Suco de pera: descubra suas mil e uma utilidades

11 Março, 2019
O suco de pera é um calmante, de sabor suave, com alto teor de fibras, e pode ser consumido puro ou misturado. Conheça seus benefícios para o corpo.

O suco de pera é um calmante, de sabor suave, com alto teor de fibras. Além disso, pode ser consumido puro ou misturado a outros sucos.

Além disso, é muito rico em nutrientes e contém vitaminas A, E, C e do grupo B (B1, B2, B3, B6 e B9), bem como o cobre, fósforo e potássio, cálcio, boro, ferro, sódio, magnésio, manganês, zinco e selênio.

O suco desta fruta é conveniente para consumirmos todos os ingredientes que ela proporciona, sobretudo quando está madura. Seu teor calórico é similar ao de um copo de suco de laranja, que proporciona 110 calorias.

PROPRIEDADES DO SUCO DE PERA

PRISÃO DE VENTRE INFANTIL

É recomendado tomar suco de pera como uma opção para a prisão de ventre em bebês e crianças.

A sugestão é que a criança consuma 110 a 200 ml do suco de pera, junto a sua alimentação habitual. Ainda que tenha idade suficiente para comer alimentos sólidos, o ideal é que consuma a pera em papinhas ou vitaminas. Dessa forma, poderá absorver uma maior quantidade de fibras.

Além disso, o suco de pera é uma boa fonte de pectina, que promove os movimentos intestinais regulares, e ingerir este suco fresco manterá a evacuação regular.

Propriedades saudáveis da pera

FORNECE AO CORPO DESCANSO

Consumir suco de pera faz com que as fibras sejam separadas do suco, e por isso oferece descanso ao corpo. Uma vez que os nutrientes pré-digeridos são perfeitamente absorvidos na corrente sanguínea, sem terem de passar por fibras não digeríveis.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Por apresentar uma grande variedade de vitaminas e antioxidantes, servirá para fortalecer o sistema imunológico, para que nos mantenhamos afastados de gripes, resfriados e outras doenças persistentes que tendem a aparecer quando o sistema imunológico está comprometido.

Você também pode se interessar por: 10 efeitos imediatos do álcool em seu organismo

PROTEÇÃO CONTRA A HIPERTENSÃO ARTERIAL

Este suco têm altos níveis de antioxidantes, como já mencionado, assim como glutationa, que ajudará a nos protegermos contra a hipertensão arterial e acidentes cerebrovasculares.

Além das peras não apresentarem gorduras e nem grandes quantidades de sódio, que são prejudiciais à pressão arterial.

Pera pode evitar o desenvolvimento de hipertensão arterial
A hipertensão arterial pode ser prevenida com o consumo de pera, graças aos seus antioxidandes e seu teor de glutationa.

REAÇÕES ALÉRGICAS

As peras costumam ser taxadas como hipoalergênicas, sendo a única fruta permitida como parte de dietas de eliminação, usadas por pessoas que testam suas alergias.

Inicialmente o suco de pera é uma ótima opção para crianças, mas existem relatos de reações alérgicas em alguns casos.

Recomendamos a leitura: 10 dicas para manter os ossos fortes e saudáveis

SAÚDE ÓSSEA
Consumo de pera previne a osteoporose

Dentre seus minerais, a pera contém cobre e boro, dos quais este último é necessário para que o magnésio e o cálcio funcionem corretamente no organismo, além de ajudar a reter o cálcio, o que faz com que seja capaz de prevenir ou atrasar a aparição de osteoporose.

 

Ibarz, A., Pagán, J., Gutiérrez, J., & Vicente, M. (1989). Rheological properties of clarified pear juice concentrates. Journal of Food Engineering. https://doi.org/10.1016/0260-8774(89)90020-4