Maus hábitos que podem provocar doenças

· 18 de novembro de 2014
O sedentarismo e a falta de atividade física prejudicam nosso corpo. Se ficarmos sentados assistindo à televisão, muitas vezes comemos sem perceber e acabamos ganhando peso.

Às vezes, o excesso de compromissos diários faz com que não tenhamos uma pausa para refletir se, realmente, levamos uma vida saudável. É de suma importância saber que existem maus hábitos do dia-a-dia que podem prejudicar gravemente a saúde e/ou piorá-la; e que não sabemos.

Por isso, é indispensável ficar mais atento na hora de se comportar nas tarefas do dia-a-dia. Esse conjunto de cuidados são os que nos mantêm saudáveis; além disso, a falta deles pode fazer com que fiquemos doentes.

Dessa forma, se aprendermos os riscos da rotina diária, simplesmente evitaremos muitas dores de cabeça, porque ficaremos prudentes com os costumes pouco saudáveis.

Ainda mais, estaremos prevenindo uma quantidade enorme de doenças. A seguir, indicaremos alguns hábitos negativos para a saúde.

Realizar a limpeza com a ajuda de esponja

Maus hábitos que prejudicam nossa vida

Apesar de parecer estranho, e é provável que muitas pessoas não acreditem, o lugar que mais esconde e produz microrganismos é a cozinha.

Ainda que haja um esforço grande para mantê-la limpa, sempre aparece algum tipo de partícula que traz algum tipo de risco para a saúde.

No entanto, um dos piores hábitos que se pode ter é limpar todas as áreas desse ambiente somente com uma esponja. Por ser um utensílio de limpeza muito usual, a esponja vai armazenando uma grande quantidade de bactérias.

Por isso, não é recomendado utilizar a mesma esponja de lavar louças para a limpeza da mesa. O ideal é usar toalhas descartáveis para a limpeza da mesa. Dessa forma, removerá as bactérias, que irão direto para o lixo.

Não trocar frequentemente os travesseiros e colchões

Um problema bem comum, principalmente para pessoas com problemas alérgicos, é o uso prolongado do travesseiro e colchões. O motivo é muito simples; ambos acumulam uma grande quantidade de fungos, ácaros, células mortas do corpo que se soltam durante a noite, caspa e outras partículas.

Por isso, recomenda-se a mudança periódica desses elementos, que são indispensáveis para uma boa noite de sono.

Outro conselho para evitar o acúmulo de bactérias e o aparecimento de alergias é, frequentemente, geralmente a cada 3 dias, trocar os lençóis. Além disso, recomenda-se lavar a roupa de cama, principalmente o lençol, com água quente.

Além desses cuidados, procure usar protetores impermeáveis no colchão e no travesseiro.

Leia também: Sabões ecológicos para lavar roupas

Utilizar com frequência os aspiradores

Maus hábitos que interferem em nossa qualidade de vida

Utilizar o aspirador  pode ser algo comum para muitas pessoas nas tarefas domésticas e, a grande maioria acredita que é a melhor forma de limpar. No entanto, o uso desse aparelho pode provocar doenças graves.

Isso acontece pois, ao aspirar a sujeira, o pó não é eliminado e fica suspenso no ar; isso faz com que corramos o risco de inalá-lo. Sofre não só quem executa a tarefa, mas também as pessoas que se encontram no ambiente.

A fim de reduzir esse risco, escolha um aparelho com boa qualidade e evite usá-lo com assiduidade.

Cuidado com o preparo de carnes

No momento que a carne é assada, naturalmente libera uma gordura, que respinga no fogo. Isso provoca uma fumaça, que é muito prejudicial para a saúde. Essa pode trazer vários danos ao sistema respiratório.

Além disso, médicos alertam que essa fumaça pode ser altamente cancerígena. Dessa forma, recomendam que ao preparar carne assada, procurar envolvê-la em papel alumínio.

Leia mais: Cuidado com a carne vermelha!

Permanecer sentados (as) por longo período assistindo TV é um dos maus hábitos mais perigosos

comer assistindo TV é um dos Maus hábitos mais perigosos

Nos últimos anos, o hábito de ver a TV por longas horas se tornou muito frequente, causando aumento nas cifras de pessoas com obesidade excessiva.

A saber, uma pessoa que permanece durante muito tempo sem realizar nenhum movimento físico e, associado com o hábito de comer enquanto se assiste à televisão, são dois grandes aliados no ganho de peso.

Sem dúvida, existem muitos hábitos do dia-a-dia, que sem perceber, fazem mal. Como são os maus costumes na higiene pessoal, na alimentação e na limpeza da casa.

Por isso, o importante é procurar corrigir essas formas incorretas e manter novos e saudáveis hábitos.

  • Oehlschlaeger, M. H. K., Pinheiro, R. T., Horta, B., Gelatti, C., & San’Tana, P. (2004). Prevalência e fatores associados ao sedentarismo em adolescentes de área urbana. Revista de Saúde Pública38, 157-163.
  • Pitanga, F. J. G., & Lessa, I. (2005). Prevalência e fatores associados ao sedentarismo no lazer em adultos. Cadernos de Saúde Pública21, 870-877.
  • Pereira, L. O., Francischi, R. P. D., & Lancha Jr, A. H. (2003). Obesidade: hábitos nutricionais, sedentarismo e resistência à insulina. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia.
  • Nimer, C. F. S. O CÂNCER NA REGIÃO SUL DO BRASIL E A CORRELAÇÃO COM HÁBITOS ALIMENTARES: CAUSAS E PREVENÇÃO.