Os 9 alimentos que você deve incluir na dieta para ter pulmões saudáveis

A nossa alimentação é fundamental para fortalecer o sistema respiratório e dar a ele os nutrientes necessários para que possa combater alergias e outros tipos de condições graças ao aporte vitamínico e de antioxidantes.
Os 9 alimentos que você deve incluir na dieta para ter pulmões saudáveis

Última atualização: 28 Janeiro, 2021

Ter pulmões saudáveis é determinado por um conjunto muito amplo de fatores, cada um com a sua devida importância para o bom funcionamento do sistema respiratório em geral.

Entre estes fatores, um dos que pode mais facilmente ser controlado por nós é a alimentação. Embora muitas pessoas não saibam, os alimentos que ingerimos influenciam, e muito, a nossa saúde respiratória.

Por este motivo, se você quiser ter pulmões saudáveis e fortalecer o seu sistema respiratório de forma totalmente natural, vale a pena apostar nos 9 alimentos que apresentaremos a seguir, já que o seu consumo poderá fazer maravilhas pela saúde destes órgãos tão importantes para o funcionamento do corpo humano.

Alimentos para pulmões saudáveis

Cenoura para ter pulmões saudáveis

Cenoura-para-ter-pulmoes-saudaveis

A cenoura é rica em vitamina C e licopeno, mas o principal motivo pelo qual ela favorece a saúde dos pulmões é a presença de um tipo de antioxidante conhecido como carotenoides.

Quando consumido, este antioxidante é convertido em vitamina A, que é muito eficaz no tratamento da asma. Além disso, os carotenoides são conhecidos por prevenirem e combaterem o câncer no pulmão.

Além da cenoura, outros alimentos que contêm carotenoides incluem o tomate, a abóbora e o damasco.

Maçã para ter pulmões saudáveis

Já sabemos que as maçãs oferecem diversos benefícios para a saúde, e isso não poderia ser diferente no caso dos pulmões.

Esta fruta tão prática contêm diversos nutrientes, entre os quais podemos citar os flavonoides, vitamina C e vitamina E, que contribuem para o bom funcionamento dos pulmões e a saúde do sistema respiratório, além de ajudarem a prevenir diferentes doenças que podem surgir nestes órgãos.

Alho para ter pulmões saudáveis

Já falamos em algumas ocasiões sobre os benefícios medicinais incríveis que o alho tem a nos oferecer. Ele conta com importantes propriedades anti-inflamatórias e um alto teor de alicina, que ajuda a combater infecções e reduzir inflamações.

O alho também é capaz de ajudar no tratamento da asma e de reduzir o risco de desenvolver o câncer de pulmão. Aproveite este maravilhoso ingrediente para fortalecer a sua saúde respiratória.

Cebola para ter pulmões saudáveis

Cebola-para-ter-pulmoes-saudaveis

A cebola oferece uma infinidade de benefícios para a saúde, como a redução da inflamação, o combate a infecções e até a redução do colesterol.

Em relação ao sistema respiratório, ela é benéfica, pois é rica em ácido fólico, vitamina C e vitamina B6, sendo uma importante aliada na luta contra o câncer de pulmão.

Sementes, nozes e feijões para ter pulmões saudáveis

Falaremos destas três famílias de alimentos juntas, pois o motivo pelo qual as sementes, nozes e feijões contribuem para a saúde dos pulmões é o mesmo: a presença de magnésio.

O magnésio é muito importante para o bom funcionamento do pulmão, e costuma inclusive ser recomendado para pessoas que sofrem com a asma.

Ele também ajuda a aumentar a capacidade dos pulmões e melhora a eficiência do processo respiratório no organismo.

Pimenta-caiena para ter pulmões saudáveis

As pimentas em geral são ricas em um componente chamado capsaicina, o responsável pelo seu sabor ardido e pungente. Ela melhora a circulação sanguínea, estimula as membranas mucosas e combate a infecção.

Além disso, a pimenta é ótima para casos de garganta inflamada ou de tosse, e costuma ser usada para tratar a congestão brônquica.

Vegetais crucíferos para ter pulmões saudáveis

Repolho-para-ter-pulmoes-saudaveis

Vegetais crucíferos são os provenientes da família do repolho. Além dele, podemos citar a couve, o brócolis e a couve-flor como outros vegetais desta família cujo consumo ajuda a frear a progressão do câncer do pulmão e a reduzir o risco de desenvolvimento da doença em primeiro lugar.

Estes vegetais crucíferos são repletos de antioxidantes, e ajudam a limpar não apenas os pulmões, mas o organismo em geral, de toxinas indesejáveis que devem ser eliminadas.

Gengibre para ter pulmões saudáveis

Esta especiaria com propriedades anti-inflamatórias é usada em tratamentos naturais há séculos para cuidar de diferentes condições que podem surgir no corpo humano. O gengibre ajuda a limpar os pulmões e a remover toxinas do sistema respiratório.

Uma ótima maneira de aproveitar os seus benefícios para os pulmões é em forma de chá.

Água para ter pulmões saudáveis

Muitas vezes ficamos em busca de alimentos mirabolantes e recém-descobertos para cuidar da nossa saúde, e nos esquecemos do mais importante: a água.

O papel da água é fundamental em qualquer processo de limpeza do organismo, já que ela mantém o sangue circulando de forma adequada fazendo o trajeto até os pulmões e saindo deles.

Ela também ajuda a manter os pulmões hidratados e o muco circulando, algo crucial para que o organismo consiga eliminar toxinas, micróbios e poluentes do sistema respiratório.

Pode interessar a você...
Câncer de pulmão: sinais para não ignorar
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Câncer de pulmão: sinais para não ignorar

Alguns incômodos relacionados ao câncer de pulmão, como a tosse persistente ou a fraqueza muscular, podem passar despercebidos.



  • Base de Datos Española de Composición de Alimentos. Disponible en: http://bedca.net/bdpub/
  • Instituto Nacional del Cáncer. Prevención del cáncer de pulmón. 2018. Disponible en: https://www.cancer.gov/espanol/tipos/pulmon/pro/prevencion-pulmon-pdq
  • Instituto Nacional del Cáncer. Antioxidantes y prevención del cáncer. 2017. Disponible en: https://www.cancer.gov/espanol/cancer/causas-prevencion/riesgo/dieta/hoja-informativa-antioxidantes
  • International Agency for Research on Cancer. Outdoor air pollution a leading environmental cause of cancer deaths. 2013. Disponible en: http://www.iarc.fr/en/media-centre/iarcnews/pdf/pr221_E.pdf
  • Colao A., Muscogiuri G., Piscitelli P., Environment and health: not only cancer. Int J Environ Res Public Health, 2016. 13 (7): 724.
  • Stirling R., Zalcberg., Peeling the onion of health care disparity in lung cancer. J Thorac Oncol, 2019. 14 (8): 167-168.
  • Calder PC., Omega 3 fatty acids and inflammatory processes: from molecules to man. Biochem Soc Trans, 2017. 45 (5): 1105-1115.
  • Li X., Qin Y., Liu W., Zhou XY., et al., Efficacy of ginger in ameliorating acute and delayed chemotherapy induced nausea and vomiting among patients with lung cancer receiving cisplatin based regimens: a randomized controlled trials. Integr Cancer Ther, 2018. 17 (3): 747-754.