Método Wim Hof, um novo tipo de treinamento
O Método Wim Hof (ou WHM) foi introduzido pela primeira vez pelo atleta holandês de mesmo nome. Sua metodologia busca tornar as pessoas mais felizes, mais fortes e mais saudáveis, por meio de uma reconexão com seu ser, com quem está ao seu redor e com a natureza.
Hof está convencido de que essa reconexão pode estimular processos profundos que permitem desenvolver o controle sobre o corpo para atingir todo o seu potencial e realizar coisas incríveis. Descubra quem é Wim Hof, se há respaldo científico para seu método, quais benefícios esse método traz e seus possíveis efeitos colaterais.
Quem é Wim Hof?
Wim Hof é um atleta radical holandês que ganhou o apelido de “o homem do gelo” por ter realizado feitos extraordinários, como escalar as montanhas mais altas do mundo de bermuda, correr meia maratona sobre o Círculo Polar Ártico descalço e mergulhar em um recipiente de cubos de gelo por mais de 112 minutos.
Da mesma forma, ele é um aventureiro com mais de 20 Guinness World Records que decidiu compartilhar o que aprendeu. Foi assim que nasceu o método Wim Hof, baseado em três pilares fundamentais (respiração, terapia de frio e compromisso), e que busca permitir que outras pessoas controlem seus corpos para alcançar feitos excepcionais.
Continue lendo: Efeitos da respiração no cérebro
O que é o método Wim Hof?
Como já mencionamos, o método natural de Wim Hof se baseia em três pilares básicos que buscam melhorar a saúde física e mental das pessoas, para que possam atingir seu pleno potencial. No seu site são apresentados os benefícios que este tipo de formação pode trazer.
- Terapia de frio. Quando feita corretamente, a terapia com frio parece ter muitos benefícios, incluindo estimular a queima de gordura, reduzir a inflamação e melhorar os padrões de sono.
- Respiração. De acordo com Hof, dominar as técnicas de respiração pode melhorar os níveis de energia, fortalecer o sistema imunológico, reduzir os níveis de estresse e muito mais.
- Compromisso. O compromisso sustenta os pilares anteriores. Isso aprofunda a responsabilidade e aumenta a força de vontade para enfrentar novos desafios.
Agora, as diferentes técnicas do método podem ser aprendidas por meio de um aplicativo para celular, aulas online ou um instrutor certificado.
A ciência por trás do método Wim Hof
Para dar credibilidade ao método, Wim Hof e alguns de seus alunos passaram por testes científicos buscando desvendar os possíveis benefícios à saúde que ele pode trazer. Em geral, os cientistas se concentraram em entender como as técnicas de respiração se relacionam com a atividade cerebral, inflamação e dor.
Um estudo de 2014 exigiu que os participantes fizessem técnicas de respiração (hiperventilar conscientemente e prender a respiração), meditar e submergir em água gelada. Os resultados mostraram que o sistema nervoso e o sistema imunológico podem ser afetados pelo efeito anti-inflamatório das técnicas realizadas.
Por isso, os cientistas acreditam que o método pode ser muito útil no tratamento de doenças inflamatórias e autoimunes. Da mesma forma, descobriu-se que aqueles que aprenderam o método Hof eram menos propensos a sintomas de gripe e tinham níveis mais altos de adrenalina.
Da mesma forma, um relatório feito no mesmo ano se concentrou em determinar a eficácia do método Wim Hof na redução do mal da montanha (AMS). O estudo, com 26 participantes que usaram técnicas de respiração para escalar o Monte Kilimanjaro, considerou o método útil na prevenção da AMS e na reversão de seus sintomas.
Por fim, um estudo da revista científica NeuroImage com Wim Hof mostrou que sua tolerância ao frio se deve a uma resposta artificial ao estresse em seu corpo. Os cientistas sugerem que o cérebro permitiu que Hof superasse a exposição ao frio, indicando que outras pessoas também podem aprender a controlar seus sistemas nervosos para alcançar mudanças semelhantes.
Benefícios do Método Wim Hof
Uma série de benefícios para a saúde física e mental são atribuídos à prática constante do método Wim Hof. No entanto, deve-se notar que eles ainda não foram corroborados. De qualquer forma, eles são compilados no site oficial do Método Wim Hof. Eles sugerem que este método:
- Ajuda a estimular o sistema imunológico.
- Serve como um anti-inflamatório natural.
- Ajuda a aumentar o nível de energia.
- Melhora o desempenho esportivo.
- Favorece o alívio de alguns sintomas da fibromialgia.
- Ajuda a aliviar o estresse.
- Melhora a saúde mental.
- Aumenta a força de vontade.
- Atenua alguns sintomas de depressão.
- Aumenta a concentração.
A prática deste método tem algum risco?
Apesar das evidências científicas que apoiam o método, existem riscos potenciais para pessoas com certas condições. Nesse sentido, não é recomendável se expor ao frio nos seguintes casos:
- Gravidez.
- Depois de comer abundantemente.
- Se você ainda não comeu.
- Depois de ingerir bebidas alcoólicas.
- Se houver histórico de doenças respiratórias, derrames ou problemas de pressão arterial.
Da mesma forma, não é aconselhável fazer terapia com frio se não houver supervisão profissional. Antes mesmo de qualquer condição prévia, o ideal é consultar primeiro o médico.
Se você não se encaixa em nenhum dos perfis mencionados, você ainda deve ser cauteloso. Ao realizar este método, o desmaio é frequente e você pode sofrer lesões por quedas.
O que precisa ser considerado?
O método Wim Hof é uma nova proposta de formação baseada em três pilares essenciais. Embora as evidências sobre seus benefícios ainda sejam limitadas, acredita-se que contribua para a melhoria da saúde física e mental.
De qualquer forma, deve ser praticado em um ambiente seguro e confortável, nas mãos de um profissional. Não ignore que ele pode causar sentimentos de euforia e alta energia que causam formigamento ou tontura. Tenha isso em mente!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Kox, M., van Eijk, L. T., Zwaag, J., van den Wildenberg, J., Sweep, F. C., van der Hoeven, J. G. & Pickkers, P. (2014). Voluntary activation of the sympathetic nervous system and attenuation of the innate immune response in humans. Proceedings of the National Academy of Sciences. doi: 10.1073/pnas.1322174111
- Fernandes IA, Armond ACV, Falci SGM. The Effectiveness of the Cold Therapy (cryotherapy) in the Management of Inflammatory Parameters after Removal of Mandibular Third Molars: A Meta-Analysis. Int Arch Otorhinolaryngol. 2019;23(2):221-228. doi:10.1055/s-0039-1677755
- Zaccaro A, Piarulli A, Laurino M, et al. How Breath-Control Can Change Your Life: A Systematic Review on Psycho-Physiological Correlates of Slow Breathing. Front Hum Neurosci. 2018;12:353. Published 2018 Sep 7. doi:10.3389/fnhum.2018.00353
- Muzik, O., Reilly, K. T., Diwadkar, V. A., (2017). “Brain over body”–A study on the willful regulation of autonomic function during cold exposure. NeuroImage. doi: 10.1016/j.neuroimage.2018.01.067
-
Shevchuk NA. Adapted cold shower as a potential treatment for depression. Med Hypotheses. 2008;70(5):995-1001. doi: 10.1016/j.mehy.2007.04.052. Epub 2007 Nov 13. PMID: 17993252.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.