O açúcar de beterraba traz benefícios?

14 de janeiro de 2020
Você já ouviu falar de açúcar de beterraba? Neste artigo, contamos a você se ele realmente traz benefícios à saúde em comparação com o açúcar de cana.

O açúcar faz parte de nossas vidas: o consumimos regularmente em refrigerantes, doces, bolos e até em molhos e outros alimentos processados. Agora, o que é açúcar de beterraba? É realmente melhor que o açúcar de cana? Fique conosco para descobrir isso.

O que é açúcar de beterraba?

Este açúcar é extraído da planta da beta vulgaris, um vegetal de raiz que consumimos em saladas. Talvez você não saiba, mas esta planta é, juntamente com a cana-de-açúcar, a mais usada para produzir açúcar refinado (açúcar branco) em todo o mundo.

A beterraba açucareira também é usada para produzir açúcar mascavo e melaço. Como deve ter percebido, você consumiu este açúcar sem saber que era beterraba! Isso é bastante normal, pois em muitos produtos alimentícios não está claro se o açúcar usado é de cana ou desse vegetal.

Para obter o açúcar, é necessário extrair o suco do vegetal e purificá-lo através do cozimento. Assim, o suco acaba se transformando em um xarope concentrado que, quando cristalizado, forma o açúcar de beterraba.

Leia também: 7 maneiras de reduzir o açúcar da dieta das crianças

História

Beterrabas

O açúcar é conhecido desde os tempos antigos: desde a Pérsia antiga, na época de Alexandre Magno, há evidências de sua existência. O conhecimento sobre o açúcar se expandiu na Europa durante as Cruzadas, embora na época fosse um item de luxo que somente os ricos podiam desfrutar.

Na Espanha, veio das mãos dos árabes e foram os espanhóis que, após a descoberta da América, introduziram o cultivo de cana de açúcar no novo continente.  No Brasil, a primeira muda de cana foi trazida por Martim Affonso de Souza, em 1532, que iniciou seu cultivo na Capitania de São Vicente. Entretanto, foi no Nordeste que os engenhos de açúcar se multiplicaram.

Mas, em 1705, Olivier de Serres, um químico francês, descobriu que a beterraba tinha uma composição semelhante à da cana-de-açúcar. No entanto, não foi até 1747 quando essa informação foi levada em consideração.

O químico alemão Marggraf documentou a existência de açúcar em diferentes variedades de beterraba e extraiu seu açúcar após deixá-las várias semanas em repouso. No início do século XIX, a primeira fábrica deste açúcar no mundo entrou em operação e, a partir de então, o crescimento dessa produção foi exponencial.

Açúcar de cana e de beterraba: diferenças

  1. Poder adoçante: ambos os açúcares adoçam de maneira semelhante, sendo quase impossível encontrar diferenças significativas entre eles.
  2. Sabor e aroma: o açúcar de beterraba tem um aroma terroso, com um leve toque de óxido, que dá um sabor sutil de açúcar queimado, enquanto o açúcar de cana tem um sabor doce e aroma frutado.
  3. Ponto de caramelização: o açúcar de cana é caramelizado com mais facilidade e uniformidade do que o açúcar da beta vulgaris. Este último pode gerar uma textura mais crocante, perfeita para acompanhar alguns bolos.

Leia também: 5 remédios de beterraba para melhorar sua saúde

Benefícios do açúcar de beterraba

Mulher pegando beterrabas

A realidade é que não existem estudos científicos que determinem uma grande diferença nutricional entre o açúcar de beterraba e o açúcar de cana. Essencialmente, o açúcar, proveniente da beterraba, é a sacarose, um composto das moléculas de frutose e glicose.

Por esse motivo, o consumo de grandes doses de açúcar pode contribuir para o ganho de peso ou o desenvolvimento de doenças como diabetes ou problemas coronarianos. A American Heart Association recomenda limitar a ingestão de açúcares adicionados a um máximo de 24 gramas (cerca de 6 colheres de sopa) por dia no caso de mulheres e 36 gramas (cerca de 9 colheres de sopa) para homens.

Em conclusão, o açúcar de beterraba não fornece nutrientes maiores que o açúcar de cana. Por esse motivo, você deve moderar o consumo de açúcar, independentemente da planta de origem. Lembre-se de que uma dieta equilibrada é a base de uma vida saudável.

Então, este artigo foi útil pra você? Sendo assim, continue conosco porque temos mais informações para a sua saúde, beleza e bem-estar.