Meu parceiro quer terminar a relação, mas eu não

13 de dezembro de 2018
Se você tiver o pensamento: "Meu parceiro quer terminar a relação, mas eu não",  saiba o que fazer. Quando em um vínculo amoroso há mais momentos de decepção do que de felicidade, está na hora de se afastar. 

Você chora? Você sofre? Você não come ou come demais? Você tem menos concentração? O que fazer se meu parceiro quer terminar o relacionamento, mas eu não?

Atualmente os casais não duram tanto quanto antes. A sociedade mudou e, em consequência, as relações também. Antes, embora os casais passassem por momentos de dificuldades faziam todo o possível para permanecerem juntos, e se considerava de forma literal a frase: “Até que a morte nos separe”.

Agora somos mais independentes, o que muitas vezes faz com que um dos dois se atreva a deixar a relação. Quando o amor não é mais correspondido, nos encontramos perante uma difícil situação. Há uma tendência a pensar muito sobre o tempo perdido, em possíveis soluções, e como viver a vida sem companhia.

Sinais de que meu parceiro quer terminar a relação

Sinais de que meu parceiro quer terminar a relação

A pessoa que você ama não é mais feliz ao seu lado? Confira como você pode identificar que seu parceiro quer terminar o relacionamento, mesmo que não lhe diga isso:

  1. Ele não procura mais você: não está interessado em passar o tempo ao seu lado, não atende, ou lhe dá qualquer desculpa para se livrar de compromissos que impliquem em estar algum tempo juntos.
  2. Mudanças na comunicação: As conversas já não são mais abertas, com frequência se incomoda que lhe diga o que ocorre com você, e as conversas foram limitadas a um “bom dia” ou a um “boa noite”.
  3. Ele discute constantemente: Qualquer assunto é uma fonte de desagrado e conflito.
  4. Fala de mudanças: Se ele fala sobre planos que envolvem distância física e não inclui você nesses projetos, ele não quer estar com você.
  5. A frase “eu te amo” desapareceu: As expressões de amor foram desaparecendo das conversas, e nem aparecem como uma resposta às suas palavras de afeto.
  6. Fazem menos sexo: pouco a pouco, o tema sexual se tornou entediante, e você percebe que o faz quase como um compromisso, mas não existe mais a criatividade que existia toda vez que vocês faziam amor.

Leia este artigo: Por que não conseguimos terminar um relacionamento mesmo quando ele não dá mais certo?

O que fazer?

Quando o amor ainda está latente é normal que tenhamos medo de encarar o fato de que passe pela mente a ideia de que “meu parceiro quer terminar”. Achamos difícil dizer adeus à pessoa por quem estamos apaixonados.

Não se culpe

Quando alguém quer desistir de seu parceiro, não é apenas devido à outra pessoa. Existem muitas razões. Bater de frente não faz nada além de aumentar o estresse e a tristeza, que a decisão provoca.

Não faça prognósticos negativos

Geralmente quando uma relação termina, se percebe a angústia de pensar que não podemos viver sem um parceiro. Não há maneira de saber o futuro. Na verdade, existem vínculos que crescem estando separados.

Busque a felicidade

O fim de um relacionamento pode ser o começo de uma nova etapa ainda mais satisfatória. Concentre-se em atividades que fazem você feliz; você também pode retomar planos que havia deixado de lado por causa do relacionamento amoroso.

Não seja seu terapeuta

Mesmo que pense que seu companheiro está passando por uma crise existencial e talvez precise de pouco tempo, você não é a pessoa ideal para resolver o assunto. Não é produtivo estar ouvindo os detalhes de sua ambivalência, ou permanecer contando da sua dor emocional.

Não vá atrás dele

Casal que quer terminar a relação

Todos os seres humanos têm o direito à liberdade, e de estar com as pessoas que amam sem serem pressionados. Seu parceiro não é uma exceção a essa regra, e ir atrás dele o levará mais longe.

Descubra: Isto é o que acontece quando, por fim, você sai de um relacionamento tóxico

Quando se diz adeus

Você deve estar ciente de que nenhum casal tem sua continuidade assegurada, e ninguém pode dizer o contrário disso. É muito melhor dizer adeus do que se apegar a um sentimento que não tem razão para ser.

Embora a princípio possa haver baixa autoestima, vazio, desespero, desânimo e insegurança, à medida que o tempo passa a ausência dessa pessoa se torna mais suportável, e a vida volta a fazer sentido. Deixe o tempo curar as feridas emocionais, aprecie a experiência, e abra-se para novos sentimentos.

Assim, se você pensa “meu parceiro quer terminar o relacionamento”, lembre-se de que ele tem o direito de fazê-lo, até mesmo de deixar de amar você. Nós não podemos estancar o presente no passado. Se a história que vocês criaram juntos acabou, é melhor deixá-lo ir.

Lima, S. B. L. de. (2008). A dor da perda amorosa e a Gestalt-Terapia The pain of love loss and the Gestalt-Terapy. Revista IGT Na Rede.