Logo image
Logo image

Os 8 melhores remédios naturais para combater as verrugas

5 minutos
É fundamental sermos contínuos com os tratamentos para obtermos bons resultados. No caso de apresentar alguma reação adversa, devemos suspender o uso e consultar um especialista imediatamente.
Os 8 melhores remédios naturais para combater as verrugas
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez

Escrito por Katherine Flórez
Última atualização: 23 agosto, 2022

As verrugas são pequenas erupções na pele causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). Ele faz com que as células cresçam de forma rápida e repentina, causando pequenos crescimentos benignos que não são um risco para a saúde, mas um problema estético e contagioso.

Podemos encontrar 70 subtipos deste vírus, os quais geralmente causam condições menores. No entanto, o fato de desenvolver este tipo de sintoma, é um indício de que o sistema imunológico está debilitado e não conta com as forças necessárias para combatê-lo.

A primeira coisa que você deve fazer diante disso é procurar um dermatologista. Somente ele deve recomendar o tratamento, embora você possa perguntar se pode complementar o conselho dele com alguns remédios naturais.

Felizmente, existem atualmente muitos métodos profissionais e naturais para eliminar as verrugas ou reduzir a sua aparência na pele. Hoje queremos compartilhar 8 remédios naturais interessantes que não custam muito e que, com uma aplicação constante, podem ser muito eficazes. Conheça-os!

1. Óleo essencial de orégano contra patógenos

Some figure

O óleo de orégano é eficaz para combater as verrugas porque tem a capacidade de lutar contra os agentes patógenos que causam a alteração na pele.

Suas propriedades fortalecem o sistema imunológico e atuam como um analgésico e fungicida natural, de acordo com esse estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Alimentação e Desenvolvimento do México. Esse óleo também fornece uma quantidade significativa de antioxidantes, o que contribui para reparar a pele.

Leia também: O orégano e seus variados usos medicinais

Como utilizá-lo?

  • Aplique três gotas deste óleo diluídas em um copo de água. Beba duas vezes ao dia em forma de infusão.

2. Suco de cebola para ajudar a combater as verrugas

A cebola está incluída na lista de antibióticos naturais que podem combater e eliminar muitos vírus que causam estrados na saúde. É isso que afirma esse estudo realizado pela Universidade Yeungnam (Coreia).

Neste caso, favorece a eliminação das verrugas e fornece nutrientes à pele para acelerar sua regeneração.

Como utilizá-lo?

  • Aplique três gotas desse óleo diluídas em um copo de água.
  • O procedimento deve ser feito, no mínimo, duas vezes por dia, até notar bons resultados.

3. Óleo essencial de árvore do chá para desinfetar

Some figure

É um dos remédios mais populares no tratamento de infecções e doenças cutâneas. É antibacteriano, antifúngico e antimicrobiano, de acordo com esse estudo da Universidade de São Paulo (Brasil) e, portanto, um excelente tratamento para essa condição.

Como utilizá-lo?

  • Aplique três gotas desse óleo diluídas em um copo de água.
  • Não use mais do que o indicado, pois pode ser agressivo.
  • Utilize-o diariamente para obter bons resultados.

4. Aloe vera para a saúde da pele

A aplicação do gel de aloe vera sobre a pele contribui para hidratá-la e rejuvenescê-la. No entanto, o que poucos sabem é que também serve para tratar irritações, verrugas e diversas patologias.

Seus compostos antioxidantes e seus nutrientes essenciais favorecem a eliminação das verrugas e evitam a formação de cicatrizes, assim como afirma esse estudo realizado pela Universidade Arak de Irã.

Como utilizá-lo?

  • Em primeiro lugar, extraia o gel contido na folha de aloe vera.
  • Em seguida, aplique três gotas diluídas em um copo de água.
  • Repita seu uso três vezes ao dia, todos os dias.

5. Leite de figo verde para acelerar a recuperação

Some figure

O leite branco e espesso obtido do figo verde é um grande remédio para combater as verrugas, graças às suas propriedades antivirais, de acordo com esse estudo da Universidadr de Tabriz (Irã). Seus agentes ativos combatem o vírus e aceleram a recuperação da pele.

Como utilizá-lo?

  • Aplique duas gotas desse óleo diluídas em um copo de água.

6. Dente de alho, um potente antibiótico

O alho é um poderoso antibiótico natural, segundo esse estudo realizado pela Universidade Estatal de Washington (Estados Unidos), que se mostrou eficaz na eliminação das bactérias intestinais e outros agentes patógenos que atacam o sistema. Por isso, consumi-lo cru e aplicá-lo sobre as áreas afetadas da pele contribui para reduzir essas erupções antiestéticas em pouco tempo.

Como utilizá-lo?

  • Em primeiro lugar, amasse um dente de alho até obter uma pasta.
  • Em seguida, adicione à mistura um copo de água, até obter uma pasta mais aquosa.
  • Repita o tratamento todos os dias antes de dormir.

7. Suco de batata para acelerar a recuperação

Some figure

O suco de batata se tornou popular como remédio contra as olheiras e as bolsas sob os olhos graças ao seu efeito refrescante e anti-inflamatório, segundo essa pesquisa da Universidade Purdue (Estados Unidos). O que algumas pessoas não sabem é que ele também é útil para combater as verrugas e acelerar a sua recuperação.

Recomendamos este artigo: 5 grandes benefícios da batata crua para a pele

Como utilizá-lo?

  • Primeiro, amasse uma batata crua e aplique a pasta obtida sobre verruga antes de dormir.
  • Cubra fazendo um pequeno curativo para fixá-la durante a noite.
  • Aplique todos os dias.

8. Bicarbonato de sódio para eliminar as células mortas

A ação adstringente e antisséptica deste produto contribui para eliminar as células mortas e as pequenas verrugas que aparecem em várias áreas da pele.

Como utilizá-lo?

  • Faça uma massa com água. Acrescente uma colher e beba duas vezes por semana.

Os efeitos destes remédios naturais variam de pessoa para pessoa e em função da gravidade da condição. O essencial é saber que seus resultados não são imediatos e só serão obtidos com seu uso constante.

Lembramos que você tem que ter cuidado com o uso de óleos essenciais. Eles devem ser sempre diluídos até um máximo de 2% (2 ou 3 gotas de óleo essencial em uma colher de sopa de óleo portador, um óleo vegetal não essencial). Eles não devem ser utilizados ​​em crianças, mulheres grávidas ou lactantes, ou em animais de estimação.

Se estas alternativas não funcionarem, o melhor é consultar um dermatologista para conhecer outros métodos para eliminá-las.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Carson, C. F., Hammer, K. A., & Riley, T. V. (2006). Melaleuca alternifolia (tea tree) oil: A review of antimicrobial and other medicinal properties. Clinical Microbiology Reviews. https://doi.org/10.1128/CMR.19.1.50-62.2006
  • Hammer, K. A., Carson, C. F., & Riley, T. V. (1999). Antimicrobial activity of essential oils and other plant extracts. Journal of Applied Microbiology. https://doi.org/10.1046/j.1365-2672.1999.00780.x
  • Petrovska, B., & Cekovska, S. (2010). Extracts from the history and medical properties of garlic. Pharmacognosy Reviews. https://doi.org/10.4103/0973-7847.65321

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.