Piso de madeira em casa: vantagens e desvantagens

A escolha do piso da casa é crucial devido ao trabalho e posterior manutenção que ele pode exigir. A seguir, descubra as vantagens e desvantagens de uma das opções preferidas: o piso de madeira.
Piso de madeira em casa: vantagens e desvantagens

Última atualização: 12 Maio, 2021

Há os que adoram e os que odeiam o piso de madeira. Por um lado, ele proporciona elegância aos espaços, mas por outro, exige uma série de cuidados excessivos. No entanto, a melhor maneira de resolver isso é conhecer os prós e os contras para fazer uma avaliação justa.

A seguir, abordaremos os aspectos ecológicos, estéticos, de colocação, manutenção, resistência e preço, entre outros. Desta forma, a escolha ou não do piso de madeira em sua residência será feita de maneira adequada. Vamos lá!

Vantagens do piso de madeira

A madeira é um material que chama muito a atenção, pois pode ser combinada com os móveis e ressaltar a sua beleza. No entanto, existem outras vantagens que vamos descrever a seguir.

1. Isolamento térmico

Na estação fria, o piso de madeira tem um ponto a seu favor, visto que apresenta um coeficiente de isolamento térmico invejável. Desta forma, preserva o calor dentro de casa, apesar das baixas temperaturas do exterior.

2. Durabilidade

A vida útil do piso de madeira é muito longa, pois, quando tratado adequadamente, pode permanecer intacto por gerações. A sua espessura é proporcional à durabilidade que ele acaba oferecendo.

3. Hipoalergênico

Os pisos de madeira não geram alergias devido ao fato de que a poeira, o pólen e diversos agentes não se aderem a ele. Assim, elimina-se a causa de muitos problemas nasais. Como este tipo de piso não absorve os componentes da sujeira, a limpeza total de cada área fica mais fácil.

O piso de madeira reduz os agentes alergênicos
O piso de madeira reduz a possibilidade de aparecimento de alergias nasais associadas ao pó.

4. Pureza do ar

A qualidade do ar nas casas com piso de madeira é melhor, o que promove efeitos marcantes a nível psicológico e fisiológico quando se está em algum estágio de recuperação.

5. Estética

O piso de madeira realça e valoriza esteticamente qualquer ambiente. Além disso, os enfeites e objetos presentes no mesmo ambiente se destacam e ganham beleza. Por outro lado, a grande variedade de designs e acabamentos o tornam incomparável.

Desvantagens do piso de madeira

O lado negativo do piso de madeira também deve ser analisado, a fim de determinar a sua viabilidade para qualquer moradia. Para mostrar os dois lados deste material, reunimos as principais desvantagens para que você mesmo tire as suas conclusões.

1. Colocação

Na hora de colocá-lo, é necessário seguir todas as etapas de forma milimetrada, pois um erro pode causar diversos problemas em termos de duração do piso de madeira ao longo dos anos. Portanto, é melhor procurar especialistas na área que garantam um acabamento ideal.

2. Manutenção cuidadosa

O tratamento que o piso de madeira deve receber é muito maior do que o restante dos materiais. A razão é que ele pode ser afetado pela umidade, excesso de sol e arranhões pelo contato com outros objetos. Por isso, seu cuidado exige dedicação periódica.

3. A cor muda ao longo do tempo

A uniformidade da cor do piso de madeira pode ser prejudicada com o tempo. Isso ocorre se uma área está mais exposta ao sol do que outra, gerando uma distorção que prejudica a estética.

4. Preço

O preço é uma das maiores limitações na escolha da madeira, pois o valor médio supera as demais opções disponíveis no mercado. Apesar disso, existem diferentes tipos de escolha, ampliando assim a gama de custos. Os especialistas, sem dúvida, preferem ver isso como um investimento de longo prazo.

5. Ruído

A madeira não tem os melhores índices de isolamento acústico, por isso o ruído costuma se espalhar de forma indesejada. No entanto, é possível solucionar o problema com uma camada extra de isolamento, embora ela represente uma despesa ainda maior.

A madeira dá um toque aconchegante
As crianças podem arranhar e maltratar o piso de madeira, portanto, isso deve ser considerado ao escolhê-lo.

Benefícios ecológicos do piso de madeira

Embora o corte de árvores esteja associado a uma ação destrutiva, a verdade é que a regulamentação obriga as empresas a repor um número maior em relação ao que é extraído da floresta. Por sua vez, o gasto de energia para processar a madeira é muito inferior ao de outros materiais, como concreto ou plástico.

Por outro lado, os pisos de madeira, por meio de um efeito denominado sumidouros de carbono, reduzem o dióxido de carbono presente no ar, o que minimiza o efeito estufa. Além disso, os cortes ou restos que, por um motivo ou outro, acabam sendo descartados podem ser reciclados para uma nova finalidade.

A escolha do piso de madeira não deve ser apressada

O piso de madeira é uma excelente opção para quem deseja fazer um grande investimento, fazer manutenções dentro dos prazos estabelecidos e tomar os cuidados necessários para que não seja afetado pela umidade ou penetração do sol.

Depois de conhecer as vantagens e desvantagens, o próximo passo é fazer um estudo do espaço onde pretende colocar o piso e estimar a sua viabilidade de acordo com a exposição que terá.

Em suma, a escolha do piso da sua casa deve ser feita cuidadosamente, pois ele pode durar uma vida inteira. Portanto, a recomendação mais importante é estar bem seguro antes de dar a sua aprovação final.

Pode interessar a você...
4 formas de encerar seu piso de madeira
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
4 formas de encerar seu piso de madeira

Encerar o piso de madeira é uma das tarefas de casa que mais levam tempo, no entanto, hoje em dia podemos ter acesso a vários métodos para deixá-lo brilhante sem muita dificuldade. Conheça 4 formas a seguir.