6 remédios expectorantes para o catarro

· 13 de setembro de 2018
Para obter melhores resultados podemos combinar vários desses remédios expectorantes como vapores, infusões, e alimentos medicinais, e assim melhorar seus efeitos contra o catarro.

Um dos sintomas mais irritantes quando sofremos gripes, resfriados ou alergias é a tosse com catarro. Nesse sentido, alguns remédios expectorantes podem ser muito eficazes para eliminar o muco e aliviar a irritação e congestão na garganta.

Neste artigo revelaremos quais são os 6 melhores remédios expectorantes, e explicamos como você pode tomá-los para se recuperar o mais rápido possível.

6 remédios expectorantes

1. Alcaçuz

O alcaçuz é um remédio tradicional em muitas culturas, por exemplo, na medicina ayurverda da Índia, graças às suas numerosas propriedades curativas. Entre elas destacam-se suas virtudes expectorantes, anti-inflamatórias e antiespasmódicas. Nesse sentido, é um excelente remédio para tratar a tosse com muco e acalmar a irritação do trato respiratório.

Como o consumimos?

  • Podemos consumir o alcaçuz na forma de infusão ou por meio de caramelos, balas, ou comprimidos.
  • Nós também podemos comer o alcaçuz, isto é, a raiz desta planta.
  • É importante notar que as pessoas com pressão alta devem controlar o uso desse remédio, pois podem sofrer hipertensão.

2. Erva doce

A erva doce é bem conhecida por suas propriedades digestivas, pois é um bom remédio para combater os gases e a digestão pesada, e aguçar o apetite. Além disso é um ingrediente comum na cozinha, pois proporciona um toque doce muito agradável. No entanto, a erva-doce também é ideal para tratar a tosse com muco.

Como a consumimos?

  • Podemos consumir a erva doce em infusão, em extrato, ou tintura.
  • Nós também podemos consumi-la crua (saladas, sucos, batidos), ou cozida (sopas, cremes, ensopados). Desta forma podemos prevenir e tratar a tosse da maneira mais natural.

Recomendamos ler: Erva-doce, remédio tradicional para curar o fígado e os rins

Erva-doce ajuda a combater o catarro

3. Gengibre

O gengibre é um tempero aromático com sabor picante e refrescante com tantas virtudes curativas que devemos consumi-lo diariamente, especialmente as mulheres.

Esta raiz estimula o metabolismo, elimina o excesso de líquido, e facilita a digestão. É também um dos melhores remédios expectorantes, pois acalma a tosse e favorece a eliminação do muco. É uma boa opção para a tosse infantil.

Como o consumimos?

  • Uma boa maneira de se beneficiar do gengibre é preparar um chá e tomá-lo quente, adoçado com mel. Podemos usar a raiz fresca (fatiada ou ralada) ou em pó.
  • Também podemos encontrar diferentes tipos de balas de gengibre.
  • Como curiosidade, a culinária asiática também costuma prepará-la em conserva.

4. Eucalipto branco

O eucalipto branco é um poderoso antisséptico muito adequado para distúrbios respiratórios, como a tosse.

Como consumi-lo

  • Podemos tomá-lo em infusão, tintura, ou aplicá-lo topicamente por meio de seu óleo essencial. Neste último caso devemos combiná-lo com um óleo vegetal (coco, oliva, amêndoa, jojoba, etc.).
  • Outra excelente maneira de se beneficiar do eucalipto branco é por meio de nebulizações. Especialmente para as crianças, porque para elas este pode ser muito forte.

Ao inspirar o vapor da decocção do eucalipto conseguiremos um efeito descongestionante imediato e calmante.

Confira essas 5 soluções com eucalipto para aliviar problemas respiratórios

As nebulizações ajudam a aliviar o catarro

5. Canela

A canela é uma especiaria exótica com um sabor doce e aromático. Além de ser um ingrediente ideal em todos os tipos de receitas doces, em muitas culturas também é adicionada a pratos ​​salgados, para melhorar o sabor e a digestão. Neste caso recomendamos a canela para tratar os diferentes tipos de tosse: com muco, seca, ou crônica.

Como consumi-la

  • Podemos tomar a canela em infusão quente.
  • Também podemos combiná-la com outras plantas medicinais e adoçá-la com mel ou estévia, embora seu sabor já seja doce.
  • Se desejarmos, podemos consumir seu óleo essencial, mas em quantidades muito pequenas, e sempre diluído em azeite ou mel.

6. Alho

O alho é um poderoso antibiótico natural que nos ajuda a tratar resfriados, gripes, inflamações ou bronquite, e alguns sintomas comuns como a congestão, a tosse ou a irritação na garganta. Desta forma, comer alho também pode ser um método preventivo para fortalecer o sistema imunológico.

Como o consumimos?

  • Para alcançar esses benefícios, é melhor comer o alho cru.
  • Aqueles que têm dificuldade em digeri-lo podem incluí-lo em sucos de vegetais crus, ou untá-lo na torrada.
  • Você também pode encontrar cápsulas de alho.

Podemos escolher um desses remédios expectorantes para tratar a tosse com catarro ou combiná-los para alcançar um resultado mais rápido e eficaz. Poderíamos preparar uma infusão de alcaçuz, gengibre e canela, incluir erva-doce e alho na nossa dieta, ou fazer uma nebulização com eucalipto. Todas são ótimas opções!