Como melhorar a pele durante a menopausa?

16 Setembro, 2020
Para manter a pele saudável durante a menopausa, devemos evitar todos os tipos de hábitos prejudiciais e hidratar bem o organismo, por dentro e por fora.

A menopausa é uma fase de muitas mudanças na qual a mulher deve se cuidar em vários aspectos, não só internos, mas também externos. A pele é uma das áreas que mais sofre e perde força durante a menopausa. Por esse motivo, neste artigo explicaremos como cuidar dela e hidratá-la da melhor forma.

O que acontece com a pele durante a menopausa?

Como melhorar a pele durante a menopausa

A pele das mulheres é um pouco mais fina do que a dos homens em qualquer idade, mas na fase do climatério, esse afinamento é acentuado.

Com o tempo, a derme envelhece e altera as suas principais funções (regular a temperatura corporal, proteger-se dos raios solares e germes, armazenar água e nutrientes, etc.). Embora tudo dependa da herança genética e do estilo de vida, após os 50 anos, os primeiros sinais de envelhecimento podem ser vistos na pele:

  • Ressecamento
  • Flacidez
  • Aspereza
  • Rugas

Também podemos notar um afinamento, mudanças na pigmentação, formações benignas e dilatações vasculares.

Cuidados com a pele durante a menopausa

As mudanças hormonais podem ser reguladas por meio de tratamento médico. No entanto, existem hábitos que as mulheres devem modificar ou melhorar se quiserem ter uma pele mais radiante durante a fase do climatério. Preste atenção às seguintes dicas:

Proteger-se do sol

Embora os raios ultravioleta possam ser prejudiciais em qualquer idade, na menopausa a pele não tem capacidade para enfrentá-los. O uso de um alto fator de proteção não deve ser esquecido, principalmente ao meio-dia e no verão.

Também é recomendável se expor ao sol 15 minutos por dia para poder sintetizar adequadamente a vitamina D, que melhora a saúde óssea ao permitir a absorção do cálcio. Se a sua pele for muito branca, é melhor usar um protetor solar, mesmo quando estiver nublado ou frio.

Hidratar-se

É fundamental consumir 2 litros de água por dia para que a hidratação comece de dentro para fora. Se você ficar entediada bebendo apenas água, pode substituí-la por sucos naturais, vitaminas de frutas ou chás de ervas. Café, refrigerantes e álcool não estão incluídos, pois produzem o efeito contrário.

Da mesma forma, é aconselhável o uso de cremes hidratantes especiais para o rosto e para o corpo. Nas lojas, podemos encontrar diversos produtos de acordo com essa fase da vida das mulheres. Use de manhã e à noite.

Limpar

A higiene adequada da pele é essencial para uma aparência mais saudável e jovem. Você deve lavar o rosto com sabonetes neutros. Quando terminar, use emulsões para deixar uma película protetora. Seque sem fricção para evitar irritações.

Nutrir

Além de usar cremes nutritivos para a pele, recomendamos que você mantenha uma alimentação balanceada e repleta de vitaminas, minerais e antioxidantes.

  • As frutas e vegetais serão seus principais aliados, pois além de naturais, também são ricos em água e nutrientes.
  • Deixe de lado as gorduras, farinhas e açúcares. Diga não ao fast food.

Dessa forma, você fornecerá ao corpo todo o necessário para se proteger dos radicais livres que prejudicam a saúde dérmica.

Esfoliar a pele durante a menopausa

Use máscaras nutritivas na pele

Recomenda-se uma esfoliação profunda uma vez por semana para eliminar as impurezas e, ao mesmo tempo, estimular a renovação celular. Você pode usar máscaras caseiras que contenham, por exemplo, açúcar ou mel. Dessa forma, você diminuirá os efeitos do passar do tempo no rosto e no pescoço.

Fazer exercício

A atividade física é muito importante para manter a pele radiante em qualquer momento da vida, mas principalmente na menopausa.

  • A prática de exercícios é fundamental para eliminar as toxinas através dos poros e aumentar a elasticidade dérmica.
  • Como se não bastasse, o exercício previne a osteoporose, melhora a saúde cardíaca, reduz o estresse e proporciona vitalidade.

Portanto, é essencial fazer alguma atividade, mesmo que seja tranquila e relaxante. Se você nunca se exercitou, comece com ioga, pilates ou natação.

Abandone hábitos prejudiciais para a saúde

Dentro deste grupo, podemos citar o cigarro, estresse ou álcool. Todos esses elementos pioram a nossa saúde e isso afeta diretamente a aparência da pele.