Parmênides: quem foi, contribuições e frases

Parmênides é um dos mais renomados filósofos pré-socráticos. Suas ideias e reflexões sobre o Ser tiveram grande impacto na criação de teorias filosóficas posteriores.
Parmênides: quem foi, contribuições e frases

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 27 junho, 2023

Parmênides de Eleia foi um antigo filósofo grego considerado o pai da metafísica ocidental e fundador da escola eleática. Suas principais reflexões e ensinamentos foram extraídos de sua única obra escrita, um poema intitulado Da Natureza.

Este grande pensador defendia que o movimento, a mudança e a variedade das coisas existentes eram pura aparência. Havia apenas uma realidade eterna: Ser. Vejamos em detalhes sua filosofia e contribuições mais significativas.

Quem foi Parmênides?

Parmênides foi um filósofo grego que nasceu entre 530 aC e 515 aC na cidade de Eleia, uma colônia grega na Magna Grécia (atual sul da Itália). Muito pouco se sabe sobre a vida desse pensador, pois os registros disponíveis são relatos e histórias de seus discípulos e filósofos posteriores. Diz-se que ele nasceu em uma família rica e que eles tinham cargos na nobreza.

Assim, desde muito jovem esteve imerso na vida política e acredita-se que ocupou um cargo político em Elea. De fato, afirma-se que ele foi o responsável por estabelecer as primeiras leis da cidade.

Ao longo de sua vida, Parmênides escreveu uma única obra, um poema filosófico intitulado Da Natureza, do qual alguns fragmentos sobreviveram e a partir do qual suas contribuições e ensinamentos foram reconstruídos.

Algumas fontes afirmam que sua formação como filósofo começou com Xenófanes e depois continuou com Aminias, um pitagórico a quem ele preferia como professor. No entanto, outras referências afirmam que ele foi discípulo de Anaximandro, um dos mais influentes filósofos naturais.

filósofos gregos.
A Grécia Antiga foi o berço de vários filósofos e escolas de pensamento que marcaram o Ocidente.

Filosofia e contribuições de Parmênides

Dos trechos preservados de seu poema, foi deduzida a abordagem racional da filosofia de Parmênides. Entre suas reflexões e contribuições, destacam-se as seguintes.

Ser como algo eterno e indivisível

O fundamento central da filosofia de Parmênides é o conceito de Ser, que é eterno, imutável e indivisível. Seus argumentos de apoio são os seguintes:

  • O Ser não poderia ter sido criado, pois se assim fosse, antes de sua criação era um “não-ser”, ou seja, não existia. E se algo não existe, simplesmente não é. Portanto, o ser sempre existiu, é eterno.
  • O ser não muda nem se transforma de forma alguma, porque se ele se transforma em outra coisa, então ele não é mais, ele deixa de ser, então ele se torna um “não-ser” e isso é impossível.
  • A divisão implica a existência do vazio, isto é, do “não-ser”. Portanto, é necessário que o ser seja indivisível, uma única unidade. Para explicar essa noção, Parmênides recorre à imagem da esfera, na qual todos os espaços são feitos da mesma coisa e têm o mesmo tamanho. Assim, o Ser é concebido como algo que não pode ser separado e que é igual a si mesmo em todas as suas áreas.

Essa posição o torna o extremo oponente do pensamento de Heráclito, outro grande filósofo pré-socrático que defendia que todas as coisas no mundo estavam em constante mudança.

Formas de conhecer

Parmênides foi um dos primeiros pensadores a refletir sobre a aquisição do conhecimento. Então, para ele, existem duas maneiras:

  • O caminho da verdade ( alétheia ), que se adquire por meio da razão e trata do que realmente é. Portanto, ela nos leva ao conhecimento verdadeiro.
  • O caminho da opinião ( dóxa ), baseado nas ilusões geradas pelos sentidos e pelas opiniões dos mortais, que nos conduz a um conhecimento falso, enganoso e à aceitação do não-ser.

Para Parmênides, o caminho da verdade busca constantemente referir-se ao Ser, nomeá-lo e dar-lhe toda a importância necessária. Como seu acesso é obtido pela razão, estabelece que pensamento e realidade devem coexistir harmoniosamente, sem qualquer contradição ou objeção.

A primazia da razão

Para Parmênides, a realidade não era conhecida pelos sentidos, mas pela razão. Pois bem, quando o conhecimento depender dos sentidos, só será possível alcançar elementos desestabilizadores que ecoem um mundo em constante transformação.

Desta forma, a realidade que se mostra como resultado da percepção não existe, é uma ilusão. Em outras palavras, é uma aparência da realidade.

Esse pensamento levou, anos depois, Platão a criar sua doutrina filosófica das formas; e que Aristóteles desenvolveu sua metafísica. É por isso que muitos filósofos e filólogos consideram Parmênides o fundador da metafísica ocidental.

Além disso, alguns argumentam que Parmênides compete com Aristóteles pelo título de pai da lógica, já que ele usa argumentos dedutivos e formula o princípio lógico de identidade e não contradição.

Aristóteles.
As semelhanças com Aristóteles repousam na dedução lógica que ambos aplicavam para tirar conclusões.

Algumas frases famosas

Por fim, apresentamos as melhores frases que Parmênides deixou:

  • “A mudança é uma ilusão.”
  • “Deixe a razão decidir sozinha.”
  • “Você não pode reconhecer o não-ser, não pode falar sobre isso, porque pensamento e não-ser são a mesma coisa.”
  • “Tudo o que existe sempre existiu. Nada pode vir do nada. E algo que existe também não pode ser transformado em nada.
  • “Só podemos falar e pensar sobre o que existe. E o que existe não foi criado e é imperecível porque é um todo, completo e não muda. Não era ou não deveria ser diferente do que é agora, ao mesmo tempo, uno e contínuo.
Pode interessar a você...
A filosofia de Spinoza e sua visão da natureza
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
A filosofia de Spinoza e sua visão da natureza

A filosofia de Spinoza foi altamente censurada em seu tempo, pois rompeu com os esquemas judaico-cristãos da época. Vejamos porquê.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Os conteúdos desta publicação foram escritos apenas para fins informativos. Em nenhum momento podem servir para facilitar ou substituir diagnósticos, tratamentos ou recomendações de um profissional. Consulte o seu especialista de confiança em caso de dúvida e peça a sua aprovação antes de iniciar qualquer procedimento.