Método Wim Hof, um novo tipo de treinamento

Se você tem interesse em aprender as técnicas do método Wim Hof, certifique-se de saber tudo sobre seu criador, seus princípios, benefícios e contraindicações.
Método Wim Hof, um novo tipo de treinamento

Última atualização: 17 junho, 2022

O Método Wim Hof (ou WHM) foi introduzido pela primeira vez pelo atleta holandês de mesmo nome. Sua metodologia busca tornar as pessoas mais felizes, mais fortes e mais saudáveis, por meio de uma reconexão com seu ser, com quem está ao seu redor e com a natureza.

Hof está convencido de que essa reconexão pode estimular processos profundos que permitem desenvolver o controle sobre o corpo para atingir todo o seu potencial e realizar coisas incríveis. Descubra quem é Wim Hof, se há respaldo científico para seu método, quais benefícios esse método traz e seus possíveis efeitos colaterais.

Quem é Wim Hof?

Wim Hof é um atleta radical holandês que ganhou o apelido de “o homem do gelo” por ter realizado feitos extraordinários, como escalar as montanhas mais altas do mundo de bermuda, correr meia maratona sobre o Círculo Polar Ártico descalço e mergulhar em um recipiente de cubos de gelo por mais de 112 minutos.

Da mesma forma, ele é um aventureiro com mais de 20 Guinness World Records que decidiu compartilhar o que aprendeu. Foi assim que nasceu o método Wim Hof, baseado em três pilares fundamentais (respiração, terapia de frio e compromisso), e que busca permitir que outras pessoas controlem seus corpos para alcançar feitos excepcionais.

O que é o método Wim Hof?

Como já mencionamos, o método natural de Wim Hof se baseia em três pilares básicos que buscam melhorar a saúde física e mental das pessoas, para que possam atingir seu pleno potencial. No seu site são apresentados os benefícios que este tipo de formação pode trazer.

  1. Terapia de frio. Quando feita corretamente, a terapia com frio parece ter muitos benefícios, incluindo estimular a queima de gordura, reduzir a inflamação e melhorar os padrões de sono.
  2. Respiração. De acordo com Hof, dominar as técnicas de respiração pode melhorar os níveis de energia, fortalecer o sistema imunológico, reduzir os níveis de estresse e muito mais.
  3. Compromisso. O compromisso sustenta os pilares anteriores. Isso aprofunda a responsabilidade e aumenta a força de vontade para enfrentar novos desafios.

Agora, as diferentes técnicas do método podem ser aprendidas por meio de um aplicativo para celular, aulas online ou um instrutor certificado.

O que é o método Wim Hof?
O método Win Hof tornou-se popular como uma forma inovadora de treinamento. Um de seus principais pilares é a terapia de frio, que aparentemente, oferece múltiplos benefícios.

A ciência por trás do método Wim Hof

Para dar credibilidade ao método, Wim Hof e alguns de seus alunos passaram por testes científicos buscando desvendar os possíveis benefícios à saúde que ele pode trazer. Em geral, os cientistas se concentraram em entender como as técnicas de respiração se relacionam com a atividade cerebral, inflamação e dor.

Um estudo de 2014 exigiu que os participantes fizessem técnicas de respiração (hiperventilar conscientemente e prender a respiração), meditar e submergir em água gelada. Os resultados mostraram que o sistema nervoso e o sistema imunológico podem ser afetados pelo efeito anti-inflamatório das técnicas realizadas.

Por isso, os cientistas acreditam que o método pode ser muito útil no tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes. Da mesma forma, descobriu-se que aqueles que aprenderam o método Hof eram menos propensos a sintomas de gripe e tinham níveis mais altos de adrenalina.

Da mesma forma, um relatório feito no mesmo ano se concentrou em determinar a eficácia do método Wim Hof na redução do mal  da montanha (AMS). O estudo, com 26 participantes que usaram técnicas de respiração para escalar o Monte Kilimanjaro, considerou o método útil na prevenção da AMS e na reversão de seus sintomas.

Por fim, um estudo da revista científica NeuroImage com Wim Hof mostrou que sua tolerância ao frio se deve a uma resposta artificial ao estresse em seu corpo. Os cientistas sugerem que o cérebro permitiu que Hof superasse a exposição ao frio, indicando que outras pessoas também podem aprender a controlar seus sistemas nervosos para alcançar mudanças semelhantes.

Benefícios do Método Wim Hof

Uma série de benefícios para a saúde física e mental são atribuídos à prática constante do método Wim Hof. No entanto, deve-se notar que eles ainda não foram corroborados. De qualquer forma, eles são compilados no site oficial do Método Wim Hof. Eles sugerem que este método:

  • Ajuda a estimular o sistema imunológico.
  • Serve como um anti-inflamatório natural.
  • Ajuda a aumentar o nível de energia.
  • Melhora o desempenho esportivo.
  • Favorece o alívio de alguns sintomas da fibromialgia.
  • Ajuda a aliviar o estresse.
  • Melhora a saúde mental.
  • Aumenta a força de vontade.
  • Atenua alguns sintomas de depressão.
  • Aumenta a concentração.
Benefícios do Método Wim Hof
Ainda não há evidências suficientes sobre os benefícios do método Win Hof. Mesmo assim, quem o pratica expõe-se a experimentar mudanças positivas a nível físico e mental.

A prática deste método tem algum risco?

Apesar das evidências científicas que apoiam o método, existem riscos potenciais para pessoas com certas condições. Nesse sentido, não é recomendável se expor ao frio nos seguintes casos:

  • Gravidez.
  • Depois de comer abundantemente.
  • Se você ainda não comeu.
  • Depois de ingerir bebidas alcoólicas.
  • Se houver histórico de doenças respiratórias, derrames ou problemas de pressão arterial.

Da mesma forma, não é aconselhável fazer terapia com frio se não houver supervisão profissional. Antes mesmo de qualquer condição prévia, o ideal é consultar primeiro o médico.

Se você não se encaixa em nenhum dos perfis mencionados, você ainda deve ser cauteloso. Ao realizar este método, o desmaio é frequente e você pode sofrer lesões por quedas.

O que precisa ser considerado?

O método Wim Hof é uma nova proposta de formação baseada em três pilares essenciais. Embora as evidências sobre seus benefícios ainda sejam limitadas, acredita-se que contribua para a melhoria da saúde física e mental.

De qualquer forma, deve ser praticado em um ambiente seguro e confortável, nas mãos de um profissional. Não ignore que ele pode causar sentimentos de euforia e alta energia que causam formigamento ou tontura. Tenha isso em mente!

Pode interessar a você...
5 exercícios de mindfulness para dormir melhor
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 exercícios de mindfulness para dormir melhor

Um dos exercícios básicos de mindfulness consiste em prestar atenção na respiração e escutar os sons que nos rodeiam. Saiba mais neste artigo!



  • Kox, M., van Eijk, L. T., Zwaag, J., van den Wildenberg, J., Sweep, F. C., van der Hoeven, J. G. & Pickkers, P. (2014). Voluntary activation of the sympathetic nervous system and attenuation of the innate immune response in humans. Proceedings of the National Academy of Sciences. doi: 10.1073/pnas.1322174111
  • Fernandes IA, Armond ACV, Falci SGM. The Effectiveness of the Cold Therapy (cryotherapy) in the Management of Inflammatory Parameters after Removal of Mandibular Third Molars: A Meta-Analysis. Int Arch Otorhinolaryngol. 2019;23(2):221-228. doi:10.1055/s-0039-1677755
  • Zaccaro A, Piarulli A, Laurino M, et al. How Breath-Control Can Change Your Life: A Systematic Review on Psycho-Physiological Correlates of Slow Breathing. Front Hum Neurosci. 2018;12:353. Published 2018 Sep 7. doi:10.3389/fnhum.2018.00353
  • Muzik, O., Reilly, K. T., Diwadkar, V. A., (2017). “Brain over body”–A study on the willful regulation of autonomic function during cold exposure. NeuroImage. doi: 10.1016/j.neuroimage.2018.01.067
  • Shevchuk NA. Adapted cold shower as a potential treatment for depression. Med Hypotheses. 2008;70(5):995-1001. doi: 10.1016/j.mehy.2007.04.052. Epub 2007 Nov 13. PMID: 17993252.