Plantas medicinais para a hipertensão

6 de dezembro de 2018
É muito importante reduzir o consumo de alimentos que desencadeiam a hipertensão, como o sal e o álcool. Faça atividade física e corte o tabaco.

A hipertensão é uma doença que consiste na elevação da pressão acima do limite normal, o qual pode ser calculado em 140/90 em adultos. É um problema mais comum na medida em que a idade avança.

É uma das doenças mais silenciosas que se pode sofrer, de modo que a prevenção é um fator muito importante, pois ela pode afetar o cérebro, o coração, os rins, entre outros órgãos. Inclusive, também pode aumentar o risco de sofrermos um derrame cerebral.

Apesar de não se encontrar uma causa específica para a hipertensão, foram estabelecidos fatores que poderiam ser possíveis impulsionadores, como o consumo excessivo de sal, álcool, tabaco e uma vida sedentária.

Qualquer pessoa que estiver predisposta a ter esta doença, torna-se indispensável a realização de alguns exames de rotina.

No caso de surgir problemas de hipertensão, será possível cumprir com as recomendações médicas e as combinar com uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios e o consumo de alguns produtos naturais que mostraremos em seguida.

Visco para a hipertensão

O visco conta com um efeito diurético, fortalece o coração e reduz o colesterol no sangue, já que atua como vasodilatador.

  • Coloque para cozinhar 5 g de visco durante 15 minutos e consuma uma colher.
  • Coloque para ferver durante 3 minutos, 15 folhinhas de visco em 1/2 litro de água e tome 2 xícaras por dia, durante 5 a 7 dias.

Lavanda

lavanda-3 - Cópia

Com 10 gotas de óleo de lavanda e um pano, você pode controlar os casos de hipertensão que se manifestam de forma inesperada.

Este remédio é proveniente da aromoterapia e possui mais benefícios como a reconstituição celular, já que serve para tratar rugas, cicatrizes e estrias.

Leia também: O óleo essencial de lavanda, uma maravilha para a pele e para a casa

Mil em rama

Foi comprovado que esta planta reduz a pressão arterial e ajuda a intensificar os medicamentos para tratar a hipertensão.

Você pode preparar uma infusão com as flores da planta para um copo de água; não tem problema se tomá-la várias vezes ao dia.

Esta planta serve também para os cuidados do aparelho digestivo, circulatório, menopausa e depressão.

Folhas de manga

As folhas de manga preparadas em infusão são ideais para as infecções urinárias. São ricas em ácido gálico, que serve para combater a bronquite e conta com a capacidade de baixar a hipertensão.

Descubra: Manga contra a prisão de ventre: benefícios e formas de prepará-la

Deixe duas folhas semi secas cortadas em pequenos pedaços em 1 litro de água exposto no sol durante 14 horas. Beba duas vezes por dia, durante 3 dias. Consuma alternando as semanas.

Espinheiro-branco

Esta planta é regularizadora do ritmo cardíaco e, ao mesmo tempo, dilata as artérias coronárias melhorando o funcionamento do coração e normalizando a pressão. Igualmente serve para a ansiedade, a taquicardia e a diminuição do colesterol.

Prepare uma infusão de espinheiro-branco usando uma xícara de água fervente para duas colheres da planta. Beba de 2 a 3 xícaras por dia.

Oliveira

Olivo-Angel-rodriguez

O extrato das folhas verdes de oliva é muito eficaz para o tratamento da hipertensão. Seu consumo tem a mesma efetividade dos medicamentos comumente receitados, e mais, também reduz os níveis de triglicerídeos no plasma sanguíneo. 

Ferva uma colher das folhas para uma xícara de água durante dez minutos. Beba em jejum e de preferência logo depois de acordar.

  • Mortensen, R. M. (2014). Hypertension. In Pathobiology of Human Disease: A Dynamic Encyclopedia of Disease Mechanisms. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-386456-7.05503-9
  • Appel, L. J., Brands, M. W., Daniels, S. R., Karanja, N., Elmer, P. J., & Sacks, F. M. (2006). Dietary approaches to prevent and treat hypertension: A scientific statement from the American Heart Association. Hypertension. https://doi.org/10.1161/01.HYP.0000202568.01167.B6