O que fazer diante de um trauma no cóccix

25 Novembro, 2019
Em determinadas situações, o cóccix pode sofrer uma lesão. Se isso acontecer, o corpo requer um período de recuperação lento e rigoroso no qual é necessário o acompanhamento de um médico.

O cóccix está situado no final da coluna vertebral, na parte baixa das costas e seguido do sacro, com o qual se articula. Uma dor nessa área pode chegar a ser realmente incômoda e se intensificar durante períodos sentados ou em determinadas posições.

Ainda que o cóccix não tenha uma função importante no corpo humano, oferece inserções para músculos e ligamentos.

Além disso, funciona como amortecedor quando uma pessoa se senta. Em determinadas ocasiões, ao cair sentado, o cóccix pode ser lesionado. Diante disso, é necessário um período de recuperação lento e rigoroso no qual é necessário o acompanhamento de um médico.

As lesões ocorrem normalmente por causa de quedas diretas e podem dar lugar a luxações ou fraturas, produzindo sintomas como dor ao caminhar e ao sentar, além de incômodo ao defecar.

Por outro lado, não é necessário ocorrer um trauma para que surja uma dor no cóccix. Às vezes a simples falta de exercício pode fazer com que apareça dor nessa área.

Por outro lado, as mulheres são mais propensas a sofrer lesões lombares. Isso porque sua pelve é mais larga do que a dos homens e isso faz com que o cóccix das mulheres fique mais exposto a possíveis lesões.

Leia também: 5 remédios caseiros para aliviar a entorse de tornozelo

bater o cóccix

No caso de sofrer uma lesão, o mais recomendável é procurar um médio e evitar a automedicação, já que esta pode ser contraproducente.

Tratamentos para a dor no cóccix

Quando o cóccix sofre um traumatismo pode causar incômodos graves. Nesses casos, é fundamental procurar um especialista que indique qual é o tratamento que deve ser seguido. Se você não fizer isso, a lesão pode piorar e causar outros problemas mais graves.

Na maior parte dos casos, além de uma boa reabilitação, os fatores mais importantes são também o tempo e o repouso. É importante ter em mente que uma lesão no cóccix leva tempo para ser curada.

De fato, o processo de recuperação pode levar várias semanas, às vezes meses, dependendo da gravidade da mesma.

Para aliviar os incômodos e evitar a dor tanto quanto possível, os profissionais costumam recomendar os seguintes remédios:

  • Evitar exercer pressão direta sobre ele durante longos períodos de tempo. Por isso, é recomendável usar uma almofada de rosca, que servirá de amortecedor e ajudará no processo de cura.
  • Quando estiver sentado, incline seu corpo para frente para que o peso do seu corpo recaia sobre as penas e não sobre o cóccix.
  • Aplique gelo na região lesionada durante 15 a 20 minutos, três ou quatro vezes por dia, principalmente durante os primeiros dias depois da lesão.
  • Evite realizar atividades que requerem o uso da parte baixa das costas, como alguns tipos de exercícios, pegar pesos ou ter relações sexuais.
  • Consuma alimentos ricos em fibras e beba líquidos em abundância para evitar a prisão de ventre.

Se a dor for muito intensa, você pode tomar algum analgésico ou anti-inflamatório, mas sempre com uma prescrição médica.

Leia também: Menus para aliviar a prisão de ventre que você vai gostar

Como saber se quebrei o cóccix?

bater o cóccix

Após bater o cóccix, é possível que tenha ocorrido uma fratura. Para saber se você fraturou algo deve ter em mente os seguintes sintomas:

  • Sensibilidade e dor severa e imediata dor na região do cóccix, inclusive se estiver sentado em uma almofada por um longo tempo.
  • Aparição de hematomas na parte baixa das costas.
  • Aparecimento um nó ou protuberância inchada, que é o osso que sobressai.

Qualquer que seja o caso, diante da mínima suspeita será necessário visitar o médico para verificar. Em alguns casos será necessário um exame retal ou de raio-X para determinar se houve fratura e a gravidade da mesma.

Tratamento de um trauma no cóccix

A fratura no cóccix é muito dolorosa. E não é só isso, pode levar muito tempo para curar, mais que outros tipos de trauma. Por isso, o tratamento mais importante é o descanso, para permitir que o corpo se recupera, o que pode demorar várias semanas.

No caso de trauma e uma não melhora da situação mesmo após algumas semanas, será necessário ir ao médico, que te receitará medicamentos para aliviar a dor. Em casos extremos, será necessário eliminar o cóccix por meio de cirurgia, ainda que não seja garantia de eliminação da dor.

A aplicação das medidas anteriores para traumatismos no cóccix são igualmente válidas em caso de quebrar o osso. Quando a dor melhorar você pode começar a realizar algum tipo de atividade física, mas deve fazê-lo devagar e com muito cuidado para não lesionar a região novamente.

  • Gofton, T. E., & Young, G. B. (2014). Concussion. In Encyclopedia of the Neurological Sciences. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-385157-4.00321-3
  • Maigne, Lagauche, & Doursounian. (2000). Instability of the coccyx in coccydynia. The Journal of Bone and Joint Surgery. British Volume. https://doi.org/10.1302/0301-620X.82B7.10596
  • Waldman, S. D. (2006). Coccydynia. In Pain Management. https://doi.org/10.1016/B978-0-7216-0334-6.50098-4
  • Buttaravoli P, Leffler SM. Coccyx fracture: (tailbone fracture). In: Buttaravoli P, Leffler SM, eds. Minor Emergencies. 3rd ed. Philadelphia, PA: Elsevier Saunders; 2012:chap 106.