O que significa a cor lilás?

O lilás é uma das cores mais difíceis de distinguir. A seguir mostraremos o significado dela, além de curiosidades e algumas características.
O que significa a cor lilás?

Última atualização: 15 janeiro, 2022

O lilás é uma cor frequentemente confundida ou associada ao violeta, azul enevoado, roxo, lavanda ou malva escuro. Essa cor remete ao nome da flor homônima. A palavra lilás é um empréstimo do francês lilas, tirado do árabe lilak e este, por sua vez, do persa lilag. Esta palavra persa se refere a uma tonalidade azulada proveniente do sânscrito nilah (azul escuro). Ensinaremos a seguir o significado da cor lilás.

Em termos de teoria da cor, o lilás é uma tonalidade que corresponde a uma das muitas tonalidades da cor roxa. Ela também possui uma variedade de tons, que vêm acompanhados de um adjetivo para categorizá-los: lilás francês, lilás claro, lavanda e outros. Embora essa seja uma cor que remete à flor lilás comum, também encontramos essa cor nos cardos, malva alcea e no açafrão.

Características da cor lilás

O significado da cor lilás é variado.
O lilás é uma cor vibrante que é frequentemente associada a sentimentos positivos. O nome é originado pela flor de mesmo nome.

O lilás também é frequentemente denominado como violeta claro e se refere diretamente aos tons da coloração da maioria das flores da espécie Syringa vulgaris. Ele pertence à família das oliveiras e é nativo da região dos Balcãs, na Europa. Essa é uma flor ornamental que encontramos em jardins e parques de todo o mundo.

Essa planta foi descrita pela primeira vez (pelo menos formalmente) em 1753 por Carl Linnaeus. Ela foi utilizada nos jardins otomanos, e destes passaram para os jardins da Europa no século XVI. Elas não foram introduzidas nas colinas americanas até meados do século XVIII. A partir desse momento é que o termo lilás passou a ser usado de forma popular para se referir à cor. A seguir deixamos algumas curiosidades:

  • Durante a época vitoriana não era incomum que as viúvas usassem lilás como uma lembrança do amor do passado.
  • O medo a vários tons de violeta e roxo (incluindo o lilás) é conhecido como porfirofobia.
  • Um tom de lilás é obtido naturalmente a partir das glândulas do caracol marinho murex. Essa substância era usada como tinta ou corante.
  • Considerando a informação anterior, o púrpura, roxo e violeta (também os tons lilás) eram considerados como cores das classes altas (os pobres não tingiam as próprias roupas).
  • Em um determinado momento da sua maturação, a flor da cerejeira adquire uma tonalidade próxima ao lilás. Essa é a flor mais famosa do Japão.
  • Essa é uma das cores mais difíceis para o olho humano distinguir. É por isso que a classificação de lilás, malva, roxo, violeta e outras costuma ser muito subjetiva.
  • Existe um pássaro africano conhecido como roleiro de peito lilás. Ele pode ser encontrado na África Subsaariana e na Península Arábica.
  • O tom lilás francês é usado desde o início do século XIX na decoração de interiores.
  • Um tom semelhante ao lilás é usado para homenagear os pacientes com epilepsia. Em 26 de março as pessoas usam essa cor para aumentar a conscientização.
  • A cor do sabre de Mace Windu em Star Wars é semelhante ao lilás. Este foi um pedido explícito de Samuel L. Jackson para interpretar o papel.
  • Embora para alguns a tonalidade esteja mais próxima do roxo que do lilás escuro, a única nação do mundo que utiliza essa cor em sua bandeira é a Dominica.
  • Algumas pessoas albinas podem desenvolver uma coloração nos olhos que se assemelha ao lilás em determinados contextos (maquiagem, iluminação, etc.). Elizabeth Taylor ficou famosa por gerar um efeito semelhante na câmera.
  • No capítulo “Nosedive” da terceira temporada de Black Mirror é possível observar diferentes tons de violeta, roxo e lilás.
  • Um tom muito semelhante ao lilás é utilizado como símbolo da comunidade trans.

É difícil separar o lilás das suas cores irmãs. Muitas pessoas têm dificuldade em distingui-lo, principalmente os tons mais claros (sendo confundido com o azul) e escuros (sendo confundido com o violeta). Ainda assim, essa é uma cor independente.

O significado da cor lilás na psicologia

De acordo com alguns especialistas, as cores podem afetar o nosso comportamento, decisões e pensamentos. Isso é condicionado por variáveis sociais como idade, sexo, crenças e receptividade aos estímulos ambientais. A capacidade de diferenciar as cores também exerce influência, como já comentamos anteriormente.

A verdade é que o significado da cor lilás pode se sobrepor ao do roxo, violeta, lavanda e assim por diante. Do ponto de vista social, as mulheres são condicionadas a serem capazes de distinguir as diferenças entre espectros de cores e tons (também a saber nomeá-los). Isso as tornaria mais receptivas a sentirem empatia com as cores. Vejamos outras curiosidades:

  • As cores mais claras do lilás são percebidas como pureza, inocência e candura. É por isso que essas tonalidades são frequentemente utilizadas em casamentos.
  • Os tons mais próximos do azul podem transmitir sentimentos de felicidade e tranquilidade.
  • O lilás com tom magenta é utilizado no marketing como símbolo de amor e paixão (principalmente associado às primeiras experiências).
  • As evidências indicam que as publicações com a cor violeta (e seus diferentes tons, como o lilás) costumam ter uma maior receptividade entre os usuários do Instagram.
  • Os tons mais claros são percebidos como cores frias, que na maioria das pessoas gera sensação de calma e paz.
  • Em algumas sessões de aromaterapia tons de lilás são usados para aliviar o estresse e tratar a depressão.

Apesar dessa não ser uma cor que sugere emoções intensas ou modifique de forma brusca o estado de espírito, o significado do lilás nunca passa despercebido. Essa tem sido uma cor tradicionalmente feminina, ligada ao amor e à delicadeza.

Significado da cor lilás em diferentes culturas

O significado do lilás é importante para a moda.
A cor lilás geralmente é sinônimo de sabedoria, felicidade e paixão. Por esta razão ela é amplamente utilizada na moda e decoração.

Embora a participação desta cor nas culturas ao redor do mundo não seja tão impressionante (como é a do violeta ou roxo intenso), destacamos algumas curiosidades culturais dela:

  • Thomas Jefferson e George Washington adoravam a flor lilás. Eles tinham várias delas em seus jardins.
  • Pintores impressionistas como Van Gogh e Claude Monet pintaram lilases algumas vezes.
  • Em muitos países o lilás é a cor oficial do oitavo aniversário de casamento.
  • Walt Whitman usou lilases como símbolo da vida em vários de seus poemas.
  • Em algumas versões do mito grego de Syringa e Pan, a ninfa termina como um arbusto de lilás.
  • No Japão essa cor simboliza nobreza e força.

Com estas últimas últimas informações nos despedimos deste artigo sobre o significado da cor lilás. Esperamos que as informações apresentadas tenham te ajudado a reconhecer a importância dessa cor, bem como a apreciá-la de forma diferente na próxima vez que você interagir com ela.

This might interest you...
O que significa a cor azul?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que significa a cor azul?

A cor azul tem várias interpretações. Conheça sua importância e significado no mundo inteiro.



  • O’Connor, Z. Color psychology. Encyclopedia of color science and technology. 2016.
  • Yu, C. E., Xie, S. Y., & Wen, J. Coloring the destination: The role of color psychology on Instagram. Tourism Management. 2020; 80, 104110.