Como melhorar a saúde da tireoide naturalmente com ruibarbo

17 Janeiro, 2020
O funcionamento da tireoide é fundamental para o bem-estar do organismo, já que os hormônios tireoidianos participam de muitos processos. Graças às suas propriedades, o ruibarbo pode nos ajudar a cuidar dela.
 

A tireoide é uma glândula endócrina que todas as pessoas devem considerar. É responsável por secretar hormônios importantes envolvidos no funcionamento e metabolismo do corpo, como a tiroxina. Neste artigo, discutiremos os possíveis benefícios do ruibarbo sobre ela.

A tireoide está localizada na área do pescoço, acima da clavícula, colocada sobre a traqueia. Os hormônios da tireoide participam de muitos processos no organismo e têm efeitos em quase todos os tecidos do corpo. São essenciais para o crescimento, desenvolvimento nervoso, metabolismo de gorduras e carboidratos, entre outras funções.

É por isso que é importante não negligenciar a saúde da tireoide e verificar seu estado antes de qualquer alteração do organismo. Uma falha em sua estrutura anatômica ou em sua funcionalidade causaria várias complicações que afetariam a disposição de enfrentar a rotina diária.

Mudanças repentinas de humor e perda de peso seriam muito comuns entre os sintomas da disfunção dessa glândula.

Essa glândula é realmente tão importante?

A glândula tireoide é realmente importante, e pode ser cuidada com ruibarbo

A tireoide é fundamental para o ser humano, porque dela não só depende a produção de hormônios como também o estado psicológico do indivíduo. Quando realmente existe um desajuste neste órgão, o corpo responde com mudanças de peso, humor e inclusive mudanças anatômicas, como o bócio.

 

Os hormônios que a tireoide segrega regulam o metabolismo e intervêm no sistema nervoso. Por isso qualquer problema nesta área pode provocar falta de concentração, irritabilidade, esgotamento e depressão, o que pode afetar sua qualidade de vida.

Leia este artigo: 6 hormônios que interferem no ciclo de ovulação

Alerta para estes sintomas

Estes são os 6 avisos habituais que devem alertar você para atacar a tempo qualquer patologia que afete a sua tireoide:

  • Mudanças repentinas de peso.
  • Cãibras intermitentes.
  • Mudanças de humor que não têm motivos concretos (fatiga, tristeza…).
  • Queda do cabelo e unhas e mudanças em sua coloração.
  • Sentir muito frio ou calor.
  • Alterações no ciclo menstrual.

Doenças que afetam este órgão

  • Hipertireoidismo: a glândula tireoide produz o hormônio tireoide em excesso.
  • Hipotireoidismo: a glândula tireoide não produz a quantidade de hormônio que o corpo precisa.
  • Bócio: quando ocorre um novo crescimento da glândula.
  • Câncer.
  • Nódulos.
  • Tireoidite.

O diagnóstico destes transtornos deve ser feito por um especialista, que indicará os exames físicos e os testes que devem ser realizados para começar o tratamento.

Em alguns casos será necessário realizar uma biópsia, terapias, cirurgias ou tratamento com iodo radioativo.

O ruibarbo para tratar a tireoide

O ruibarbo é uma planta que parece possuir propriedades medicinais.

Seu consumo é variado: com ele você pode preparar sobremesas, usá-lo como acompanhamento de carnes e peixes, cozinhá-lo no vapor ou assá-lo.

 

Seu caule e raízes têm um alto teor de minerais e vitaminas que podem promover uma certa capacidade de serem depurativos, antioxidantes e anti-inflamatórios.

No entanto, neste caso, falaremos sobre as suas possíveis propriedades para otimizar a saúde da tireoide.

Em caso de inflamação ou bócio

O ruibarbo possui uma alta concentração de emodina, uma substância natural que pode ter efeitos anti-inflamatórios, como garante essa pesquisa realizada pelo Segundo Hospital da Universidade de Shandong (China). Se você observar um crescimento na glândula tireoide, poderá consumir esta planta como resposta inicial.

Nota: é obrigatório visitar um especialista para detectar qualquer doença.

Descubra: 6 vitaminas que não podem faltar em sua dieta

Fonte de vitaminas

A tireoide funciona melhor com a quantidade certa de minerais e vitaminas. Por isso, incluir na dieta o ruibarbo poderia ajudar o organismo a obter os nutrientes necessários para um melhor funcionamento.

O ruibarbo tem um importante teor nutricional e, dentre seus nutrientes se destacam:

  • Vitaminas (A, C, K, E e B1, B2, B3, B5 e B9)
  • Minerais (fósforo, ferro, cálcio, magnésio, cobre, selênio, zinco, potássio e sódio)

Limpeza

Ruibarbo como opção natural para realizar limpeza na tireoide
 

Nosso organismo recebe constantemente diferentes metais pesados e toxinas, produto da contaminação ambiental, dos maus hábitos que mantemos e de certos alimentos. Este fato prejudica a saúde da tireoide e consequentemente o funcionamento do seu metabolismo.

Para evitar que isso aconteça, poderíamos fazer uma limpeza natural, um processo depurativo e desintoxicante. Neste caso, o ruibarbo funciona como um depurador natural graças à quantidade de fibras e às propriedades laxantes que tem.

Em sua raiz, concentra-se um alto teor de taninos. Essas substâncias adstringentes ajudam a desintoxicar o corpo de todos os radicais livres e toxinas que ameaçam a sua saúde, além de atuarem como cicatrizantes e anti-inflamatórios, de acordo com este estudo da Universidade de Pisa (Itália).

Poderia ajudar a prevenir o câncer de tireoide?

Acredita-se que, para prevenir essa terrível doença, o ruibarbo, graças à sua aparente capacidade de erradicar os radicais livres, possa reduzir os danos causados ao tecido celular que levaria ao câncer.

No entanto, não há evidências científicas para apoiar essa suposição. Em caso de dúvida, é essencial consultar um médico.

Como vimos, o ruibarbo é uma ótima opção que deve ser considerada para evitar danos à tireoide. Lembre-se de que você deve tentar controlar a saúde desse órgão, pois depende, em grande parte, da sua qualidade de vida.