Picadas de abelha: os melhores tratamentos caseiros
Durante o verão e a primavera é quando passamos mais tempo ao ar livre e estamos expostos a insetos que abundam nestas épocas do ano. Se você sofrer picadas de abelha, deve conhecer seus tratamentos naturais.
Uma das mais temidas são as abelhas e também as vespas, já que são conhecidas por suas picadas dolorosas e porque uma grande maioria de pessoas são alérgicas a elas. Por sua vez, nem todos os indivíduos apresentam os mesmos sintomas ou reações às picadas de abelha.
Como saber se você é alérgico às picadas de abelha?
As picadas de abelha se refletem com um leve inchaço na área afetada e uma cor esbranquiçada ao redor. Podem manifestar mais sintomas como dor, coceira e um tanto de vermelhidão.
As pessoas alérgicas tendem a apresentar uma sintomatologia muito mais extensa e complexa. Dentro dos sintomas pode-se apresentar:
- Inflamação dos lábios, língua e garganta.
- Taquicardia.
- Vermelhidão da área.
- Náuseas.
- Vômitos.
- Diarreia.
- Problemas para respirar.
- Muitíssima coceira.
- Ansiedade.
- Pulso acelerado.
É importante destacar que os sintomas são muito variados. Dependendo da pessoa e da quantidade de abelhas que tenham picado a tal indivíduo.
Esta sintomatologia se apresenta geralmente com as picadas de duas abelhas. Porém, as pessoas atacadas por um enxame devem procurar ao centro de urgências de forma imediata, já que o veneno de abelhas pode chegar a ser letal.
Leia também: 5 picadas de insetos mais comuns e como tratá-las
O que fazer depois de uma picada de abelha?
Ao picar, a abelha insere o ferrão que contém o veneno causador das reações alérgicas e a inflamação da área, assim como sua posterior vermelhidão. Para poder tratar as picadas de abelha, deve-se seguir certos passos que ajudarão na recuperação de forma mais rápida e efetiva:
1. Retirar o ferrão
A primeira coisa que deve fazer depois de ser picado por uma abelha é retirar o ferrão de sua pele. O mais recomendável é fazê-lo com pinças, porém, pode fazê-lo com suas mãos. Deverá lavá-las rapidamente para evitar qualquer infecção. Lembre-se que isto é fundamental depois da picada.
Te recomendamos ler: 7 usos surpreendentes do mel de abelhas
2. Avalie os sintomas de reação alérgica
As picadas de abelha causam reação quase que imediata, portanto, não passará muito tempo depois para começar a notar os sintomas (se é alérgico).
Esteja atento se não possui dificuldade para respirar ou engolir ou se apresenta urticária, enjoos ou inchaço em alguma parte do corpo, principalmente no rosto. Se for assim, é necessário procurar urgentemente ao médico para que possa tratar adequadamente à picada, sem que ela se transforme em uma complicação pior.
3. Desinfete a região
Lave a picada com água e sabão neutro para evitar a entrada de qualquer sujeira ou bactéria que possa infectar a área.
4. Tome analgésicos
Se por sorte você não é alérgico, pode tomar algum analgésico como paracetamol ou ibuprofeno para aliviar a dor causada pela picada. Se não apresenta dor, pode pular esta etapa.
Remédios caseiros para as picadas de abelha
Depois de apresentar a picada e saber que está fora de perigo, agora só resta lidar com a dor e a inflamação que podem chegar a ser realmente incômodas e durar duas semanas.
Sem necessidade de fármacos pode combater estas odiosas consequências usando remédios e receitas caseiras muito efetivas:
1. Gelo
Aplique gelo sobre a área afetada com a ajuda de um tecido para evitar queimaduras. O frio aliviará a dor e também o inchaço.
2. Desodorante
O desodorante é ótimo para aliviar estes sintomas. Espalhe sobre a picada uma quantidade de desodorante e deixe-o secar.
3. Pasta de dentes
Excelente para aliviar a dor e o inchaço. Coloque uma pequena quantidade de pasta de dente na picada, espalhe e deixe secar.
4. Vinagre de maçã
Aplique algumas gotas sobre a picada para diminuir o inchaço.
5. Batata
Corte um pedaço de batata e coloque sobre a área. Deixe repousar por alguns minutos.
6. Cebola
Assim como com a batata; corte um pedaço de cebola e coloque-o sobre a área deixando-o repousar por alguns minutos.
7. Alho
Corte o alho longitudinalmente e esfregue sobre a área. Isso ajudará a aliviar a dor, o inchaço e a coceira.
8. Limão
Adicione umas gotas de limão recém espremido diretamente na picada para compensar o veneno e em dado caso, uma infecção.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.