Muco na garganta, o que podemos fazer?

13 de novembro de 2019
O muco na garganta pode ser causado por algo complexo, como alergia ou doenças, ou simplesmente por uma resposta a um hábito tóxico. Veja como aliviá-lo.

O muco na garganta é um sintoma muito frequente e irritante, especialmente nas estações de outono e inverno. É uma situação geralmente temporária, embora possa irritar nossa garganta.

Curiosamente, o muco na garganta pode aparecer por diversas causas, como por exemplo, o tabagismo ou uma alergia comum. No entanto, embora seja algo muito desconfortável que acontece praticamente a todos, poucos sabem como aliviá-lo.

Portanto, neste artigo, explicamos as principais razões pelas quais você pode ter muco na garganta. Também mostraremos algumas maneiras simples de aliviá-lo. Não perca!

Por que temos muco na garganta?

Como já mencionamos, o muco na garganta pode ser causado por inúmeras e diversas causas. Em primeiro lugar, o mais normal é que ocorra devido a um gotejamento pós-nasal. Ou seja, há um acúmulo de muco no nariz que eventualmente desce para a garganta.

Por sua vez, o gotejamento pós-nasal ocorre devido a situações como rinite ou sinusite. A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz, que pode ser alérgica ou não. Por exemplo, é muito comum naqueles alérgicos ao pólen ou em um resfriado comum.

Muco na garganta por alergias

Sinusite é a inflamação da mucosa dos seios paranasais. Estas são cavidades que estão dentro do nosso crânio, perto das narinas. Quando essas cavidades são invadidas por vírus ou bactérias, é comum que se produza o muco na garganta.

Por outro lado, esse problema pode ser devido a um desvio do septo nasal. Esta situação é muito comum nesses casos e em processos alérgicos ou no tabagismo.

Sim, fumar é uma das principais causas para que a garganta fique cheia de muco. Isso ocorre porque o tabaco é uma substância tóxica que irrita continuamente nossa mucosa respiratória. Portanto, se isso estiver acontecendo, é essencial que você pare de fumar.

E, finalmente, é importante destacar que qualquer tipo de infecção pode causar muco na garganta. As mais comuns são amidalite, faringite ou até bronquite. O corpo responde produzindo muco para impedir que o micro-organismo prolifere e aumente a infecção.

Isso pode te interessar: Lavagem nasal: 3 maneiras de fazê-la

O que podemos fazer para reduzir o muco na garganta?

Se você deseja reduzir o muco na garganta, não precisa recorrer a medicamentos. Faça isso somente com indicação do médico. Entretanto, existem várias medidas muito simples que podem ajudá-lo a aliviar os sintomas:

  • É importante que você tente estar em um ambiente úmido. Para conseguir isso, você pode usar um umidificador ou ir a lugares próximos ao mar.
  • Beba muito líquido.
Beba muito líquido para evitar problemas na garganta

  • Experimente fazer gargarejos com água e sal. Isso ajuda a desgrudar levemente o muco da garganta. Você também pode tentar usar gotas no nariz.
  • Para evitar a irritação na garganta, é recomendável que você ventile a casa ou o local onde está. Você pode até dar um passeio em áreas pouco contaminadas, longe do trânsito e da fumaça.
  • E claro, elimine o tabaco, uma vez que é um irritante e uma das principais causas desse muco.

Outra recomendação é que, enquanto estiver dormindo, mantenha a cabeça erguida. Para isso, você pode usar dois travesseiros ou um cobertor sob o qual você sempre usa. Assim, será possível evitar que o muco se acumule na área da garganta.

Leia também: 6 remédios expectorantes para o catarro

Em conclusão

Muco na garganta é uma situação muito desconfortável e frequente. Pode ser causada por algo complexo, como alergia ou doença, ou simplesmente ser uma resposta a um hábito tóxico.

De qualquer maneira, o ideal, se isso acontecer, é evitar engolir a fleuma produzida. Da mesma forma, se você sofre de congestão nasal ou catarro, assoe o nariz. Caso contrário, toda a secreção dessa área pode acabar se instalando na garganta.

E se o problema for constante, consulte o médico e siga sempre as suas orientações.

  • Cómo eliminar el moco o la flema de la garganta – World Health Design. (n.d.). Retrieved September 27, 2019, from https://worldhealthdesign.com/como-eliminar-moco-o-flema-de-la-garganta/
  • MUCOSIDAD EN LA GARGANTA – Causas y Tratamiento » eSalud.com. (n.d.). Retrieved September 27, 2019, from https://www.esalud.com/mucosidad-en-la-garganta/
  • Cómo eliminar la mucosidad en garganta y pecho – AXA Healthkeeper. (n.d.). Retrieved September 27, 2019, from https://www.axahealthkeeper.com/blog/como-eliminar-la-mucosidad-en-garganta-y-pecho/