Máscaras caseiras contra os efeitos do tempo

· 15 de agosto de 2013
Confira algumas receitas de máscaras caseiras para rejuvenescer a pele da cútis e enfrentar os efeitos do tempo. Não perca!

Numa época em que vivemos cada vez mais, a preocupação com os efeitos do tempo aumentam e muitos começam a buscar tratamentos rejuvenescedores cada vez mais cedo.

Certamente, quanto mais cedo cuidarmos da pele e evitarmos estes “sinais advindos do tempo”, mais eficazes e menos agressivos serão os tratamentos estéticos necessários, além de ser possível recorrer a muitos alimentos que ajudam neste processo.

A ingestão de alimentos ricos em antioxidantes contribui para prevenir o envelhecimento precoce. Os antioxidantes combatem a ação dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento das células e, por conseguinte, de todo o organismo, comprometendo também nossa aparência.

Alimentos como cacau, cenoura, maçã, linhaça, chá verde, tomate, frutas vermelhas e cítricas, suco de uva integral, mamão, abacaxi, pepino, melão, peixes e muitos outros são ricos em antioxidantes e, se consumidos regularmente, ajudam a inibir os sinais do tempo.

Outra opção natural são as máscaras caseiras à base de ingredientes facilmente encontrados em feiras e mercados. Você encontra uma infinidade delas na internet, mas separamos as mais simples e práticas para você. Divirta-se!

Descubra: Tomar chá verde todos os dias: o que acontece?

Máscara caseira de banana contra os efeitos do tempo

mascara-banana

Ingredientes:

  • 1/2 banana madura
  • 3 colheres de sopa de iogurte
  • 1 colher de sopa de mel

Preparo

Amasse a banana com um garfo até criar uma pasta homogênea. Adicione o iogurte e o mel à pasta de banana e misture bem os ingredientes.

Aqueça a mistura um pouco em uma panela e aplique-a em seu rosto e pescoço (cuidado com a temperatura para não se queimar).

Deixe agir por ao menos 10 minutos. Retire a máscara lavando o rosto com água quente.

Em seguida, enxugue seu rosto com um pano macio e aplique um creme hidratante para que a pele fique macia e fresca.

Para obter melhores efeitos, aplique esta máscara caseira uma vez por semana.

Máscara caseira de aveia contra os efeitos do tempo

Ingredientes

  • 1/2 xícara de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 1 colher de sopa de azeite extra virgem
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoa

Preparo

Misture a manteiga e a farinha de aveia e aqueça a mistura até que a farinha de aveia amoleça.

Adicione o azeite extravirgem e o óleo de amêndoa à mistura e deixe descansar de 5 a 10 minutos para esfriar.

Com o rosto limpo, aplique a mistura com cuidado no rosto e pescoço, evitando olhos e lábios, e deixe agir de 20 a 30 minutos.

Em seguida, lave o rosto com água fria. Para finalizar, aplique um hidratante.

Leia também: O protetor solar pode ser usado como hidratante?

Máscara caseira de mel e laranja contra os efeitos do tempo

Ingredientes

  • 1 colher de chá de mel
  • suco de laranja

Preparo

Misture o mel a algumas gotas de suco de laranja e aplique a mistura em todo o rosto, deixando agir por 20 minutos. Após a pausa, lave o rosto com água morna.

Esta receita de máscara caseira é particularmente benéfica para peles maduras, ajudando a reduzir as linhas finas e flacidez da pele.

Ela também ajuda a reduzir os efeitos de bronzeamento, deixando a pela mais viçosa.

Máscara caseira de cenoura contra os efeitos do tempo

mascara-cenoura

Ingredientes

Preparo

Amasse ou triture algumas cenouras cruas até obter uma pasta cremosa e homogênea e aplique-a sobre o rosto.

Remova-a após 1 hora. Além de rejuvenescedora, esta máscara caseira também pode ser usada para tratar descolorações na pele.​​

  • MELO, E. de A., MACIEL, M. I. S., LIMA, V. L. A. G., LEAL, F. L. L., CAETANO, A. C. da S., & NASCIMENTO, R. J. (2006). CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DE HORTALIÇAS USUALMENTE CONSUMIDAS1. Ciência e Tecnologia de Alimentos. https://doi.org/10.1590/S0101-20612006000300024
  • Butt, M. S., Tahir-Nadeem, M., Khan, M. K. I., Shabir, R., & Butt, M. S. (2008). Oat: Unique among the cereals. European Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1007/s00394-008-0698-7