O que é a ceratite herpética? Descubra aqui

22 de setembro de 2019
A ceratite herpética geralmente causa dor e vermelhidão nos olhos, além de lacrimejamento constante.

A ceratite herpética é a inflamação da córnea causada por uma infecção por um vírus da família do Herpes. A córnea é a parte frontal do olho que cobre a íris e a pupila; quando está danificada, a visão desse olho pode ser alterada.

Os vírus da família do Herpes são muito comuns. Especificamente, a principal causa de ceratite herpética é o vírus Herpes Simplex tipo I. Estima-se que 90% da população esteja em contato com ele desde a infância.

Esses tipos de vírus são capazes de permanecer inativos em nosso corpo e reativar em determinadas circunstâncias, como uma diminuição nas defesas. Isso torna patologias como a ceratite herpética bastante frequentes.

Quais são as causas da ceratite herpética?

O que é a ceratite herpética? Descubra aqui

O vírus do herpes tipo I é muito comum e contagioso. É transmitido pelo contato com a pele ou pela saliva. Normalmente, as pessoas são infectadas durante a infância, embora isso geralmente não produza sintomas. É a chamada infecção primária.

O vírus permanece adormecido em nosso sistema nervoso, pele e olhos. Isso significa que, embora não esteja produzindo sintomas, ele ainda está presente em nosso corpo e pode ser reativado a qualquer momento.

Existem inúmeras circunstâncias que podem causar a reativação desse vírus. Por exemplo, estresse, exposição ao sol, febre ou um trauma que cause uma queda significativa nas defesas. Até a menstruação em mulheres ou o uso de certos medicamentos podem causar a reativação do vírus do Herpes. Essa reativação é o que geralmente causa ceratite herpética.

Como isso acontece?

Como mencionamos, o vírus pode infectar o olho pela primeira vez na chamada infecção primária. Isso geralmente ocorre em crianças. No entanto, nesses casos, os sintomas são leves e são confundidos com uma conjuntivite comum.

Mas, na maioria dos casos, a ceratite herpética ocorre pela reativação do vírus, como mencionamos. O vírus, presente no olho, pode causar uma infecção quando a pessoa sofre uma queda nas defesas.

Quais são os sintomas da ceratite herpética?

No caso de infecção primária, os sintomas são semelhantes aos da conjuntivite comum. O olho geralmente fica vermelho e com muita coceira. Além disso, há uma secreção, que pode ser amarelada ou verde, e há remelas nas pálpebras ou nos cílios.

Quando se trata de uma reativação do vírus, a ceratite herpética produz sintomas mais graves. Os sintomas mais comuns são:

  • Os olhos geralmente doem e ficam vermelhos.
  • Há a sensação de um corpo estranho dentro do olho.
  • Lacrimejamento constante.
  • Sensibilidade à luz brilhante.

O problema é que, se a infecção se complica, a córnea fica muito inflamada e pode ocorrer visão turva. De fato, podem ocorrer úlceras na córnea. Isso é grave, pois pode causar perda de visão.

Além disso, se a ceratite herpética se repetir, uma superfície maior da córnea é danificada. Forma cicatrizes permanentes que também reduzem a visão.

Mulher com olhos vermelhos.

Você pode gostar do texto: 7 recomendações para combater a conjuntivite de forma natural

Como é diagnosticada?

Para diagnosticar a ceratite herpética, é essencial que, diante de qualquer um dos sintomas, procure um médico, preferencialmente um oftalmologista. Ele se encarregará de fazer um exame oftalmológico adequado.

Para isso, costuma-se usar colírios que têm corantes. Eles marcam as lesões da córnea, se existirem, e permitem detectar quais áreas estão danificadas.

Ocasionalmente, os médicos coletam amostras dessas áreas danificadas para exame em laboratório. Assim, por meio de culturas dessas amostras, a presença do vírus no olho pode ser detectada.

Tratamento da ceratite herpética

Infelizmente, não existe tratamento para erradicar completamente o vírus do Herpes de nosso corpo. No entanto, existem medicamentos que nos permitem tratar infecções como a ceratite herpética.

Primeiramente, os médicos geralmente prescrevem colírios antivirais. Esses antivirais também podem ser administrados por via oral ou intravenosa. O mais usado é um medicamento chamado aciclovir.

No entanto, quando a ceratite produz lesões graves da córnea, o tratamento é mais complexo. Assim, o transplante de córnea pode se tornar necessário. O especialista escolherá o tratamento mais adequado.

Você pode estar interessado em ler também: Herpes em crianças: como tratá-lo?

Em conclusão

A ceratite herpética é uma infecção comum do olho que, se não for tratada adequadamente, pode levar a sérios problemas de visão. Portanto, é importante que você vá ao oftalmologista se estiver diante de qualquer dúvida.

  • Queratitis Herpética – Centro de Oftalmología Barraquer. (n.d.). Retrieved August 15, 2019, from https://www.barraquer.com/que-tratamos/queratitis-herpetica/
  • La conjuntivitis: generalmente es leve y fácil de tratar – Especiales CDC – CDC en Español. (n.d.). Retrieved August 15, 2019, from https://www.cdc.gov/spanish/especialescdc/conjuntivitis/index.html
  • Tratamiento de la queratitis herpética – American Academy of Ophthalmology. (n.d.). Retrieved August 15, 2019, from https://www.aao.org/salud-ocular/enfermedades/queratitis-herpetica-tratamiento
  • Queratitis herpética – Trastornos oftálmicos – Manual MSD versión para público general. (n.d.). Retrieved August 15, 2019, from https://www.msdmanuals.com/es-es/hogar/trastornos-oftálmicos/trastornos-de-la-córnea/queratitis-herpética