Notas escolares: guia para os pais

28 de abril de 2019
As notas escolares são sinônimo de estresse para muitos pais e filhos. Apoiar e encorajar as crianças a aprender, fazer perguntas e encontrar respostas pode ser a fórmula para bons resultados.

Como pais, levamos a questão das notas escolares muito a sério, como se fosse uma avaliação do nosso próprio desempenho.

No entanto, não nos damos conta de que são uma medida pontual na aquisição e memorização de certos conteúdos acadêmicos.

É uma medida que responde a certas circunstâncias. Como tal, não indica necessariamente que o aprendizado que nossos filhos tiveram foi bem-sucedido ou não. As notas da escola nos dizem várias coisas, sobre as quais podemos agir, sem sofrer ou fazer nossos filhos sofrerem.

O que devemos saber sobre as notas escolares?

Notas escolares podem causar estresse

  • As notas escolares são uma avaliação circunstancial. A nota é obtida de exames que são dados a todas as crianças igualmente. No entanto, esses testes não levam em conta o nível de maturidade, interesses e estilo de aprendizagem de cada criança.
  • A nota nem sempre expressa o esforço da criança para obtê-la. Uma nota 10 pode ser obtida sem qualquer esforço, enquanto uma nota menor poderia implicar um ótimo trabalho para a criança.
  • As notas escolares nos mostram os interesses das crianças. Elas podem ter mais facilidade com cálculos ou artes visuais, enquanto outra têm facilidade com idiomas estrangeiros, português ou esportes.
  • A aprovação não significa aprendizado. A verdade que o sistema educacional que conhecemos esconde é que ele exige que a criança seja aprovada, mas isso nem sempre é garantia de que ela aprendeu alguma coisa.
  • Uma nota intermediária ou até mesmo uma reprovação não é uma qualidade da criança. Não pode ser usada para rotular a criança ou para indicar seu valor como pessoa, muito menos para amedrontá-la ou puni-la.

Como podemos ajudar nossos filhos com as notas escolares?

É preciso ver além das notas escolares

Nós devemos avaliar qual foi o esforço feito pelo nosso filho para obter a nota que ele obteve. Essa é a melhor maneira de enxergar as notas escolares e a melhor maneira de motivar a criança a continuar tentando e superando a si mesma.

Motive o esforço diário

Você não precisa esperar até ver o resultado de um exame para parabenizar seu filho. Reconheça seu trabalho diário na escola.

Quando o dia de hoje não for muito bem, analise o que você fez anteriormente para perceber no que pode melhorar. Estimule a criança a completar suas tarefas corretamente e no tempo previsto.

Organize um cronograma de estudo

Supervisione o início das atividades para que você possa corrigi-las a tempo se o seu filho fizer errado. Ajude seu filho a ter todo o material que ele precisa para estudar e fazer o dever de casa. Além disso, no final, veja se tudo o que lhe foi atribuído está completo.

Confira também: 8 dicas que ajudarão seu filho a superar a fobia escolar

Deixe-o estudar e fazer a lição de casa tranquilamente

Pais fazendo lição de casa com a filha

Para que seus filhos melhorem suas notas escolares, você deve fornecer uma atmosfera tranquila.

Organize um espaço tranquilo para ele estudar e fazer o dever de casa. Evite estímulos que o distraiam, como televisão, brinquedos ou dispositivos eletrônicos.

Se vocês não estiverem em casa, certifique-se de que a criança estuda e faz o dever de casa em lugares apropriados. Além disso, veja se o seu filho está descansando e dormindo bem depois do dia de atividades.

Mantenha um contato fluido e regular com o professor

Mantenha uma boa comunicação com o professor. Avaliem juntos qual conteúdo deve ser reforçado, quais são os métodos de estudo e como melhorá-los. Se a criança precisar de reforço acadêmico, avalie se é possível contratar aulas extras ou particulares.

Não ameace ou prometa

O reforço positivo quando a criança obtém os resultados esperados não precisa ser recompensado com presentes, mas com palavras de encorajamento e parabéns. Além disso, não ameace ou prometa algo que você não cumprirá.

Evite exigir uma determinada nota

Explique de forma clara e concretamente o que você espera do seu filho. Incentive-o a fazer o melhor possível para alcançar os resultados esperados. Além disso, demonstre que o não cumprimento dos cronogramas e métodos de estudo tem consequências.

Organize os materiais de estudo

Divida os materiais mais longos em partes menores para que ele possa finalizá-los mais rápido. Dessa forma, ele se sentirá reforçado, porque estará cumprindo metas menores e mais racionais.

Trabalhe as matérias separadamente

Faça uma lista do que deve ser corrigido e decida o que ele vai estudar primeiro. Isso o ajudará a atingir metas sem ficar exausto ou frustrado.

Determine qual é a prioridade e o faça trabalhar nela. Em seguida, passe para outra matéria e, quando ele terminar, passe para mais outra.

O que fazer se nosso filho for reprovado?

Criança com medo das cíticas pelas notas escolares

  • Identifique o motivo. Comunique-se com o professor para que ele possa dar seu ponto de vista e vocês possam elaborar um plano de estudo em conjunto. Se o motivo for falta de esforço, será preciso fazer um acompanhamento diário e tentar aumentar a motivação da criança.
  • Fale com seu filho de forma tranquila. Tente entender por que ele teve esse resultado. Você pode tentar novos métodos de aprendizagem que o envolvam mais ativamente.
  • Evite gritar. Isso não fará com que seu filho melhore seu desempenho. Pelo contrário, você deve prestar atenção às razões pelas quais ele não obteve melhores resultados.
  • Fortaleça o senso de responsabilidade. As notas escolares são produto do esforço e dedicação nos estudos. Evite acreditar em desculpas que não são reais para justificar a nota: não é o professor que está pegando no pé dele, nem os colegas de classe que não o deixam se concentrar.
  • Evite compará-lo com outros colegas ou com seus irmãos. Cada criança é única, assim como seus pontos fortes e fracos.
  • Evite transformar o estudo em uma punição. Isso cria um condicionamento negativo que associa a aprendizagem a algo ruim ou chato.

Não deixe de ler: Saturação das crianças com as atividades

Recomendação final sobre as notas escolares

A escola é uma etapa de formação na vida das crianças. As notas escolares fazem parte do processo. Incentive o seu filho a superar as dificuldades: é o melhor aprendizado para encarar os novos desafios que ele enfrentará no resto do sistema educacional, assim como na própria vida.

Finalmente, se depois de ter fortalecido os métodos de estudo de seu filho, as notas escolares não melhorarem, pode ser necessário avaliar se o seu filho tem um problema de aprendizagem mais sério. Para isso, você deve consultar outro tipo de especialista que não seja o professor.