Me traiu com minha melhor amiga: como devo agir?

· 27 de julho de 2018
Todos os enganos são horríveis e angustiantes, mas em alguns casos nos sentimos traídos em todos os sentidos. Me traiu com minha melhor amiga e não sei o que fazer!

Ninguém gosta de ser enganado, isso está claro. Porém, há certas infidelidades que doem mais do que outras: quando conhecemos ao terceiro em discórdia. Ainda que não acredite, muitas mulheres sofrem o desengano de seus parceiros quando eles têm relações com pessoas muito próximas.

Há alguma situação mais angustiante e horrorosa do que dizer “você me traiu com minha melhor amiga”? Temos certeza de que não. Por isso, neste artigo te contaremos como agir diante deste momento desagradável.

Me traiu com minha melhor amiga: e agora o que faço?

Talvez os tenha pego com “a boca na botija”, talvez tenha suspeitado que algo não estava bem e encontrou mensagens ou coisas que o incriminavam… Ou pode ser que seu (ex ou não) tenha confessado sua ação porque a consciência pesou.

O certo é que se inteirou do pior que se possa esperar nas relações: foi traída por seu namorado (marido) e sua melhor amiga. Se sente traída duplamente, já que não quem acreditava ser o amor de sua vida foi infiel… mas também essa pessoa a qual confiou tudo jogou sujo com você.

Claro que a primeira reação seja brigar, ter raiva ou se desesperar. Logo virá a etapa de sofrimento e angústia. Mas em algum momento devemos tomar uma decisão sobre o que queremos fazer ou pensamos que é melhor para nós.

Você sabe Como reagir ante uma infidelidade?

Existem diversos caminhos que podemos tomar nesta situação e todos eles requerem certa calma e tempo. Não podemos decidir sobre nosso futuro em um minuto… é preciso refletir e analisar bem os prós e os contras de cada alternativa. As opções mais habituais são:

Opção 1: deixar seu parceiro e brigar com sua amiga

Se não aceita uma infidelidade ou talvez não foi a primeira vez que seu parceiro te enganou, então o melhor aqui é cortar o mal pela raiz” como se diz popularmente. Ambos (parceiro e amiga) se comportaram de forma péssima contigo e te cravaram um punhal nas costas.

Claro que tomar esta decisão é muito doloroso, porque não só estará perdendo seu amor, mas também a aquela pessoa a qual oferecia a sua amizade.

Você precisa saber que passará por um luto insuportável, que te custará voltar a confiar em alguém e que com certeza deverá encontrar com quem falar sobre o tema. Procurar ajuda profissional pode ser uma excelente opção.

Moça triste porque seu pareceiro a traiu

Opção 2: conversar e chegar a um acordo com seu parceiro

Algumas mulheres logo depois de se inteirar que seus parceiros as traíram com suas melhores amigas, optaram por “ficar” com o parceiro. Elas indicavam que a mulher era a culpada ou que desejavam continuar a relação amorosa por seus filhos ou porque podiam perdoar.

Para chegar a esta decisão, é fundamental se acalmar e deixar que seu parceiro te conte sua história. Talvez se deva a um erro, uma confusão, um momento de fraqueza ou de embriaguez… Claro, estas podem ser desculpas ou verdade e acreditar nelas (ou não) depende de cada um.

De qualquer maneira, sempre é bom ouvir o que o outro tem a dizer. Inclusive, ainda que não perdoemos. Pois caso decida chegar a um acordo com o parceiro e continuar com ele é muito importante que tirem conclusões desta situação: talvez agora precisem ir a terapia, sair mais, melhorar o sexo, etc.

Pode ser que também te interesse descobrir: Como perdoar a infidelidade e entender se vale a pena fazê-lo

Opção 3: escutar a versão de sua (agora ex?) melhor amiga

Esta é outra das alternativas possíveis. Não é bonito dizer “me traiu com minha melhor amiga” e não sentir raiva ou violência em relação a essa pessoa na qual tanto confiávamos. Porém, também deveríamos lhe dar a oportunidade para que nos conte o que aconteceu e porque ficou com seu parceiro.

Como acontece no caso anterior, cabe a você aceitar sua história e principalmente perdoá-la ou terminar a amizade. Dependerá do quão verídico seja seu argumento e se está disposta a continuar sendo sua amiga

Tenha em conta que as relações, sejam de casal ou de amizade, são tão frágeis quanto um jarro de porcelana e com um engano ou queda podem se quebrar pra sempre… você pode juntar os pedaços e colá-los, mas não voltarão a ser como antes.

Amiga consolando mulher traída

Em qualquer decisão que tome, a paciência e a calma são fundamentais. Primeiro porque precisa de tranquilidade para pensar em seu futuro e segundo porque é normal que apareçam momentos de tristeza, de querer sair por cima ou aumentar os ciúmes e a paranoia.

Claro que um engano não é nada agradável e não desejamos nem ao pior inimigo… mas talvez seja uma nova oportunidade para melhorar uma relação ou para prestar mais atenção antes de confiar em alguém.