Logo image
Logo image

Os 9 melhores remédios caseiros para abrir o apetite

6 minutos
Se a falta de apetite durar vários dias, é importante consultar um médico para descartar problemas e, principalmente, prevenir deficiências nutricionais.
Os 9 melhores remédios caseiros para abrir o apetite
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante

Última atualização: 05 abril, 2023

A falta de apetite ou inapetência é um distúrbio que, se não for tratado a tempo, pode causar sérias consequências à saúde. Sabe-se que é muito comum em idosos, especialmente aqueles que vivem em asilos ou estão hospitalizados. Apesar disso, pode afetar qualquer faixa etária. Hoje mostramos os melhores remédios caseiros para abrir o apetite.

Falta de apetite

Como apontam os especialistas, a sensação de apetite é regulada pelo lobo frontal, pelo sistema córtico-límbico e pelo hipotálamo; assim como mensageiros como a serotonina e a leptina.

A maioria dos casos de falta de apetite ocorre temporariamente, seja por estresse, nervosismo ou algum distúrbio momentâneo que faz desaparecer a vontade de comer.

Quando isso acontece esporadicamente pode afetar os níveis de energia, humor e até mesmo a capacidade de realizar tarefas diárias. Mas, em geral, resolve-se remediando ou eliminando sua causa.

Em outras ocasiões, o motivo pode ser a existência de uma doença ou problema de saúde mais grave ou persistente. Alguns dos casos em que pode acontecer são câncer, depressão, hipotireoidismo ou doença pulmonar obstrutiva crônica.

Nessas circunstâncias, existe a preocupação com a possível falta de nutrientes e a perda de peso que a falta de apetite a longo prazo pode acarretar. Portanto, antes que gere complicações, é fundamental estar atento a ela. Conheça a seguir algumas alternativas que ajudam a estimular a fome.

[mc-vídeo id=”x6v9mem”]

9 remédios para aumentar o apetite

Quando há pouca vontade de comer, alguns remédios e truques caseiros podem ser aplicados para ajudar a digerir, abrir o apetite e obter refeições mais nutritivas que ajudam a fornecer energia suficiente.

1. Faça pequenas refeições

Some figure

Embora possa parecer uma contradição, quando uma pessoa tem pouco apetite e pouca vontade de comer, não é conveniente servir pratos muito carregados. Isso pode criar rejeição desde o início e dificultar a alimentação.

Também comer pouco e com frequência facilita a digestão e faz você sentir mais fome depois de um tempo, então no final do dia você pode aumentar sua energia total.

Nessas refeições devem ser priorizados alimentos como hidratos de carbono, azeite, peixes gordos, frutos secos, queijos, leguminosas ou ovos.

2. Prepare pratos vistosos

Se você não está com fome, pode ser um grande esforço começar a cozinhar receitas complicadas. No entanto, não devemos esquecer a apresentação dos alimentos, pois esta é muito importante para estimular os sucos gástricos e abrir o apetite.

Algumas ideias para conseguir isso são as seguintes:

  • Usar alimentos de cores diferentes no prato.
  • Colocá-los de forma atraente.
  • Usar ervas e especiarias para adicionar mais sabor e variedade em cada refeição.
  • Temperar com azeite extra virgem: fornece calorias e realça o sabor de todos os ingredientes.

3. Planeje as refeições

Some figure

A fome é sempre um dos principais indicadores de que o corpo precisa de energia. Mas quando seu apetite falha por qualquer motivo, pode não ser aconselhável confiar nele.

Assim, é aconselhável pensar nas refeições diárias, prepará-las se necessário e evitar pular alguma. O mesmo vale para os lanches da manhã e da tarde, que podem ser trazidos de casa, se necessário.

4. O ambiente positivo

Comer em uma situação agradável pode ajudar a aumentar o apetite e gradualmente comer mais.

Para isso, é uma boa ideia pôr a mesa, servir a comida em pratos, colocar música ou comer acompanhados.

Alguns dados mostram que fazer refeições com amigos ou assistir televisão desvia a atenção dos alimentos consumidos e pode estimular a alimentação.

5. Exercício

Fazer atividade física ou praticar um esporte gasta energia que o corpo precisa recuperar. Por isso, na maioria das vezes é acompanhada de aumento do apetite.

Não importa se a intensidade não é alta, você pode começar com caminhadas simples se seu nível de atividade atual for baixo.

Não se esqueça também que o exercício é muito positivo para melhorar situações de ansiedade e estresse. Se esses forem os motivos da falta de apetite, os benefícios serão ainda maiores.

Veja: Jogos e exercícios para fortalecer os braços das crianças

6. Cuide da presença de fibra

Hoje sabe-se que esse nutriente tem efeitos positivos no corpo, mas também é um daqueles que facilita a sensação de plenitude e saciedade.

Por isso, enquanto durarem a perda de apetite e os problemas alimentares, pode ser preferível reduzir um pouco a sua presença nas refeições.

Para isso, será preferível fazer uma destas alterações:

  • Escolher grãos refinados em vez de grãos integrais: pão, arroz, macarrão, etc.
  • Descascar a fruta.
  • Escolher legumes cozidos e combiná-los com batatas ou batatas-doces.
  • Preparar saladas com macarrão, arroz, milho, atum ou abacate e evitar grandes porções de alface, espinafre, cenoura, etc.
  • Reduzir as porções de leguminosas e aumente a presença de ovos ou peixes.

7. Escolha suas comidas favoritas

A variedade na dieta é importante, mas quando há problemas para comer, pode não ser o melhor momento para se forçar a introduzir alimentos que não sejam tão apetitosos.

Sentar na frente de um prato e saber que vai gostar de comer pode fazer você comer mais. Para garantir que estejam disponíveis, é preferível planejá-los e tê-los sempre à mão.

A única exceção a esse remédio é que não é conveniente abusar de fast food, doces ou pratos preparados, mesmo que sejam os que você mais deseja. Nesses casos, você deve encontrar uma maneira de preparar alternativas saudáveis e nutritivas em casa.

Veja: Dieta para aliviar dores nas articulações

8. Cozinhe com louro

Na medicina natural, o louro tem se destacado como tônico digestivo, recomendado para controlar o excesso de acidez e irritação.

Essas propriedades são benéficas para o tratamento da perda de apetite. Ao acalmar o desconforto estomacal, eles restauram o desejo de comer.

Ingredientes

  • 2 ou 3 folhas de louro.
  • 1 xícara de água (250 mililitros).

Preparação

  • Em primeiro lugar, adicione as folhas de louro em um copo de água e deixe ferver.
  • Quando levantar fervura, retire do fogo, tampe e espere descansar por 5 ou 10 minutos.

Modo de consumo

  • Beba uma xícara de infusão 30 minutos antes de cada refeição.

9. Hortelã, camomila e erva-cidreira

Some figure

As propriedades digestivas e sedativas das plantas que combinamos nesta infusão são úteis para abrir o apetite. Principalmente quando sua ausência tem a ver com episódios de estresse e nervosismo.

Ingredientes

  • 2 xícaras de água (250 mililitros).
  • ½ colher de sopa de hortelã (5 gramas).
  • 1 colher de chá de camomila (5 gramas).
  • 1 colher de chá de erva-cidreira (5 gramas).

Preparação

  • Para começar, coloque os copos de água em uma panela e comece a ferver.
  • Quando atingirem o ponto de ebulição, adicione as plantas, reduza o fogo e deixe por 3 minutos.
  • Em seguida, desligue o fogo, tampe a panela e espere descansar por 10 a 15 minutos.
  • Após esse tempo, quando a infusão estiver morna, coar.

Modo de consumo

  • Beba um copo de infusão com o estômago vazio e repita seu consumo antes do almoço.

Quando consultar o médico por falta de apetite?

Se a falta de apetite durar apenas alguns dias, não é necessária intervenção médica. Porém, caso o sintoma persista, mesmo após a tentativa dos remédios citados, é necessário buscar auxílio profissional para o tratamento adequado.

Vá ao médico se apresentar as seguintes circunstâncias:

  • Perda de peso perceptível.
  • Fraqueza e fadiga.
  • Ansiedade e depressão.
  • Anorexia ou bulimia.
  • Ingestão de medicamentos que podem suprimir o apetite.

Coloque em prática esses remédios para falta de apetite

Planeje, escolha alimentos nutritivos, coma com mais frequência ou experimente algumas infusões. Todas essas pequenas rotinas podem ajudar a abrir o apetite.

Se for temporário, pode melhorar em poucos dias, principalmente quando a causa desaparece. Caso contrário, é preferível conversar com o médico para avaliar a situação e encontrar o tratamento adequado.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Berendika M, Domjanić Drozdek S, Odeh D, Oršolić N, Dragičević P, Sokolović M, Garofulić IE, Đikić D, Jurčević IL. Beneficial Effects of Laurel (Laurus nobilis L.) and Myrtle (Myrtus communis L.) Extract on Rat Health. Molecules. 2022 Jan 17;27(2):581.
  • Dorling J, Broom DR, Burns SF, Clayton DJ, Deighton K, James LJ, King JA, Miyashita M, Thackray AE, Batterham RL, Stensel DJ. Acute and Chronic Effects of Exercise on Appetite, Energy Intake, and Appetite-Related Hormones: The Modulating Effect of Adiposity, Sex, and Habitual Physical Activity. Nutrients. 2018 Aug 22;10(9):1140.
  • Koyama KI, Amitani H, Adachi R, Morimoto T, Kido M, Taruno Y, Ogata K, Amitani M, Asakawa A, Inui A. Good appearance of food gives an appetizing impression and increases cerebral blood flow of frontal pole in healthy subjects. Int J Food Sci Nutr. 2016;67(1):35-9.
  • Manoogian ENC, Chaix A, Panda S. When to Eat: The Importance of Eating Patterns in Health and Disease. J Biol Rhythms. 2019 Dec;34(6):579-581.
  • Patel KA, Schlundt DG. Impact of moods and social context on eating behavior. Appetite. 2001 Apr;36(2):111-8.
  • Parmar RM, Can AS. Physiology, Appetite And Weight Regulation. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2022 Jan.
  • Pilgrim AL, Robinson SM, Sayer AA, Roberts HC. An overview of appetite decline in older people. Nurs Older People. 2015 Jun;27(5):29-35.
  • Salleh SN, Fairus AAH, Zahary MN, Bhaskar Raj N, Mhd Jalil AM. Unravelling the Effects of Soluble Dietary Fibre Supplementation on Energy Intake and Perceived Satiety in Healthy Adults: Evidence from Systematic Review and Meta-Analysis of Randomised-Controlled Trials. Foods. 2019 Jan 6;8(1):15.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.