Osteoartrite no joelho: os melhores exercícios

A osteoartrite do joelho causa dor e inflamação da articulação devido à deterioração progressiva. Para melhorar seus sintomas, alguns exercícios podem ser muito benéficos.     
Osteoartrite no joelho: os melhores exercícios

Última atualização: 14 Junho, 2019

 A osteoartrite do joelho é uma doença degenerativa que afeta essa articulação, principalmente em mulheres idosas. É a consequência do desgaste progressivo, bem como a perda de tecido cartilaginoso.

Sobre a osteoartrite no joelho

A osteoartrite do joelho pode levar à uma incapacidade de movimento, embora os sintomas e a gravidade variem em cada pessoa. O que se sabe é que, com o passar do tempo, há uma deterioração progressiva.

Em um primeiro estágio, a pessoa começa a sofrer uma dor que vai aumentando progressivamente, principalmente quando realizamos alguma atividade física. Também se sofre rigidez e inflamação.

Leia também: Controle a inflamação e alivie a dor nos joelhos com esta receita medicinal

Tem tratamento?

O tratamento também depende da intensidade dos sintomas, desde a medicação até a cirurgia. No entanto, medicamentos podem aliviar os sintomas, mas não curam esta doença. Portanto, é importante procurar técnicas complementares que nos ajudem a dar alívio.

Também é essencial que a pessoa evite o excesso de peso, pois isso impacta com grande pressão sobre os joelhos. Isto pode ser conseguido com a prática habitual de exercício aeróbico de baixo impacto, e uma dieta equilibrada.

Além disso, você deve fazer alterações nas atividades físicas que o prejudiquem, seja por movimento, ou por passar muito tempo parado em uma mesma posição. Você também pode usar joelheiras.

Exercícios que ajudam se você tem osteoartrite no joelho

Alguns exercícios supervisionados e programados para realizar em casa poderiam dar bons resultados em caso de sofrer de osteoartrite do joelho. No entanto, isso deve ser feito constantemente. Se não o realizar, após 6 meses, a eficácia alcançada seria perdida.

1. Alongamento dos isquiotibiais

 

Este alongamento deve ser feito sempre depois de ter estado em movimento, isto é, com a articulação aquecida. Podemos fazê-lo, por exemplo, quando chegamos em casa ou depois de uma caminhada. Este primeiro exercício combate a rigidez e expande a gama de mobilidade. Também pode reduzir a dor, e o risco de lesões.

  • Primeiro, deite-se de costas.
  • Em seguida, coloque um elástico ou um lençol ao redor de um dos pés.
  • Mantenha a outra perna flexionada e estique a que seguramos pelo pé o máximo que pudermos, esticando a ponta do pé em direção ao corpo, e para cima.
  • Estique por cerca de 15 segundos ou mais gradualmente, e repita com a outra perna.
  • Repita duas vezes com cada perna.

2. Alongamento da panturrilha

Para aliviar a osteoartrite do joelho é muito importante manter as pernas tonificadas e, ao mesmo tempo, flexíveis. Ao fortalecer todos os músculos ao redor do joelho, podemos facilitar o trabalho da articulação. Portanto, neste segundo exercício nos concentramos na panturrilha.

  • De pé, apoie as mãos na parede bem em frente ao peito.
  • Em seguida, coloque uma perna mais próxima da parede um pouco flexionada, e estenda a que ficou para trás com o calcanhar no chão. Devemos sentir esticar a panturrilha enquanto fazemos pressão contra a parede.
  • Segure o alongamento por 30 segundos, e passe para a outra perna.
  • Repita 3 vezes com cada perna, 1 vez ao dia.

Confira ademais: Rotina de alongamentos de 8 minutos para aliviar a dor nas costas

3. Fortalecimento do quadríceps

Neste último exercício nos concentramos no fortalecimento do quadríceps. Este grande músculo da coxa age como um importante estabilizador do joelho.

  • Primeiro, deite-se de costas com uma perna dobrada e a outra esticada.
  • Coloque uma toalha enrolada sob o joelho da perna esticada.
  • Em seguida, aperte o quadríceps enquanto pressiona a toalha.
  • Mantenha essa pressão por 5 segundos, e solte suavemente.
  • Descanse por 5 segundos, e repita até 10 vezes.
  • Faça o mesmo com a outra perna.
  • Este exercício pode ser feito 2 ou 3 vezes por dia.

Estes 3 exercícios são simples e ajudam-nos a dar mobilidade ao joelho enquanto reduzem a inflamação e a dor. As pernas serão tonificadas gradualmente, e notaremos uma melhora importante se os acompanhamos com uma atividade física regular.

Pode interessar a você...

Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
5 dicas para superar uma lesão no joelho

Para superar uma lesão no joelho, ou não piorar, além de todas as dicas acima, é essencial manter um peso saudável para não sobrecarregar as articulações.