Logo image
Logo image

Lentilha Mankai: quais são seus benefícios?

4 minutos
A lentilha-d'água "mankai" tem uma grande quantidade de proteína de alta qualidade. Ela pode substituir a carne em uma dieta vegana? Vamos dar uma olhada.
Lentilha Mankai: quais são seus benefícios?
Saúl Sánchez Arias

Escrito e verificado por a nutricionista Saúl Sánchez Arias

Última atualização: 25 junho, 2023

As lentilhas d’água são um grupo de plantas aquáticas que podem ter certos benefícios para a saúde. São alimentos de origem vegetal com alto teor de proteínas, por isso receberam o apelido de “almôndegas vegetais”. Nesta ocasião, falaremos sobre uma variedade específica, que é a lentilha-d’água mankai.

O consumo de vegetais marinhos ou algas aumentou muito nos últimos anos. É comum encontrar pessoas que frequentemente os comem sozinhos ou os incorporam em suas preparações culinárias.

É um costume oriental que aos poucos está se espalhando também para os países ocidentais. Especificamente, a lentilha mankai é nativa de Israel.

Propriedades nutricionais da lentilha mankai

Do ponto de vista nutricional, a lentilha mankai se destaca pelo seu teor de proteína. Apesar de não apresentarem valores de digestibilidade semelhantes aos das proteínas animais, esses nutrientes possuem todos os aminoácidos essenciais, o que os diferencia de outras proteínas vegetais. De fato, alguns estudos científicos o postulam como um possível substituto da carne, pois também fornece vitamina B12.

Da mesma forma, a lentilha mankai também é uma fonte de micronutrientes como ferro, iodo e zinco. Sua adição a algumas dietas humanas melhora os parâmetros dos glóbulos vermelhos, o que pode ajudar a combater a anemia.

Finalmente, uma menção especial deve ser feita ao seu teor de fibras. Esta substância não é digerível, embora possa ser fermentada pelo intestino. Nesse sentido, estimula o peristaltismo e é fundamental para garantir o bom funcionamento do trato digestivo.

Esta fibra é muito útil para a microbiota intestinal. Um estudo in vitro de 2021 descobriu que a lentilha mankai modula as bactérias presentes no cólon, que aproveitam a substância para produzir compostos benéficos não apenas no intestino, mas também no metabolismo geral do corpo.

Veja: Receita de shakshuka: prato vegetariano delicioso e barato

Benefícios para o corpo

Em seguida, vamos discutir os benefícios do consumo regular de lentilha mankai. O que a ciência diz sobre ela?

Some figure
Em pessoas com problemas metabólicos, como diabetes mellitus, o consumo de lentilha pode ser benéfico.

1. Melhora o controle glicêmico

De acordo com uma pesquisa publicada na revista Diabetes Care , a lentilha d’água é um alimento útil para ajudar a diminuir o índice glicêmico após as refeições. Esta é uma contribuição essencial quando o objetivo é melhorar o controle do diabetes.

2. Aumenta a saciedade

As pessoas que usaram a preparação de algas na pesquisa mencionada também atingiram a plenitude pós-prandial mais cedo. Isso é sentir-se satisfeito com menos ingestão, o que reduziria a ingestão calórica subsequente e contribuiria para a redução do peso corporal.

A lentilha d’água Mankai tem uma concentração significativa de fibras, como já mencionamos. Essa substância aumenta a sensação de saciedade, conforme confirmado por um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition.

É por isso que seu consumo regular reduz o risco de beliscar entre as refeições.

3. Ajuda a prevenir problemas de tireoide

Como muitos outros alimentos de origem marinha, a lentilha mankai possui uma grande quantidade de iodo em seu interior. Este nutriente provou ser fundamental na regulação do funcionamento da glândula tiróide, prevenindo o desenvolvimento de patologias associadas.

Apesar disso, cuidados especiais devem ser tomados com a quantidade de algas ingeridas. Um excesso levaria ao efeito oposto. De acordo com relatos de casos clínicos, pessoas que abusam de vegetais marinhos podem desenvolver hipertireoidismo.

4. Reduz o risco de anemia

A lentilha d’água Mankai é um alimento muito adequado para introduzir no contexto de uma dieta vegana, uma vez que é fonte de vitamina B12 e ferro. Desta forma, complementaria a dieta para evitar a progressão para a anemia. Mesmo em pessoas que já possuem a doença, a alga tem se mostrado um adjuvante no tratamento.

Apresentações comerciais e receitas com lentilha mankai

Este alimento pode ser obtido em lojas especializadas, geralmente na forma de pó. Com ele você pode fazer shakes ou barras energéticas ou pão. Você também pode preparar infusões e adicioná-lo às saladas.

Some figure
Existem várias preparações de lentilha mankai que podem ser encontradas no mercado e que vão te ajudar a fazer mais receitas.

Smoothie

Para a preparação de um smoothie com lentilha, o melhor a fazer é combinar vários vegetais verdes com água. É possível incluir espirulina, espinafre, e cenoura na receita, por exemplo. Bata tudo até obter uma textura semilíquida.

Veja: Fucha Ryori: cozinha vegetariana tradicional budista

Salada

Existem duas maneiras de introduzir esse tipo de lentilha no prato; seja como ingrediente extra, da mesma forma que os outros vegetais, seja comprando uma massa feita com o pó do alimento. No entanto, são poucas as lojas onde se pode obter uma massa com tais características.

A lentilha Mankai é um alimento que deve ser considerado

A lentilha d’água Mankai é um alimento adequado para uma dieta saudável; é perfeito para introduzir no contexto de uma dieta equilibrada. De qualquer forma, seu consumo nos países ocidentais é raro, pois só pode ser adquirida em lojas especializadas ou online.

Mesmo assim, é uma boa opção para quem segue uma alimentação vegana. Permite aumentar a ingestão diária de vitamina B12. Com esta estratégia, o risco de anemia é significativamente reduzido.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Diotallevi, C., Gaudioso, G., Fava, F., Angeli, A., Lotti, C., Vrhovsek, U., … & Tuohy, K. (2021). Measuring the effect of Mankai®(Wolffia globosa) on the gut microbiota and its metabolic output using an in vitro colon model. Journal of Functional Foods84, 104597. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1756464621002462
  • Kawamata, Y., Shibui, Y., Takumi, A., Seki, T., Shimada, T., Hashimoto, M., … & Narita, T. (2020). Genotoxicity and repeated-dose toxicity evaluation of dried Wolffia globosa Mankai. Toxicology Reports7, 1233-1241. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214750020304005
  • Kaplan, A., Zelicha, H., Tsaban, G., Meir, A. Y., Rinott, E., Kovsan, J., … & Shai, I. (2019). Protein bioavailability of Wolffia globosa duckweed, a novel aquatic plant–a randomized controlled trial. Clinical Nutrition38(6), 2576-2582. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0261561418325779
  • Salas Coronas, J., Cruz Caparrós, G., Laynez Bretones, F., & Díez García, F. (2002). Hipertiroidismo inducido por consumo de algas marinas. Med. clín (Ed. impr.), 797-798. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/ibc-13139
  • Sela, I., Yaskolka Meir, A., Brandis, A., Krajmalnik-Brown, R., Zeibich, L., Chang, D., … & Shai, I. (2020). Wolffia globosa–mankai plant-based protein contains bioactive vitamin B12 and is well absorbed in humans. Nutrients12(10), 3067. https://www.mdpi.com/849552
  • Warrilow, A., Mellor, D., McKune, A., & Pumpa, K. (2019). Dietary fat, fibre, satiation, and satiety—a systematic review of acute studies. European journal of clinical nutrition73(3), 333-344. https://www.nature.com/articles/s41430-018-0295-7
  • Yaskolka Meir, A., Tsaban, G., Zelicha, H., Rinott, E., Kaplan, A., Youngster, I., … & Shai, I. (2019). A green-Mediterranean diet, supplemented with Mankai duckweed, preserves iron-homeostasis in humans and is efficient in reversal of anemia in rats. The Journal of Nutrition149(6), 1004-1011. https://academic.oup.com/jn/article/149/6/1004/5420417
  • Zbigniew, S. (2016). Role of iodine in metabolism. Recent Patents on Endocrine, Metabolic & Immune Drug Discovery10(2), 123-126. https://www.ingentaconnect.com/content/ben/emi/2016/00000010/00000002/art00007
  • Zelicha, H., Kaplan, A., Yaskolka Meir, A., Tsaban, G., Rinott, E., Shelef, I., … & Shai, I. (2019). The effect of Wolffia globosa Mankai, a green aquatic plant, on postprandial glycemic response: a randomized crossover controlled trial. Diabetes Care42(7), 1162-1169. https://diabetesjournals.org/care/article-abstract/42/7/1162/36181

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.