Logo image
Logo image

Por que limpar a escova de cabelo? Dicas para fazer isso

5 minutos
A escova de cabelo pode se tornar uma fonte de bactérias que prejudicam a saúde do couro cabeludo. Saiba como fazer uma boa limpeza deste utensílio.
Por que limpar a escova de cabelo? Dicas para fazer isso
Última atualização: 11 agosto, 2022

Você sabe como limpar a escova de cabelo? É normal que ela comece a acumular fios a cada escovação. Alguns deles quebram durante o processo ou caem para dar lugar a novos fios. Seja como for, além de evitar o início da acumulação de fios na escova, é importante limpá-la regularmente.

Realizar esse processo de limpeza e desinfecção, sem dúvida, evitará que ocorram alterações que afetam os cabelos ou o couro cabeludo. Isso porque, na escova, permanecem partículas de poeira, óleo dos produtos que utilizamos ou que se soltam da pele da cabeça, bactérias e poluentes do meio ambiente.

Compartilharemos com vocês algumas dicas que vão facilitar o processo de limpeza, evitando que a sujeira aumente a cada uso e acabe afetando os fios.

Por que é importante limpar a escova de cabelo?

Como mencionamos, a escova de cabelo pode se tornar uma fonte de sujeira, bactérias e fungos. Na verdade, isso foi demonstrado por estudos que identificaram que diferentes micro-organismos que vêm do ambiente vivem nos cabelos, nas sobrancelhas e na barba.

Portanto, lavar os cabelos e desinfetar a escova são medidas essenciais para evitar a proliferação desses micro-organismos. O ideal é que a limpeza seja conjunta, pois ao pentear os cabelos limpos com um pente sujo, podemos devolver as bactérias e a sujeira que ali ficaram.

Some figure
Cada escovação deposita no utensílio fios e micro-organismos, bem como substâncias gordurosas.

Com que frequência é recomendado limpá-la?

De acordo com a Academia Americana de Dermatologia, entre 50 e 100 fios são perdidos por dia. A maioria deles acaba emaranhada na escova. Então faça as contas: quantos fios de cabelo podem se acumular por semana ou por mês? Muitos, certo?

Por isso, apesar de não haver uma regra para a lavagem da escova, recomenda-se fazer a limpeza com frequência. Você pode fazer o seguinte:

  • Uma vez por semana se você aplicar muitos produtos no cabelo, principalmente fixadores ou tratamentos sem enxágue.
  • Uma vez a cada duas semanas se você tende a manter o cabelo limpo e usa poucos produtos, tratamentos ou óleos.

Em qualquer caso, você pode remover o excesso de fios que ficam presos na escova todos os dias.

Como limpar a escova de cabelo?

A limpeza e a desinfecção são muito fáceis, não demoram muito e o processo pode ser acompanhado por ingredientes naturais como o bicarbonato de sódio, que não altera o pH da pele. Pelo contrário, ajuda a regulá-lo e não danifica ou maltrata a escova.

Vejamos passo a passo como fazer essa limpeza de forma eficaz.

1. Remova o excesso de cabelo

Se você não costuma remover os fios acumulados na escova, deve começar fazendo isso. Dependendo do tipo de escova e do excesso de cabelo, pode ser difícil fazer com as mãos. Nesse caso, use um pente de dentes finos para ajudar.

Você também pode usar outro tipo de pente de cerdas duras, tesouras ou um elemento pontiagudo. Execute esta etapa com cuidado para não se machucar.

2. Molhe para remover a sujeira da escova

Ainda que não haja cabelos visíveis, é necessário molhar a escova em água morna com xampu ou bicarbonato de sódio para eliminar os micro-organismos e a sujeira que ficam nos espaços que não podemos ver. É assim que você deve fazer:

  • Coloque um pouco de água morna em um recipiente de plástico.
  • Adicione o xampu ou o bicarbonato de sódio e mexa para dissolver bem.
  • Para uma ação mais eficiente, use xampu e bicarbonato de sódio juntos.
  • Se a escova for totalmente feita de plástico, mergulhe-a e sacuda-a. Deixe assim por cinco minutos.
  • Para escovas que tenham algum acolchoamento no cabo ou outra área, é importante que essa área não entre em contato com a solução que preparamos. Nesse caso, mergulhe a escova de cabeça para baixo e deixe o nível da água ser alto o suficiente para molhar as cerdas.
  • O ponto anterior se aplica às escovas de madeira.

3. Remova as partículas de sujeira com uma escova de dentes

Se durante o processo de molhar e sacudir você notar que certas partículas de sujeira ainda estão aderindo à escova, será necessário removê-las com uma escova de dentes. Para isso, retire a escova da solução citada, sacuda-o para retirar o excesso de água e comece a pentear as cerdas.

Se sair muita sujeira, você pode mergulhar a escova de volta na água morna para removê-la e continuar fazendo isso até que fique satisfeita com a limpeza.

4. Desinfete a escova

Esta etapa extra para desinfetar é opcional. Para isso, você só precisará de uma tigela com água morna e um pouco de vinagre branco:

  • Misture meia xícara de vinagre branco com meia xícara de água morna.
  • Mergulhe a escova por 15 a 20 minutos.
  • Dependendo dos materiais com que ela é feita, tenha atenção às recomendações do primeiro ponto.
  • Continue com o próximo passo.
Some figure
O bicarbonato de sódio é um auxiliar ideal para a limpeza das escovas de cabelo.

5. Seque a escova

Terminado o processo de limpezalave a escova com um pouco de água fria ou morna. Sacuda e coloque-a de cabeça para baixo sobre um pano seco. Deixe secar e pronto. Agora você tem uma escova de cabelo completamente limpa!

Mantenha sua escova de cabelo limpa

Agora você sabe como limpar e desinfetar a sua escova de cabelo. Lembre-se de fazer esse processo pelo menos duas vezes por mês. Desta forma, você eliminará qualquer ameaça que possa prejudicar a saúde dos seus fios e a pele do couro cabeludo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • ¿Cómo hacer desinfectantes caseros? Centro Interdisciplinario de Biodiversidad y Ambiente. Disponible en: https://ceiba.org.mx/publicaciones/COVID19/C%C3%B3mo%20hacer%20desinfectantes%20caseros.pdf
  • Antonieta Garrote, Ramón Bonet. Alteraciones del cabello y del cuero cabelludo, Cosmética capilar de tratamiento. Offarm. Vol. 27. 3(72-18), 2008. Disponible en: https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-alteraciones-del-cabello-del-cuero-13116881
  • Roberto Holgado Cuadrado, Elena Irina Mirt. Análisis del crecimiento bacteriano en diversas zonas vivas e inertes. Disponible en: http://www.iesjuangris.com/index.php?option=com_attachments&task=download&id=8
  • DO YOU HAVE HAIR LOSS OR HAIR SHEDDING? American Academy of Dermatology Association. Disponible en: https://www.aad.org/public/diseases/hair-loss/insider/shedding

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.