembre-se de que temperaturas extremas farão com que a poinsétia perca suas folhas. O que você deve fazer? Mova-a para uma sala mais fria ou mais quente, dependendo da situação.

8. Você não fornece luz suficiente

A poinsétia pode passar várias semanas na sombra, mas quando esse período se estende a meses, os problemas começam a ser percebidos. Na ausência de luz solar perde sua folhagem inferior.

9. Ela tem pragas

Cuidado com os insetos. Especialmente moscas brancas. Elas são atraídas por poinsétias e tornam a folhagem amarela até cair.

A aranha vermelha (ácaro) e a cochonilha são outras variedades que estão presentes e produzem os mesmos efeitos que a mosca branca. Dito isto, antes de comprá-la, você deve dar uma olhada nas folhas, galhos e solo.

Para acabar com as pragas, dê um banho com sabão de coco e alho.

10. Você não remove as folhas velhas

A queda de folhas é normal para a maioria das plantas, incluindo poinsétias. Quando suas folhas e folhagens estão velhas, elas caem naturalmente. O que você deve fazer? Retire as folhas velhas.

Flor de poinsétia.
O cuidado básico para qualquer planta também se aplica à poinsétia. Fique atento às pragas e não exagere na rega.

Para uma poinsétia cheia de vida, cuide do nível de umidade

As poinsétias devem ser regadas semanalmente se o tempo estiver frio, mas se estiver quente, regar a cada 3-4 dias é bom. Para ter certeza, é recomendado verificar a umidade do solo a cada 3 dias. Insira o dedo indicador no chão até chegar à segunda articulação; este será o seu indicador de rega.

Se o solo estiver seco, você deve regar a planta; mas se estiver molhado, espere pelo menos mais 2 ou 3 dias. Lembre-se que as condições ambientais mudam continuamente e esses fatores são determinantes.

Pode interessar a você...
9 dicas para cuidar da planta lírio-da-paz
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
9 dicas para cuidar da planta lírio-da-paz

A planta lírio-da-paz é típica das florestas tropicais, embora também se adaptem a viver dentro de casa. Ensinamos a cuidar dele.