O alho e suas incríveis propriedades emagrecedoras

· 16 de junho de 2018
Se você está pensando em perder alguns quilos, precisa conhecer as propriedades emagrecedoras do alho. 

O alho é um ingrediente comum de qualquer gastronomia, e como tempero é usado em uma infinidade de receitas. Na verdade, não é disparatado afirmar que é o ponto básico de qualquer prato. No entanto, graças as suas propriedades adicionais, além de ressaltar o sabor dos alimentos, o alho para perder peso é perfeito.

O alho tem importantes benefícios para quem deseja perder peso e melhorar a saúde. Desde reduzir o estresse até controlar as infecções bacterianas.

Usos medicinais do alho

O alho é um elemento com muitos benefícios, de acordo com a medicina naturalista. Seu uso é amplo e variado. Tem efeito antibiótico, é capaz de reduzir níveis alterados de pressão arterial, colesterol, insulina.

Da mesma forma, o alho vem sendo relacionado com o tratamento da toxoplasmose, controle de doenças cardíacas, regeneração de danos causados pela arteriosclerose, reumatismo e complicações por diabetes.

Alho para perder peso

No entanto, em quantidades elevadas é prejudicial para pacientes com hemorragias devido as suas propriedades anticoagulantes. Além disso, sua ingestão exagerada pode provocar irritação estomacal.

Contudo, como mencionamos, seus usos medicinais são amplos e variados. A seguir exporemos uma lista de outras doenças onde podemos usar o alho como tratamento natural:

  • Infecções intestinais
  • Hemorroidas
  • Frieiras, verrugas e calos
  • Herpes labial
  • Estresse, nervosismo e insônia
  • Acidente cerebrovascular (AVC) e trombose
  • Gota
  • Febre
  • Edemas
  • Anemia

É melhor cru ou cozido?

Os benefícios do alho para perder peso podem ser aproveitados tanto cru quanto cozido. Ao triturar os dentes de alho, criamos a alicina, conhecida por seus efeitos antibióticos, hipoglicêmicos e antioxidantes.

Ao cozinhar com alho liberamos a adenosina e o ajoene. Estes elementos têm propriedades anticoagulantes e também são conhecidos por reduzir os níveis descontrolados de colesterol.

Com relação as propriedades emagrecedoras, favorece a digestão dos alimentos, já que aumenta a secreção dos sucos gástricos. Também controla o açúcar no sangue, a eliminação de toxinas e a retenção de líquidos.

Da mesma forma, regula a produção de cortisol (hormônio relacionado com o estresse), melhora os níveis de colesterol e alivia o sistema para uma ótima circulação sanguínea.

Não podemos deixar passar que todos os pontos anteriores são básicos para emagrecer.

Estudos sobre o alho para perder peso

O diretor de pesquisas da Universidade de Santander e a Universidade Complutense de Madri, Patricio López, explicou que o alho possui propriedades “cardioprotetoras”. Por isso é uma alternativa para prevenir a diabetes, infartos e doenças cardiovasculares.

alho para perder peso

López conduziu um estudo chamado “O extrato de alho envelhecido aumenta os níveis de adiponectina em pacientes com síndrome metabólica”.

Esta pesquisa foi realizada em 47 pessoas diagnosticadas com sobrepeso. Ali se encontravam mulheres com cinturas superiores aos 80 cm de diâmetro; e homens com uma circunferência abdominal de 90 cm.

Durante 4 meses, um grupo consumiu alho envelhecido e o outros placebos. Comprovaram os seguintes resultados nas pessoas que comeram alho durante o experimento:

  • Aumentou-se o hormônio adiponectina, o qual tem qualidades cardioprotetoras.
  • Os níveis de colesterol reduzem consideravelmente.
  • Perderam peso mais rápido. 

Estimula o organismo

Se você quer emagrecer, o alho é seu melhor aliado. Primeiro, porque inibirá seu apetite e se sentirá mais saciado. Ou seja, não comerá em excesso.

Por outro lado, e talvez o ponto mais importante, este ingrediente se encarregará de melhorar seu metabolismo.

De que maneira? Seus efeitos farão com que o sistema nervoso aumente a produção do hormônio adrenalina. Dessa forma, aumentará o consumo de calorias, o que é muito útil para queimar e evitar o acúmulo de gorduras. 

Dicas para emagrecer com alho

Se seu objetivo é emagrecer com as propriedades deste estupendo aliado culinário, pode misturar:

  • 1 colher de azeite de oliva
  • 1 dente de alho cru triturado

Deve consumi-lo cada manhã em jejum.

Suco de alho para perder peso

Outra opção com a qual se pode aproveitar as propriedades do alho é misturando os seguintes ingredientes:

  • 1 alho cru triturado
  • 1/2 colher de canela
  • 1 xícara de água quente

Se você toma esta bebida em jejum durante 3 semanas notará algumas mudanças no corpo.

Como vimos, o alho possui muitos benefícios para podermos perder peso de maneira saudável. Mas não é só isso, também reforça outras áreas do organismo, como o sistema imune.

No entanto, este elemento não faz milagres sozinho. É importante complementá-lo com uma dieta balanceada e exercício se desejamos perder peso da forma adequada. Ante qualquer dúvida, o ideal é que consultemos um especialista em nutrição.