Oxigênio ativo: o que é e usos na limpeza da casa
Revisado e aprovado por a médica Mariel Mendoza
O oxigênio ativo é um produto que ganhou popularidade por suas aplicações na limpeza doméstica. Em particular, é usado para lavar roupas, remover manchas e limpar várias superfícies, como o banheiro. Além disso, é dito que não afeta a saúde e é ecológico. O que é exatamente?
Esse produto já pode ser encontrado no mercado em diferentes apresentações. Há quem o prefira por ser um poderoso “tira-manchas”, mesmo com substâncias difíceis como café, vinho tinto, molho de tomate, entre outros. No espaço a seguir detalhamos suas principais aplicações e como utilizá-lo.
Oxigênio ativo: o que é e para que serve?
O oxigênio ativo é o nome comercial de um produto químico, cujo nome verdadeiro é «percarbonato de sódio». Também é conhecido como “peróxido de hidrogênio sólido”, “carbonato de sódio” ou simplesmente “SPC”.
Sua aparência é a de um pó branco. Ao entrar em contato com a água, esse composto reage e libera oxigênio. Por isso, está presente em muitos produtos de lavanderia e limpeza em geral.
Entre outras coisas, tem ampla aplicação na indústria, onde é utilizado de diversas formas:
- Agente de oxigenação em aquicultura.
- Tratamento de águas residuais.
- Limpeza de piscina.
- Desinfecção de utensílios em hospitais e restaurantes.
- Alvejante de celulose.
- Corante na indústria têxtil.
Como mencionado, o oxigênio ativo é um ingrediente que já está presente em diversos produtos do mercado. Ainda assim, existe a possibilidade de instalar um dispensador em casa, seja na máquina de lavar ou numa torneira privada, para a água que vai ser utilizada na limpeza.
Veja: Como fazer um detergente ecológico com bórax e bicarbonato de sódio
Como usar o oxigênio ativo?
A maioria dos produtos de oxigênio ativo são usados para a lavanderia e limpeza doméstica. Vamos ver como usá-lo em cada caso particular.
Na máquina de lavar
O percarbonato de sódio pode ser combinado —perfeitamente e sem maiores problemas— com detergente comum. Caso não esteja incluso no produto que você utiliza ou que adquiriu, adicione o equivalente a uma colher de sopa na água (aproximadamente 25 gramas), no primeiro momento da lavagem.
Recomenda-se o uso de água a 35°C, embora isso dependa das características da fibra e da cor das roupas. Lembre-se de revisar as recomendações a esse respeito nas etiquetas, principalmente se for lavar roupas delicadas.
Por outro lado, se for um detergente líquido, despeje primeiro esse produto no dispensador da máquina de lavar ou na água, se for o caso. Então você adiciona o percarbonato e, finalmente, coloca as roupas. Ou seja, evite despejar os produtos diretamente nas roupas.
Para remover manchas
Você pode usar oxigênio ativo para remover manchas de roupas colocando-as de molho. Siga estes passos:
- Encha um balde com quatro a cinco litros de água, o suficiente para cobrir a roupa.
- Adicione duas colheres de detergente com oxigênio ativo.
- Se vier separado, acrescente uma colher de sopa de detergente e uma de percarbonato de sódio.
- Mexa bem até dissolver.
- Coloque as roupas de molho por duas horas.
- Lave como de costume.
Nota: Para manchas antigas ou muito difíceis (como gordura, chocolate, sangue, etc.), você pode deixar de molho durante a noite ou aplicar uma pasta de percarbonato na mancha e esfregar um pouco com uma escova de dentes..
Veja: Como remover manchas de roupas tingidas por outras peças na máquina de lavar?
Limpeza geral
Nas residências, o oxigênio ativo é uma alternativa para a limpeza de diversas superfícies e objetos. Pode ser aplicado diluído na cozinha, inclusive nas panelas; assim como nas peças de torneiras e azulejos dos banheiros, vidros e pisos em geral.
Não recomendado para uso em móveis de madeira; embora possa ser usado nos móveis de plástico e nas mesas de vidro ou metal.
Manutenção de piscinas
O percarbonato de sódio também é eficaz para a manutenção de piscinas, mesmo as infláveis ou desmontáveis. E é que quando o oxigênio é liberado, ele interage com a matéria orgânica.
Dessa forma, evita a proliferação de microorganismos e a formação de mofo nas paredes. A quantidade recomendada é entre 120 e 250 gramas por 10.000 litros, uma vez por semana.
Outros usos do oxigênio ativo
Os usos que podemos dar ao oxigênio ativo em casa são variados; nesse sentido, além dos já citados, temos:
- Desodorizar recipientes plásticos para alimentos.
- Desinfetar pratos e utensílios de cozinha.
- Manter os recipientes de lixo limpos.
- Limpar o prato dos animais de estimação.
- Devolver o brilho aos metais.
Vantagens e benefícios
O oxigênio ativo – sozinho ou combinado com um detergente – pode ser tão ou mais eficaz do que outros produtos de limpeza poderosos, como o cloro. Vejamos seus principais benefícios e vantagens:
- Reduz os riscos de intoxicação por alvejante.
- É menos corrosivo do que essa substância.
- Tem baixo impacto no meio ambiente.
- Permite manter a cor da roupa.
- Não só remove manchas, mas odores.
- Ajuda a eliminar germes e bactérias de diferentes superfícies.
- Não deixa resíduos nem produz maus odores.
Embora não costume gerar reações químicas com outras substâncias, recomenda-se ler bem o rótulo do produto, caso seja usado em combinação com outro.
O que a ciência diz?
Embora seja um oxidante sólido e estável, de baixo custo e de pouco impacto ambiental, as evidências indicam que o efeito bactericida do oxigênio ativo é menor do que agentes à base de cloro para desinfecção de tubulações e fontes de água.
Sua eficácia pode ser aumentada se for adicionado cobre quelatado com ácido metilglicinodiacético (MGDA-Cu).
Em conexão com o tratamento de água, oxigênio ativo, combinado com processos ultravioleta a vácuo (VUV) pode inativar a E. coli na água da torneira. Assim, seu uso pode melhorar a eliminação de elementos poluentes presentes na água e em objetos que afetam a saúde das pessoas.
No que diz respeito à limpeza de superfícies, uma investigação constatou que a adição de percarbonato de sódio remove muito mais vestígios de sangue de roupas e tapetes do que apenas o uso de detergente.
No entanto, sua eficácia varia com a temperatura da água de lavagem, tempo de coloração e exposição da mancha a várias condições ambientais.
Em relação aos possíveis efeitos colaterais, um relatório de 2014, enviado ao Ministério da Saúde da Nova Zelândia, classificou o percarbonato de sódio como produto tóxico por exposição oral e irritante para a mucosa ocular.
Precauções e recomendações de uso
Seja qual for o produto usado para limpar a casa ou lavar roupas, é bom tomar alguns cuidados. Embora não tenha sido relatado nenhum caso de alergia cutânea devido ao contato com oxigênio ativo, é sempre bom usar luvas para evitar riscos.
Da mesma forma, devem ser utilizados outros elementos de proteção, como máscaras faciais, óculos e protetores bucais, de forma a reduzir as possibilidades de contato com os olhos ou com as vias respiratórias.
Da mesma forma, é necessário seguir as instruções, tanto as do fabricante do produto de limpeza quanto as que constam nas etiquetas das roupas. Se possível, um pequeno teste pode ser feito antes.
Por fim, embora não seja considerado tóxico, esse e todos os produtos de limpeza devem ser mantidos fora do alcance de crianças e animais de estimação. E acima de tudo, não deve ser ingerido, em hipótese alguma.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- National Center for Biotechnology Information (2023). PubChem Compound Summary for CID 159762, Sodium percarbonate. Retrieved January 10, 2023 from https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Sodium-percarbonate.
- Huang J, Puyang C, Guo H. Sodium Percarbonate Activation by Plasma-Generated Ozone for Catalytic Degradation of Dye Wastewater: Role of Active Species and Degradation Process. Catalysts. 2022; 12(7):681. https://doi.org/10.3390/catal12070681
- McKillop A, Sanderson W. Sodium perborate and sodium percarbonate: Cheap, safe and versatile oxidising agents for organic synthesis. Tetrahedron. 1995; 51(22): 6145-6166.
- Urara I, Iwahito T, Katsumi S, Kazuaki Y. 2-[Bis(carboxymethyl)amino] propanoic acid-Chelated Copper Chelate Enhances Bacterial Elimination by Sodium Percarbonate. 2021; 26(1):9-15. https://doi.org/10.4265/bio.26.9
- Cressey P, Pattis I. Health risk assessment: dishwasher powder. Prepared as part of a Ministry of Health. 2014. Disponible en: https://www.esr.cri.nz/assets/HEALTH-CONTENT/MoH-reports/FW14027-Dishwasher-powder-FINAL-Sept-2014.pdf.
- Mileto D, Mancon A, Staurenghi F, Rizzo A, et al. Inactivation of SARS-CoV-2 in the Liquid Phase: Are Aqueous Hydrogen Peroxide and Sodium Percarbonate Efficient Decontamination Agents? 2021; 28(4): 260 – 267. doi: 10.1021/acs.chas.0c00095
- Oldfield C, Morgan R, Miles H, French J. The efficacy of luminol in detecting bloodstains that have been washed with sodium percarbonate and exposed to environmental conditions. Australian Journal of Forensic Sciences. 2018; 50(4): 345-354. DOI: 10.1080/00450618.2016.1264478.
- Alam, M., Jagger, R., Vowles, R. and Moran, J. (2011), Comparative stain removal properties of four commercially available denture cleaning products: an in vitro study. International Journal of Dental Hygiene, 9: 37-42. https://doi.org/10.1111/j.1601-5037.2009.00432.x
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.