Remédio caseiro de mel e alho para fortalecer a saúde respiratória
Quer saber como fortalecer a saúde respiratória? Ela pode ser comprometida devido aos efeitos negativos de toxinas ambientais, alimentação ruim e outros agentes externos que produzem irritação e deterioração dos tecidos.
Embora cada pessoa sofra de maneiras diferentes, dependendo da atividade de seu sistema imunológico, é comum que sejam gerados sintomas e condições que prejudiquem sua qualidade de vida.
O mais preocupante é que os vírus e as bactérias podem gerar infecções e, em casos graves, produzem reações inflamatórias que dificultam a respiração e a passagem de oxigênio e nutrientes para os pulmões.
Por esse motivo, é importante melhorar seus hábitos de vida, tentando manter uma alimentação saudável que atenda aos requisitos nutricionais para fortalecer a saúde respiratória.
Mel com alho para fortalecer a saúde respiratória
O mel com alho é um antigo remédio tradicional utilizado como aliado para combater os principais problemas que afetam a saúde respiratória.
Como o nome sugere, é feito com mel e dentes de alho, obtendo um xarope natural com propriedades antibióticas e desintoxicantes.
Benefícios do mel
O mel orgânico é um produto reconhecido por suas múltiplas aplicações medicinais, gastronômicas e cosméticas.
- Utilizou-se durante séculos como base para o desenvolvimento de remédios naturais, principalmente para combater infecções, problemas respiratórios e dificuldades digestivas.
- É uma fonte importante de enzimas e antioxidantes que, juntamente com suas vitaminas e minerais, ajudam a manter as defesas ativas e fortes.
- Contém açúcares naturais que aumentam o nível de energia do corpo, evitando a fadiga e acelerando a recuperação do desconforto causado por doenças.
- Seus compostos antivirais e antibióticos ajudam a eliminar os micro-organismos que causam as infecções, e ainda criam uma camada protetora contra futuros ataques.
- É um expectorante natural e anti-inflamatório que, entre outras coisas, acalma o excesso de produção de fleuma, e ajuda a tratar a dor de garganta e a congestão.
Benefícios do alho
Devido ao seu elevado teor de nutrientes essenciais, o alho é um complemento ideal para melhorar muitos aspectos da saúde.
Embora tenha centenas de aplicações culinárias, seu poder medicinal é valorizado há milhares de anos.
- Ele contém uma substância ativa conhecida como alicina, que atua como anti-inflamatório e antibiótico, facilitando o alívio das infecções respiratórias.
- Interrompe o crescimento de uma grande variedade de vírus e bactérias no corpo, impedindo-os de gerar complicações na saúde.
- É um remédio clássico contra a garganta, espirros e outros sintomas respiratórios, já que sua ingestão favorece a limpeza do sistema.
- Há compostos anticancerígenos atribuídos ao alho, o que poderia beneficiar aqueles com risco de câncer de pulmão.
- Ele serve para melhorar a saúde em pacientes com asma, bronquite e outras doenças inflamatórias que afetam cronicamente a saúde respiratória.
Como preparar este remédio caseiro?
Para aproveitar os benefícios deste mel com alho saudável, é muito importante que você compre um mel 100% orgânico.
Isso ocorre porque o mel refinado contém açúcar e não tem o mesmo valor nutricional.
Ingredientes
- 3 cabeças de alho
- 1 xícara de mel orgânico (335 g)
Utensílios
- Frasco de vidro com tampa
- Colher de madeira
Preparação
- Triture as cabeças de alho até obter uma pasta espessa.
- Coloque o alho no frasco de vidro e cubra-o com mel.
- Misture os ingredientes com uma colher de madeira para que o alho fique bem distribuído.
- Feche a garrafa e a coloque em um local fresco e escuro durante 7 dias.
Modo de consumo
- Quando o tempo recomendado tiver passado, tome uma colher de mel com alho com o estômago vazio todos os dias.
- Em caso de problemas respiratórios, tome entre 3 e 5 colheres de sopa por dia.
- Se preferir, você pode adicionar água morna para facilitar o consumo.
Lembre-se de que, embora não seja um remédio milagroso, esse produto natural pode ajudá-lo a manter suas defesas fortes para evitar problemas de saúde mais graves.
Siga as instruções e mantenha a mistura sempre à mão para aproveitar todos os seus benefícios e fortalecer a saúde respiratória naturalmente.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Porter, A. (1994). Implications of introduced garlic mustard (Alliaria petiolata) in the habitat of Pieris virginiensis (Pieridae). Journal of the Lepidopterists’ Society. https://doi.org/10.3390/v7062772
- Organización Mundial de la Salud. (2013). Acerca de la enfermedades respiratorias crónicas.
- Bernstein, J. A., Alexis, N., Barnes, C., Bernstein, I. L., Bernstein, J. A., Nel, A., … Williams, P. B. (2004). Health effects of air pollution. Journal of Allergy and Clinical Immunology. https://doi.org/10.1016/j.jaci.2004.08.030
- Chapman, R. S., Shy, C. M., Finklea, J. F., House, D. E., Goldberg, H. E., & Hayes, C. G. (1973). Chronic respiratory disease. Archives of Environmental Health. https://doi.org/10.1080/00039896.1973.10666342
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.