Pílula do dia seguinte: saiba tudo aqui

Apresentaremos aqui as principais características da pílula do dia seguinte, método preventivo específico e atual na saúde pública.
Pílula do dia seguinte: saiba tudo aqui

Última atualização: 21 Fevereiro, 2021

A pílula do dia seguinte se tornou popular com o tempo, embora nem todos conheçam detalhadamente suas principais características. Todos os dias, em algum lugar do mundo, uma mulher toma uma dessas pílulas para evitar uma gravidez indesejada.

Portanto, informaremos quais são as principais características desse medicamento. Esperamos que este breve espaço informativo seja útil para você.

Chaves da pílula do dia seguinte

Chaves

  • É um método de emergência. Só deve ser utilizado nas situações em que algum acidente pegou o casal de surpresa. Se a mulher esqueceu um dia da pílula ou a camisinha estourou, este é o momento indicado.
  • Não é de uso permanente. Não substitui outros métodos de prevenção, é para uso eventual. Utilizá-la com muita frequência pode gerar outros problemas de saúde na mulher.
  • Sua efetividade se reduz com as horas. Se você toma a pílula do dia seguinte dentro das 24 horas posteriores ao coito, a eficácia é de 95%. A mesma se reduz para 60% quando passam 72 horas.
  • Não previne doenças sexualmente transmissíveisSua função é unicamente preventiva da gravidez indesejada.
  • Sua ingestão é posterior ao coito. Utiliza-se somente depois de ter ocorrido um fato não previsto onde existe risco de gravidez. Não é eficaz se a ingestão ocorrer antes de ter relações sexuais.
  • Continuar com o método tradicional. Durante o resto do mês até o próximo ciclo, a mulher deve continuar com seu método escolhido para se cuidar. Tomar a pílula não significa que ela deve abandonar outros contraceptivos.

Funcionamento da pílula do dia seguinte

A pílula está disponível em embalagens de uma ou duas doses, tomadas a cada 12 horas. O que isso faz é inibir a fertilização. Se a mulher estiver no primeiro estágio do ciclo menstrual, ela inibe a ovulação. Por outro lado, se o óvulo já tiver sido liberado, funciona como uma barreira para que não alcance o útero e encontre o esperma.

Tem efeitos abortivos?

No caso de uma gravidez anterior, a pílula do dia seguinte não causa aborto. Portanto, o seguinte artigo publicado pelo Serviço de Saúde Pública do México admite que a ideia de que seja abortivo está errada.

Nessa linha, o feto não é afetado se a fertilização ocorrer com a ingestão da pílula do dia seguinte. Não há riscos de malformações ou outros defeitos no desenvolvimento do bebê. Na verdade, é mais uma das falsas concepções que circulam em torno da pílula.

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

Embora tenha efeitos colaterais leves em comparação a outros medicamentos que foram usados ​​antes da sua criação, pode causar náuseas e vômitos.

Se os sintomas forem abundantes poucas horas após a ingestão, consulte um profissional. Ele pode sugerir uma nova dose para garantir a prevenção.

Por outro lado, embora sejam muito pequenos os casos em que é aconselhável não usar a pílula do dia seguinte como anticoncepcional de emergência, ela é contraindicada para mulheres com doenças hepáticas graves.

Também não é aconselhável consumi-la por pessoas que sofrem de deficiências cardiovasculares ou histórico de câncer. Nesse sentido, a Fundação Espanhola do Coração alerta que seu uso regular causa danos ao coração.

Mulher se sentindo mal em sua cama

O uso correto 

A Dra. Judith Merlo Toro admite que a Organização Mundial da Saúde autoriza e a promove para esta função. Na verdade, ela pode ser adquirida em hospitais ou farmácias sem a necessidade de receita médica.

Qualquer mulher pode precisar em algum momento de sua vida. Ou porque se esqueceu de usar os métodos preventivos ou outros descuidos aconteceram, como um relacionamento casual sem proteção. Da mesma forma, é também uma opção a considerar em casos mais graves; como no caso de estupro.

Obviamente, os farmacêuticos insistem que esta pílula não deve ser usada como anticoncepcional. Deve ser usada apenas em emergências. Nessa linha, é apropriado tomar um anticoncepcional tradicional se você deseja evitar uma gravidez não planejada.

Pode interessar a você...
Saiba mais sobre a pílula anticoncepcional
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Saiba mais sobre a pílula anticoncepcional

Você certamente já ouviu várias inverdades sobre a pílula anticoncepcional. Por exemplo: o uso da pílula está diretamente relacionado ao ganho de peso.