Materiais recomendados para roupas de bebê
A pele do recém-nascido é muito delicada e suscetível à irritação. Por esse motivo, você deve conhecer os materiais mais recomendados para as roupas de bebê. Você sabe quais são? Caso não saiba, continue lendo para escolher tecidos que não agridam a pele do seu filho.
Como escolher roupas de bebê
Hoje em dia, podemos encontrar roupas de bebê de todos os tipos: confortáveis, coloridas, elegantes, originais, combinando com as roupas da mamãe e do papai… As opções são múltiplas.
Por isso é tão importante conhecer os tecidos para escolher os melhores materiais para cuidar da pele do bebê.
9 materiais recomendados
O ponto mais importante para cuidar da pele do bebê é prestar atenção nos materiais com base nos quais as roupas são feitas, bem como nas decorações e enfeites que elas possuem.
1. Algodão
Entre os materiais recomendados para as roupas de bebê, devemos citar o algodão em primeiro lugar. Roupas de bebê feitas com um tecido 100% algodão transpiram melhor, impedindo que o suor grude na pele do seu filho e cause irritação.
Além disso, são perfeitas para manter a temperatura corporal correta para o bebê, ou seja, protegem no inverno e não sufocam no verão. Outra vantagem? Geralmente são fáceis de lavar e as manchas são removidas com uma facilidade aceitável.
O algodão é o melhor tecido para estar em contato direto com a pele do bebê.
2. Cambraia
Este tecido de algodão puro refinado é recomendado para roupas de verão, pois é muito leve e respirável. É um tecido suave e macio ao toque que, em alguns países, é usado principalmente para vestimentas de batizado.
Você pode se interessar: Como escolher o melhor berçário para o seu bebê
3. Linho
Sendo de origem natural e vegetal, o linho é um dos melhores tecidos para vestir o bebê. Macio, leve e confortável, é perfeito para o seu filho se mover livremente sem provocar coceira.
4. Malha de algodão
A principal vantagem deste material é que ele estica bem, facilitando a tarefa de vestir o bebê. Por se adaptar ao corpo e ser muito macio, ele também será percebido como um tecido confortável pelo pequeno.
5. Voile
Este tecido também está entre os materiais recomendados para as roupas de bebê. É um tecido fino, semelhante ao chiffon, que é amplamente usado para fazer roupas leves de verão.
6. Fleece
O fleece é um tecido extremamente macio, 100% natural e que mantém o calor, sendo perfeito para o inverno. Não hesite em comprar casacos e pijamas deste material.
7. Musselina
Entre os materiais recomendados para as roupas do seu bebê, também devemos citar a musselina. Usado principalmente para fazer panos para cobrir o bebê ou secá-lo após o banho, pode ser outra boa opção para as roupas da criança.
Não deixe de ler: Estimulação nos bebês: aprenda a ativar os sentidos
8. Microfibra
A microfibra geralmente é o tecido de escolha quando as crianças são alérgicas, pois é 100% natural, suave e leve. Verifique se ela não é misturada com materiais sintéticos.
Dicas gerais para escolher roupas para o seu bebê
Além de prestar atenção aos materiais das roupas que você compra, você deve levar em consideração outras recomendações para manter seu filho saudável e protegido:
- Evite aquelas peças de vestuário com estampas baseadas em tintas, pois podem irritar a pele da criança.
- Não compre roupas com botões ou laços que possam cair e causar acidentes.
- Evite a lã: embora seja um material natural, pode causar prurido e até alergias ou dermatite de contato.
- Não compre roupas de lycra ou nylon: esses materiais sintéticos podem irritar a pele da criança e, além disso, são muito difíceis de vestir.
- Sempre que possível, evite roupas com zíper, pois elas podem ser desconfortáveis.
Ao escolher novas peças para o seu filho, preste uma atenção especial aos materiais recomendados para as roupas de bebê. Lembre-se de sempre lavar cada peça de roupa antes do primeiro uso, com um sabão apto para a pele dos recém-nascidos.
Pode interessar a você...