As consequências físicas da anorexia

Existem consequências físicas da anorexia nervosa que são óbvias, como a magreza, mas também existem distúrbios internos como a anemia.
As consequências físicas da anorexia

Última atualização: 27 abril, 2022

Os transtornos alimentares são um grande problema para a população mundial atual. Mais e mais pessoas estão sofrendo de anorexia ou bulimia nervosa. E o pior é que, além das consequências psicológicas, todas têm inúmeras consequências físicas.

A anorexia é uma percepção distorcida da imagem corporal. As pessoas que sofrem com isso têm muito medo de ganhar peso, apesar de terem um baixo índice de massa corporal. Isso os leva a reduzir a ingestão de alimentos, ou até mesmo parar de comer.

Estima-se que esse transtorno afete quase 2% da população. Sua incidência é muito maior em mulheres, principalmente na fase da adolescência. Essa patologia é altamente influenciada pelos cânones de beleza da sociedade e pela autoestima.

O problema é que é uma desordem muito difícil de abordar e controlar. Casos extremos levam à morte por inanição e comprometimento das funções corporais. Neste artigo explicamos as principais consequências físicas que a anorexia pode ter.

Como a anorexia se manifesta?

Pessoas com anorexia têm medo de ganhar peso. Elas geralmente são obcecadas em perder peso e, para isso, fazem qualquer coisa que reduza a ingestão calórica.

Na maioria das vezes, elas controlam excessivamente sua alimentação, ou até mesmo param de comer. Em muitos casos as pessoas tentam  comer sozinhas para jogar a comida fora. Elas evitam a observação dos outros e realizam suas práticas em segredo.

Algumas usam laxantes, diuréticos ou enemas para eliminar todos os alimentos que ingerem. Elas até provocam o vômito ou fazem exercícios extremos. O que elas tentam fazer é emagrecer a todo custo, porque acham que vão engordar ou que não são magros.

Portanto, as pessoas com anorexia têm uma aparência física deteriorada. Além de serem extremamente magras, estão cansadas, pálidas e desmaiam com frequência. No caso das mulheres, um dos sintomas é a perda da menstruação.

Consequências físicas da anorexia

O estado de desnutrição resultante da anorexia afeta todo o corpo. As consequências físicas são inúmeras, e não é necessário que a pessoa tenha atingido um peso extremo para que elas apareçam.

Por exemplo, uma das primeiras consequências é a anemia por deficiência de ferro. Ao não comer o suficiente, o corpo não consegue obter o ferro que os glóbulos vermelhos precisam para transportar oxigênio adequadamente. É também daí que vem parte da sensação de cansaço. Os sintomas da anemia aparecem como sinais somados aos demais quadros clínicos decorrentes da desnutrição.

O mesmo vale para a perda de massa muscular e óssea. À medida que os ossos se tornam cada vez mais frágeis, há um risco aumentado de fraturas por qualquer queda ou golpe. Além disso, podem ocorrer problemas cardiovasculares, como arritmias.

Os eletrólitos

Pacientes com anorexia não comem o suficiente, mas também não se hidratam da melhor maneira e perdem eletrólitos.

Nós apontamos que a anorexia pode ser mortal, e não apenas por estar abaixo do peso. Outra consequência da anorexia é que há um desequilíbrio nos eletrólitos do corpo.

Sódio, potássio e cálcio são necessários para manter o equilíbrio dentro de nós, mas também para o funcionamento do coração. Quando os eletrólitos são alterados, o ritmo cardíaco pode mudar e parar, levando à morte.

As consequências psicológicas

As consequências psicológicas podem ser terríveis. Muitas pessoas com anorexia têm pensamentos suicidas ou tentam se machucar. É por isso que é muito importante tratar esse distúrbio com muita delicadeza.

O apoio da comunidade e da rede de apoio é fundamental para evitar resultados fatais. O germe da anorexia parte de uma percepção errada sobre o próprio corpo. É por isso que o aspecto psicológico desempenha um papel fundamental.

Abordagem multidisciplinar para anorexia

Não devemos esquecer que qualquer distúrbio alimentar, além de ter um grande impacto mental, também tem muitas consequências a nível físico. É fundamental que o tratamento de doenças como a anorexia tenha uma abordagem multidisciplinar e conjunta.

O físico, o psicológico e o social estão entrelaçados em patologias desse tipo, e reivindicar soluções mágicas é um equívoco. Tanto o empenho das equipes de saúde quanto a família e amigos são o ponto de apoio para combatê-la.

This might interest you...
Os perigos da anorexia
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Os perigos da anorexia

O perigo da anorexia se deve ao fato de ser um distúrbio alimentar que resulta na perda considerável do peso de pessoas que são consideradas saudáv...