Palper-rouler: o que é e quais são seus benefícios
Revisado e aprovado por a enfermeira Leidy Mora Molina
Palper-rouler é uma técnica de massagem de tecidos. Sua finalidade é promover a lipólise, ajudando a eliminar a gordura ativando a circulação linfática e venosa.
Desta forma, é um grande aliado no árduo combate à celulite e outros problemas. Pode ser feito à mão ou usando um dispositivo projetado para esse fim.
Da mesma forma, pode ser complementado com outros procedimentos para aumentar sua eficácia. Então, abaixo vamos aprender tudo sobre a técnica do palper-rouler: em que consiste, como é feito, quais são seus benefícios, precauções e contraindicações.
Celulite: um problema difícil de tratar
Seu verdadeiro nome é paniculopatia edemato-fibrosclerótica. Esta condição é causada pelo acúmulo de células de gordura entre a pele e o músculo subjacente.
Sabe-se que fatores hormonais desempenham um papel importante, assim como idade, genética, excesso de peso e estilos de vida sedentários. E pode ser agravado pela má circulação venosa e linfática.
A celulite é mais comum em mulheres.
Não é um problema de saúde grave, mas é do ponto de vista estético, pois provoca o aparecimento de inchaços e irregularidades, principalmente em áreas como quadris, coxas e nádegas.
Há uma grande variedade de opções para lidar com a situação, desde procedimentos estéticos (mesoterapia, massagem redutora, ondas de choque, cavitação e radiofrequência) até tratamentos naturais contra a celulite, que incluem o uso de vinagre de maçã, café, entre outros produtos.
Palper-rouler: o que é e como fazer
O palper-rouler é uma técnica que se propõe como solução para o problema da celulite. Consiste em fazer uma massagem que atinge a camada mais profunda da pele (hipoderme), onde estão localizadas as células de gordura.
Seu objetivo é ajudar a desintegrar os acúmulos de adipócitos, estimulando a circulação sanguínea e linfática. Desta forma, ao desmembrá-los e reduzir o seu tamanho, favorece-se a sua eliminação.
A forma de praticar o papel-rouler consiste em espremer ou beliscar, como a própria palavra indica. Cabe esclarecer que este termo vem do francês e que pode ser traduzido como “tocar e rolar”.
Agora, a ideia é beliscar, apertando o tecido entre o polegar e os dedos. O polegar pressiona a pele por cima, ajudando a envolver os outros dedos ao redor da dobra.
Sugere-se aplicar pressão de baixo para cima e nunca na direção oposta. Da mesma forma, você deve subir pela área a ser massageada. Na zona do abdómen deve ser feito com cuidado, fazendo os movimentos de trás para a frente.
Existem dispositivos em forma de rolos que atuam como aspiração ou sucção do tecido, fazendo com que a dobra se forme. A vantagem dos aparelhos é que a pessoa que o faz fica menos cansada de repetir a mesma ação.
Para ajudar no processo e facilitar o progresso ao longo da pele, os óleos também são aplicados, embora seja melhor não exagerar, pois assim seria muito difícil beliscar.
Quanto à duração e frequência, recomenda-se fazê-lo em sessões de pelo menos 10 minutos. Afirma-se que pode ser aplicado todos os dias, até 2 vezes no mesmo dia. Embora, se estiver lidando com um fisioterapeuta, uma vez por semana seja suficiente.
É importante notar que uma vez iniciado o tratamento, ele não deve ser interrompido. Embora as melhorias sejam perceptíveis, os acúmulos de gordura podem ocorrer novamente.
Benefícios do palper-rouler
Os resultados do palper-rouler irão variar dependendo do grau de envolvimento da área, bem como da habilidade ao beliscar. No entanto, garante-se que, num ritmo de 2 a 3 sessões por semana, em pouco mais de um mês se observa uma redução de centímetros, bem como o aspecto.
Além dessas virtudes, outros benefícios são atribuídos:
- A pele fica tonificada.
- A pele ganha flexibilidade.
- Contribui para a oxigenação dos tecidos.
- Ajuda a melhorar o funcionamento do sistema linfático.
- O uso de óleos durante as massagens nutre a epiderme.
- Reduz a inflamação e combate a sensação de pernas pesadas.
No entanto, deve-se esclarecer que esta técnica é recomendada para problemas de celulite, não para excesso de peso. Embora possa ajudar.
Dicas e recomendações
O palper-rouler é considerado uma técnica que auxilia no tratamento da celulite, embora por si só não faça milagres. Na verdade, o que ele faz é potencializar os resultados derivados da manutenção de um estilo de vida saudável.
Portanto, é uma ferramenta que funcionará melhor na medida em que for complementada com outras estratégias. Isso inclui atividade física regular e uma dieta equilibrada.
Além disso, para que o efeito seja maior e duradouro, as seguintes recomendações podem ser levadas em consideração:
- Após terminar a massagem, esfregar com uma luva de crina estimulará a circulação, evitando que a massa gordurosa se assente novamente.
- Recomenda-se esfoliar a pele com café ou algum outro produto natural.
- O palper-rouler também pode ser combinado com outras técnicas, como a terapia a a terapia a vácuo.
Finalmente, embora este tipo de massagem possa ser feito pela mesma pessoa, é sempre preferível recorrer a um profissional experiente.
Possíveis efeitos colaterais e contrindicações
Os efeitos colaterais do palper-rouler são relativamente poucos. Isso inclui vermelhidão da pele, bem como uma leve sensação de dor.
Em relação às contra-indicações, sua aplicação não é recomendada em nenhum dos seguintes casos:
- Pessoas com psoríase, eczema ou outros problemas de pele.
- Outros problemas circulatórios, como hemofilia ou trombose.
- Pernas com má circulação venosa ( varizes notórias).
- Quando há hematomas ou feridas.
A técnica do palper rouler é eficaz?
Segundo estudos, esse tipo de massagem é uma prática milenar, muito utilizada e eficaz para melhorar a aparência de cicatrizes, tanto em termos de flexibilidade, inflamação, coceira ou dor, quanto na percepção e tranquilidade do paciente.
No que diz respeito à celulite, numa investigação realizada em França há mais de 2 anos e com mais de 2.500 doentes, foi aplicado um tratamento que combina 3 ações (antiedematosa circulatória, lipolítica e desfibrótica). Em particular, os procedimentos adicionais incluíam massagens com palper-rouler, aplicando um creme com cafeína.
As conclusões do estudo afirmam que essa combinação aumenta a eficácia no tratamento da celulite e pode complementar as técnicas cirúrgicas pós-lipoaspiração.
Um problema que requer atenção
A celulite é um problema que deve ser abordado de forma abrangente, inclusive analisando caso a caso para determinar qual é o tratamento mais adequado que garanta os melhores resultados. Nesse sentido, a técnica palper-rouler pode fazer parte da solução, sendo o complemento ideal para uma alimentação equilibrada e atividade física.
Embora pareça repetitivo dizê-lo, deve-se enfatizar que ir a este ou a qualquer outro procedimento estético não nos isenta de prestar atenção às várias mudanças que devemos realizar em relação ao estilo de vida se quisermos melhorar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bonnet, C, Perrin J. Mesodissolution and mesodrain, lepocyte lysis and drainage. Meta-analysis on 2 500 patients. Phlebologie – Annales Vasculaires. 2008; 61: 297-303.
- Frasson N, Valange-Comhaire M, Almeras I, et al. Cicatrice et massage. Revue Francophone de Cicatrisation. 2018; 2(3): 44-46.
- Khan M, et al. Treatment of cellulite: Part I. Pathophysiology. Journal of the American Academy of Dermatology. 2010; doi:10.1016/j.jaad.2009.10.042.
- Mole B, Blanchemaison P, Elia D, et al. L’ultrasonographie à haute fréquence et le celluscore : un progrès dans l’évaluation objective du phénomène de cellulite. Annales de Chirurgie Plastique Esthétique. 2004; 49(4): 387-395.
- Rulleau T, Rivette C, Toussaint L. El masaje, una técnica basada en la evidencia. EMC – Kinesiterapia – Medicina Física. 2017; 38(3): 1-8.
- Schavelzon D, Blugerman G, Taboada F, et al. Results of the application of ELOS system (Radio frequency + Light) in cellulitis. Dermatología Cosmética, Médica y Quirúrgica. 2007; 5(1):53-59.
- Vázquez Gallego J. Manual profesional del masaje. Badalona: Paidotribo, 2009.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.