Pão de figo: conheça a melhor receita

24 de maio de 2018
Este receita é muito leve, já que não conta com leite animal, manteiga e nem ovos. Saiba como prepará-la a seguir!

O pão de figo é um alimento com uma textura muito suave. Na verdade, se caracteriza por ser esponjoso e muito substancioso. Os figos são os que trazem a suculência ao prato.

É muito fácil de preparar e é um delicioso acompanhamento para muitas refeições (tanto salgadas quanto doces) durante a temporada de outono, e até mesmo no inverno.

Os figos são frutos característicos do outono. Biologicamente não são considerados frutos, e sim infrutescências, ou seja, um conjunto de frutos. Neste aspecto, é similar aos morangos e ao abacaxi. As primeiras colheitas da figueira são constituídas por bêberas.

No hemisfério norte, as bêberas ocorrem entre os meses de junho e julho, e as segundas colheitas de figos são colhidas nos finais de agosto e durante o mês de setembro. No hemisfério sul, as bêberas são colhidas em dezembro e os figos em março.

Propriedades nutricionais do figo

Pão de figo

  • Os figos têm uma porcentagem de água que se encontra entre 70 a 80%.
  • Têm entre 12 a 19% de carboidratos, especificamente frutose, glicose e sacarose.
  • São ricos em vitaminas e minerais como o potássio, o magnésio, cálcio, fósforo, betacarotenos, vitamina C. Alguns destes nutrientes têm funções antioxidantes.
  • Têm um importante teor de fibras.
  • Este alimento pode ser consumido fresco ou seco. É importante notar então que seu valor nutricional varia consideravelmente. O fruto fresco é composto de 80% de água e 12% de açúcar aproximadamente. Quando está seco, tem somente 20% de água e 48% de açúcares.
  • Nos figos secos, o efeito do potássio se intensifica e também aumenta a quantidade de fibras.
  • Os figos secos também trazem mais magnésio, cálcio, fósforo e incorporam também sódio, iodo e zinco, assim como vitaminas A, C, D, E e do complexo B.

Apresentamos a melhor receita para preparar um suculento pão de figo. Trata-se de uma receita muito simples, que não tomará muito tempo e nem precisará de muitos ingredientes.

Este é um pão tradicional da serra de córdoba, Espanha, com um aroma e sabor deliciosos. No geral, é consumido durante o mês de setembro.

Ingredientes para preparar o pão de figo

Figo e nozes

  • 1 litro de água.
  • 1 kg de figos secos.
  • 1 pitada de cravo moído.
  • 2 xícaras de nozes (200 g)
  • 1 molho de funcho (250 g)
  • 1 colher de canela moída (3 g)
  • 2 colheres de gergelim torrado (10 g)
  • 2 xícaras + 1/4 de amêndoas torradas (250 g)

Modo de preparo do pão de figo

  1. Retire o cabo dos figos e corte-os em pedaços pequenos.
  2. Corte o funcho em pedaços muito pequenos.
  3. Coloque a água para ferver em uma panela e coloque os pedaços de funcho. Deixe ferver durante 10 minutos e depois coe o funcho. Não descarte a água fervida.
  4. Coloque a água fervida de novo em uma panela maior do que a anterior e adicione água suficiente para poder escaldar os figos.
  5. Volte a ferver a água. Quando estiver em ebulição, coloque os figos em pedaços e ferva durante 4 minutos.
  6. Retire os figos com uma peneira ou coador.
  7. Pique as amêndoas e as nozes. Depois, escalde-as na água um pouco.
  8. Descasque as amêndoas e toste-as um pouco mexendo constantemente para evitar que queimem.
  9. Coloque o gergelim para torrar em uma frigideira.
  10. Moa as amêndoas e as nozes torradas.
  11. Coloque os fígados de novo na panela e adicione os frutos secos torrados, o cravo moído, a canela e o gergelim em pó. Mexa tudo muito bem.
  12. Em uma forma para assar, coloque um papel-filme para evitar que a torta grude, a menos que esteja usando uma forma desmontável.
  13. Adicione a massa de figos, pouco a pouco, e aperte com uma colher para se assegurar de que se fixe bem na forma.
  14. Feche o papel-filme quando alcançar uma altura de 3 a 4 centímetros e pressione com a base do molde para que fique plano. Podemos ainda utilizar vários moldes pequenos ao invés de somente um.
  15. Retire o papel filme e coloque-os sobre uma superfície coberta com papel alumínio. Tampe-os com uma gaze e adicione um peso em cima.
  16. Deixe repousar durante um dia para que fique areado. 
  17. Depois de um dia, remova o peso, mas deixe a gaze durante pelo menos mais dois dias.

Depois destes dois dias, os pães de figo estarão prontos para que possam ser desfrutados. Podem ser consumidos ao natural ou podem ser acompanhados por alguma geleia de frutos do bosque. Existem aqueles que também o acompanham com uma xícara de café com leite.

Por não incluir ingredientes que atrapalhem a alimentação balanceada, este pão pode ser degustado sem nenhum tipo de arrependimentos. Além disso, desfrutaremos do teor nutricional dos frutos secos adicionados.

Recomendados para você