O que é o joanete de alfaiate?

O joanete do alfaiate causa dor se o sapato for mais apertado do que deveria naquela área específica. A pele pode ficar irritada e pode surgir uma ferida.
O que é o joanete de alfaiate?

Última atualização: 11 Março, 2021

Os joanetes são saliências que se formam a partir dos ossos dos pés. É muito comum vê-los em pessoas mais velhas, mas na realidade, podem aparecer em quase todas as idades. O joanete de alfaiate é um tipo especial deles.

Consiste em uma protuberância que aparece no quinto dedo do pé, ou no quinto metatarso. Não são tão comuns quanto os que aparecem ao lado do dedão, na parte interna do pé, e ocorrem principalmente em dançarinos.

O nome do joanete de alfaiate vem do fato de que ele foi muito comum em alfaiates, que se sentavam constantemente com as pernas cruzadas. Isso significa que eles passavam muito tempo apoiando aquela parte do pé no chão.

É algo bastante incômodo que costuma causar desconforto. Portanto, neste artigo explicaremos tudo que você precisa saber sobre o joanete de alfaiate, suas principais causas e como tratá-lo.

O que é o joanete de alfaiate?

Como já mencionamos, o joanete do alfaiate é uma protuberância que aparece na base do dedinho do pé. É importante notar que não é um tumor ósseo, mas simplesmente um aumento do crescimento desse osso.

As causas são diferentes. Antes, só estava associado a posturas inadequadas que levavam a apoiar muito aquela parte do pé. Porém, hoje se sabe que uma das causas é a genética. Se os pais e avós tiveram joanete de alfaiate, é muito mais comum que ele apareça em filhos e netos.

Além disso, esses tipos de joanetes têm sido associados a pés chatos. Da mesma forma, como em quase todas as patologias que têm a ver com os pés, o calçado que usamos também tem uma influência.

Pés na areia

Usar sapatos apertados e de salto alto parece ser decisivo para o seu surgimento. O mesmo acontece se o calçado for usado por muito tempo e não oferecer proteção adequada para aquela parte do pé. Curiosamente, alguns estudos afirmam que ele aparece muito em dançarinos de flamenco.

No entanto, nem todos os casos de joanete de alfaiate são devido ao crescimento ósseo. Em algumas pessoas, esse tipo de joanete aparece porque o dedo do pé começa a se projetar para dentro, e apenas a parte da base o faz para fora. Assim, essa saliência visível aparece.

Quais são os sintomas?

O joanete do alfaiate é muito incômodo porque é uma área inflamada. Provoca dor, que aumenta especialmente com o uso de sapatos apertados nessa área. Além disso, a protuberância geralmente é vermelha. Na verdade, a pele pode ficar irritada por causa da fricção se sapatos específicos não forem usados.

Como o joanete de alfaiate pode ser tratado?

Existem diferentes opções para o tratamento do joanete de alfaiate. O mais importante é consultar um especialista, como um podólogo. É preciso tentar encontrar a causa e estudar o pé para escolher o melhor tratamento.

Mulher com dor nos pés

Em primeiro lugar, o tratamento geralmente se baseia na troca do calçado para deixar o pé mais confortável e evitar que continue a fazer pressão. Deve ser um sapato com a parte dos dedos mais larga. Além disso, é recomendável parar de usar saltos altos devido à sua estrutura.

Palmilhas podem ser colocadas nessa parte do sapato para reduzir a pressão e o atrito. Se isso não for suficiente, recomenda-se aplicar gelo para aliviar a dor quando o desconforto for muito grande.

Se o joanete de alfaiate causar muita dor, você pode tomar um analgésico, como o ibuprofeno, para reduzi-la. Por outro lado, quando nenhum desses remédios funciona, uma cirurgia pode ser feita.

No entanto, a cirurgia não é usada em muitos casos. A escolha dessas técnicas depende do paciente afetado. Por exemplo, se você é uma pessoa jovem e fisicamente ativa, esta pode ser uma boa opção.

Você pode se interessar: 5 dicas para cuidar dos pés neste verão

Conclusão

O joanete de alfaiate é um tipo de joanete que aparece na base do quinto dedo do pé. Geralmente é causado por calçados inadequados, genética ou postura errada. Hoje, existem diferentes formas de tratá-lo, pois causa muita dor e desconforto aos pacientes.

Pode interessar a você...
É possível eliminar os joanetes sem cirurgia?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
É possível eliminar os joanetes sem cirurgia?

Muitas pessoas optam por tentar eliminar os joanetes sem cirurgia, de forma “natural”. Felizmente, isso é possível! Saiba como neste artigo.