Máscara verde para eliminar cravos, espinhas e manchas
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Hoje queremos compartilhar uma máscara verde cuja combinação de ingredientes remove o excesso de oleosidade e as impurezas da pele.
A maioria das mulheres se preocupa com o cuidado e a aparência da cútis, e procura diminuir a presença de acne, espinhas, e todo tipo de imperfeições.
Infelizmente para todas nós, a pele está exposta a uma ampla variedade de fatores que a enfraquecem. E, além disso, que causam, entre outras coisas, a obstrução dos poros, manchas e transtornos cutâneos.
O problema é que muitos dos cosméticos vendidos para seu cuidado são caros demais. Assim, nem todas podem adquiri-los para incorporá-los à sua rotina de beleza.
Além disso, alguns são fabricados com substâncias agressivas que, para alguns tipos de pele, geram reações alérgicas indesejadas.
Por sorte, existem métodos 100% naturais que, a um preço módico, ajudam a tratar os problemas da pele sem causar efeitos adversos e proporcionam um aspecto renovado.
Pronta para experimentar nossa máscara? Confira.
Máscara verde para eliminar os cravos, espinhas e manchas
Esta máscara caseira é obtida com a combinação de ingredientes saudáveis tais como a argila verde, o suco de limão e o mel.
É um produto alternativo com propriedades adstringentes e esfoliantes que, após ser aplicado, equilibra o pH e diminui a alteração das glândulas sebáceas.
Considerando que penetra em profundidade nos poros, remove os pontos escuros e cravos que são um incômodo para muitas mulheres.
Quer saber mais? Leia: 6 recomendações para emagrecer o rosto
Além disso, também facilita a eliminação da pele morta e de outros compostos voláteis que tendem a se acumular na superfície da pele.
Conta com substâncias anti-inflamatórias e refrescantes, benéficas para combater a acne, ferimentos superficiais e alguns dos problemas cutâneos mais comuns.
Facilita sua limpeza linfática, já que remove o excesso de toxinas e melhora a oxigenação celular, para prevenir os sinais do envelhecimento precoce.
Como se isso não bastasse, tem propriedades clareadoras que minimizam o desequilíbrio da melanina para atenuar a aparência das manchas de maneira significativa.
Graças ao mel, tem efeitos hidratantes, cicatrizantes e reparadores que oferecem benefícios extras à saúde cutânea.
Como preparar esta máscara verde para o rosto?
A argila verde, principal ingrediente desta máscara, é um produto cosmético que pode ser adquirido com facilidade nas lojas de produtos naturais ou farmácias especializadas.
Neste caso, propomos combiná-la com o mel e o suco de limão, dois ingredientes que aumentam suas qualidades regenerativas e adstringentes.
No entanto, as pessoas com a pele muito seca podem recorrer a produtos oleosos como, por exemplo, o óleo de coco ou de rosa mosqueta.
Eles podem ser utilizados como substituto do mel, ou até como complemento.
Ingredientes
- 5 colheres de argila verde (50 g)
- Suco de 1 limão
- 1 colher de mel orgânico (25 g)
- 1 colher de óleo de coco (5 g) (opcional)
Instruções
- Primeiramente, num recipiente limpo, coloque a argila verde e adicione o suco de um limão.
- Em seguida, acrescente o mel orgânico e misture tudo com um utensílio de silicone ou de madeira.
- Se quiser, adicione uma colher de chá de óleo de coco, sem deixar de mexer.
- Por fim, caso fique seco demais, hidrate-o com água morna até adquirir a textura desejada.
Visite este artigo: 9 usos do óleo de coco que você talvez não conheça
Aplicação
- À noite, retire a maquiagem e lave o rosto com água morna.
- Depois de se assegurar de que está completamente limpo, pegue a quantidade necessária da mistura e aplique-a por todo o rosto.
- Concentre-se nas áreas problemáticas, como a zona T e as bochechas.
- Evite o contorno dos olhos, já que a mistura pode ser um pouco agressiva para esta região delicada da pele.
- Opcionalmente, estenda a aplicação da máscara até o pescoço e colo para aproveitar seus benefícios antirrugas.
- Em seguida, deixe secar durante 30 a 40 minutos e retire com água morna.
- Por fim, aplique um hidratante ou creme noturno.
- Seu uso deve se limitar a duas vezes por semana, já que os excessos podem provocar reações indesejadas.
Considere que, ainda que os ingredientes utilizados não costumem causar reações adversas, o melhor é fazer um teste antes de usar o produto. Assim, caso note irritações ou alergias, suspenda o uso.
Por fim, anime-se a incluir esta máscara verde em seus hábitos de beleza e comprove que é uma excelente opção para diminuir as imperfeições sem gastar com produtos caros.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Ministerio de salud pública del Ecuador. (2015). Diagnóstico y tratamiento del acné. Guía de Práctica Clínica (GPC). Dirección Nacional de Normatización-MSP. https://doi.org/10.2307/3546479
- Villablanca Spinetto, S., & Muñoz Santos, C. (2013). Acné hormonal. Piel. https://doi.org/10.1016/j.piel.2012.06.015
- ESCALANTE-JIBAJA, E., & SAETTONE-LEÓN, A. (2006). ACNÉ Y DIETA. REVISTA DERMATOLOGIA PERUANA.
- NCBI. (2010). Evaluation of the medicinal use of clay minerals as antibacterial agents. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2904249/
- NCBI. (2008). CHEMICAL AND MINERALOGICAL CHARACTERISTICS OF FRENCH GREEN CLAYS USED FOR HEALING. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2600539/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.