Melhor Com Saúde
 

Miliária ou brotoeja: em que consiste?

Além da erupção cutânea e da inflamação, a miliária costuma provocar pequenas bolhas que podem causar dor.

Miliária ou brotoeja: em que consiste?

Última atualização: 14 Janeiro, 2021

A miliária, também conhecida como brotoeja, é um tipo de erupção cutânea que aparece na pele. É uma patologia que costuma afetar os recém-nascidos, embora possa ocorrer em qualquer idade.

Essa erupção ocorre porque os ductos das glândulas sudoríparas ficam obstruídos. Estes são os responsáveis ​​pelo transporte do suor para a parte mais superficial da pele. Quando se obstruem, ocorre prurido, inflamação e pequenas bolhas.

Todos esses sintomas são muito incômodos e desagradáveis ​​para quem os sofre. Geralmente ocorrem no verão, especialmente em locais onde o clima é muito quente e úmido. É uma condição que tende a desaparecer por conta própria.

No entanto, devido à sua frequência e a quão preocupante pode ser para quem a sofre (principalmente para os pais dos bebês), aqui explicamos tudo que você deve saber sobre a miliária.

O que é a miliária?

Pele com brotoeja

Como já mencionamos, a miliária é uma erupção específica que ocorre na pele porque os canais de suor são obstruídos. São eles que permitem que o suor chegue à parte mais superficial da pele e que ocorra a transpiração.

Quando obstruído, o suor fica sob a pele em vez de evaporar. Isso causa uma reação inflamatória, levando tanto à erupção cutânea quanto à coceira e todos os outros sintomas.

As causas dessa obstrução não são conhecidas com exatidão. Uma das razões poderia ser que esses ductos não foram suficientemente desenvolvidos. Como resultado, tendem a se romper e não funcionam corretamente.

Isso explicaria por que os recém-nascidos são os que mais sofrem de brotoejas. Outra das situações que se relacionam com a doença é viver em climas quentes e úmidos. Além disso, qualquer atividade física que envolva muita transpiração parece ser decisiva.

Por outro lado, verificou-se que a miliária também afeta frequentemente pessoas que estão doentes e em repouso durante muito tempo. Isso ocorre especialmente naqueles que tiveram febre.

Você pode estar interessado: 5 tipos de irritações comuns da pele do bebê

Quais são os sintomas da miliária?

Antes de mais nada, é importante saber que esta é uma erupção cutânea que geralmente aparece nas áreas onde a pele sofre fricção. Por exemplo, em bebês, geralmente aparece nas dobras do bumbum, no pescoço ou no peito. Inclusive, muitas vezes aparece nas axilas ou na virilha.

Além disso, a brotoeja é acompanhada por coceira e irritação. Pode ocorrer em diferentes níveis da pele e com maior ou menor gravidade, portanto, os sintomas podem ser diferentes para cada pessoa.

Nos casos mais leves apenas a camada mais superficial é afetada. Por esse motivo, além da erupção cutânea, aparecem pequenas bolhas, e estas se arrebentam facilmente. Tais bolhas podem causar dor.

Por outro lado, quando afeta uma maior profundidade da pele, aparecem nódulos avermelhados mais dolorosos. Curiosamente, esses casos são acompanhados por cócegas na área. Às vezes, esses nódulos se enchem de pus e se inflamam, por isso a condição se complica.

A brotoeja pode se tornar mais grave, embora não seja comum que isso ocorra. Quando esse é o caso, afeta ainda mais profundamente e provoca lesões firmes e avermelhadas na pele.

Você pode gostar de ler: 5 remédios naturais para aliviar a coceira no couro cabeludo

Qual é o tratamento?

Na maioria dos casos, a miliária não precisa de tratamento. No entanto, existem certas medidas que podem ajudar a reduzir os sintomas e facilitar sua melhoria. Por exemplo, é importante ficar em um local fresco e bem ventilado.

Além disso, o ideal é evitar roupas apertadas ou o excesso de roupas. Se for verão, tente vestir roupas leves e limpas. Caso se trate do seu bebê, faça o mesmo e tente protegê-lo do calor.

Quando se trata de um caso grave de miliária, pode ser necessário aplicar certas pomadas ou unguentos na pele para aliviar os sintomas. Em algumas situações, esteroides tópicos podem ser prescritos para aliviar a inflamação.

Hidratar a pele do bebê

Para concluir

A miliária é uma erupção cutânea que geralmente afeta bebês em climas quentes e úmidos. Não é comum que cause complicações ou que estas sejam graves. No entanto, é essencial consultar um médico ao detectar quaisquer sintomas para descartar a possibilidade de que seja outra patologia.

5 remédios para erupções causadas pelo calor

5 remédios para erupções causadas pelo calor

Existem vários remédios naturais que aceleram a recuperação das erupções causadas pelo calor, proporcionando alívio dos sintomas. Confira!



  • Sudamina | EnFamilia. (n.d.). Retrieved September 22, 2019, from https://enfamilia.aeped.es/temas-salud/sudamina
  • Press, E. (n.d.). Sudamina en bebés, ¿debo preocuparme? Retrieved from https://www.infosalus.com/asistencia/noticia-sudamina-bebes-debo-preocuparme-20171205082840.html
  • Sudamina: por qué aparece – Mi bebé y yo. (n.d.). Retrieved September 22, 2019, from https://mibebeyyo.elmundo.es/enfermedades/enfermedades-bebes/sudamina-piel-verano-1213
  • Sudamina – Trastornos de la piel – Manual MSD versión para público general. (n.d.). Retrieved September 22, 2019, from https://www.msdmanuals.com/es-es/hogar/trastornos-de-la-piel/trastornos-de-la-sudoración/sudamina