Olho seco na menopausa

30 de março de 2020
O olho seco na menopausa é o segundo sintoma mais comum dessa fase da vida, após as ondas de calor. Para evitar esse desconforto, o ideal é consultar um oftalmologista para obter orientações.

A menopausa é uma etapa da vida da mulher que provoca inúmeras mudanças em todo o seu organismo. Embora seja verdade que em muitas mulheres os sintomas são muito leves, outras sofrem com diversos desconfortos. O olho seco é um desses problemas que podem surgir na menopausa.

O olho seco é, na verdade, uma patologia que pode ter muitas causas. Nela, a superfície do olho perde parte da umidade que o protege de maneira normal. Isso provoca muitos desconfortos, como coceira, problemas visuais e inclusive lesões.

Estima-se que quase 30% da população sofra de olho seco. No entanto, dentro dessa porcentagem, o número de mulheres na fase da menopausa é muito alto. Quase 60% das mulheres a experimentam neste momento de suas vidas.

Portanto, neste artigo, explicaremos qual é a relação entre olho seco e menopausa. Além disso, mencionaremos uma série de medidas que podem ajudá-la a aliviar esse problema e reduzir o desconforto.

Quais são as causas do olho seco?

Como já mencionamos, esta é uma patologia que pode ter várias causas. Parece que a relação com a menopausa está na alteração hormonal que ocorre nesse período, porque há uma diminuição nos níveis de estrogênio.

Essa diminuição do estrogênio altera praticamente todas as secreções no corpo. Também afeta a vagina, por exemplo, causando uma secura vaginal que influencia especialmente as relações sexuais.

Infelizmente, o olho seco é o segundo sintoma mais comum na menopausa, após as ondas de calor. Além disso, estima-se que possa durar até 4 anos. No entanto, não está apenas relacionado aos hormônios, mas é influenciado por outros fatores, como o envelhecimento. Outras causas são:

  • O uso de lentes de contato.
  • Certos medicamentos, como antidepressivos.
  • Tratamentos contra o câncer, como a quimioterapia.
  • Uso excessivo de aquecimento ou moradia em ambientes muito secos e poluídos.

O olho seco aumenta o risco de lesão no globo ocular, na córnea ou em outro local. Além disso, é acompanhado por uma sensação de areia no interior e de peso ocular. Pode, inclusive, afetar a visão.

O olho seco pode causar muito desconforto
O olho seco é o segundo sintoma mais comum da menopausa.

Não deixe de ler: É comum engordar durante a menopausa?

Quais riscos o olho seco apresenta?

As lágrimas têm uma função principalmente defensiva. Atuam como um sistema de limpeza natural que retém partículas e germes que podem danificar os olhos. Quando essa umidade é perdida, os olhos tendem a ficar irritados e muito mais expostos a qualquer tipo de lesão.

Além disso, o risco de infecções aumenta acentuadamente. Portanto, se o olho seco não for tratado, é possível que ele acabe causando algum dano ocular ou que surjam úlceras.

Saúde ocular
As úlceras da córnea podem ser causadas pela secura ocular.

Você sabia?: Como aliviar os olhos irritados com 5 soluções caseiras

Como aliviar a secura ocular?

Devido ao desconforto e aos riscos do olho seco, é importante tratá-lo e levar em consideração certos aspectos. Primeiro, é recomendável piscar com frequência, pois isso ajuda a estimular as glândulas lacrimais.

Isso é especialmente importante quando estamos na frente de telas de computador e de dispositivos eletrônicos. O ideal é fazer pausas frequentes da vista, esteja você estudando, trabalhando ou mesmo assistindo à televisão.

Além disso, é recomendável ter cuidado com o vento e com o sol. É melhor usar sempre óculos de sol, pois eles protegem os olhos evitando que entrem partículas que podem causar danos. Se for possível, ambientes muito secos devem ser evitados.

Para fazer isso, você pode reduzir o uso do aquecedor ou do ar condicionado. Caso contrário, é recomendável usar umidificadores em casa. Também é essencial manter um estilo de vida saudável, cuidando da alimentação e hidratando-se com frequência.

O mesmo vale para as horas de sono. Quando não dormimos bem, os olhos sofrem e ficam ainda mais sensíveis.

Conclusão

O importante é que, se você sentir algum desconforto, consulte um especialista. Os sintomas do olho seco podem ser muito incômodos e alterar a sua qualidade de vida. Existem opções terapêuticas para lidar com o problema e, portanto, este é um incômodo que tem solução.

  • Ojo seco: Síntomas y tratamientos | IMO. (n.d.). Retrieved February 24, 2020, from https://www.imo.es/es/ojo-seco
  • Ojo seco después de la menopausia | CooperVision Spain. (n.d.). Retrieved February 24, 2020, from https://coopervision.es/blog/ojo-seco-despues-de-la-menopausia
  • Lloves, Jesús Merayo. “Conceptos Actuales en Ojo Seco. Del Síndrome a la Enfermedad.” Grupo Español de Superficie Ocular y Cornea (GESOC), Madri: 01-84.
  • Menopausia y ojos secos, lo que debes saber – Blog Instituto Oftalmológico Fernández Vega. (n.d.). Retrieved February 24, 2020, from https://fernandez-vega.com/blog/como-influye-la-menopausia-en-la-salud-ocular-de-las-mujeres/