Jet lag: inimigo do Real Madrid, Atleti e outros times
Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto
As datas da FIFA param a competição entre clubes de futebol para dar lugar a partidas entre seleções. As equipes mais fortes da Europa costumam ter muitos jogadores convocados, que somam milhas de viagem e sofrem com o jet lag como resultado.
Quase como nas lesões, os jogadores de futebol precisam de um tempo extra de recuperação quando retornam de viagens muito longas. Desta forma, clubes como Real Madrid, Atlético de Madrid e Barcelona, entre outros, não os consideram para os jogos depois de eles regressam dos seus compromissos internacionais.
O que é “jet lag”?
Jet lag é o desequilíbrio no relógio interno de uma pessoa após a mudança de fuso horário que ocorre ao viajar de um país para outro na direção leste-oeste ou vice-versa. Assim, pode acontecer de você decolar em um país à tarde e, ao chegar ao seu destino após várias horas de viagem, já é meio da manhã. Isso envolveria pular uma noite inteira de descanso.
Quanto mais longa a viagem, maiores os efeitos do jet lag. Em geral, é necessário um dia de recuperação para cada fuso horário cruzado.
Tal mudança altera o ritmo circadiano e, com ele, todas as funções básicas do organismo, como sono, fome e produção hormonal (influenciada pela recepção da luz solar). Entre os sintomas que o jet lag costuma causar, destacam-se:
- Fadiga durante o dia.
- Dificuldade de concentração.
- Mal-estar geral e mudanças de humor.
- Problemas gastrointestinais, como prisão de ventre ou diarreia.
- Distúrbios do sono, como sonolência diurna ou insônia noturna.
Confira: Dormir com o ventilador ligado: vantagens e desvantagens
Como o “jet lag” afeta o Real Madrid?
Desde que a Liga das Nações da UEFA foi implementada, os jogadores das seleções europeias não viajam mais para outros continentes para jogar amistosos. Em vez disso, eles jogam em casa com sua seleção nacional e depois viajam para outro país europeu em uma viagem que geralmente não leva muitas horas. Às vezes nem muda o fuso horário.
No entanto, a circunstância é diferente para jogadores sul-americanos, africanos e asiáticos. Por exemplo, o Real Madrid não terá o uruguaio Federico Valverde ou os brasileiros Eder Militão, Vinícius Júnior e Rodrygo todas as vezes que forem convocados por seus países.
Enquanto muitas equipes realizam seus jogos na Europa para facilitar a vida dos jogadores, às vezes esses jogos são disputados nos Estados Unidos ou na Ásia, o que significa uma realocação significativa. No primeiro caso, por exemplo, a diferença horária entre Espanha e o continente americano varia entre 6 e 9 horas. Enquanto isso, quem viaja para a Ásia pode ver seu ritmo circadiano afetado por uma mudança de aproximadamente 7 horas.
Que outras equipes têm baixas?
O Real Madrid não é o único time da Espanha a sofrer os efeitos do jet lag quando seus jogadores viajam para representar seus países. O Atlético de Madrid, por sua vez, costuma sofrer a perda de Felipe e Matheus Cunha (Brasil); Nahuel Molina, Ángel Correa e Rodrigo de Paul (Argentina); e José María Giménez (Uruguai).
Além disso, o Barcelona tem um grande número de convocados de outras equipes, além da espanhola. Por exemplo, Ronald Araujo é frequentemente convocado pelo Uruguai, Franck Kessié é regular para o time da Costa do Marfim e Raphinha também começa a jogar pelo Brasil regularmente.
Na mesma situação estão clubes de outros países, como Bayern de Munique, Manchester City, Manchester United e Juventus. A maioria dos convocados corresponde a equipes europeias, havendo alguns de outros países.
Um caso especial é o dos futebolistas asiáticos, que devem percorrer muitos quilômetros a mais quando seus times jogam em casa. Alguns deles são Takehiro Tomiyasu, do Arsenal; Heung-Min, do Tottenham; e Mehdi Taremi, do Porto.
Como se recuperar do “jet lag”?
O jet lag e seus efeitos geralmente desaparecem após algumas horas ou dias após a viagem. Entretanto, será necessário suportar as alterações que possam ser causadas e que já foram mencionadas anteriormente.
Para resolver os problemas que o jet lag traz, existem algumas “ajudas” endógenas que podem ser utilizadas. Por exemplo, existem pílulas de melatonina que contribuem para o relaxamento e o descanso. Estas devem ser prescritos por um médico.
Além disso, o uso de máscaras de dormir também pode ajudar a adormecer. Mesmo quando ainda há luz do sol lá fora.
Por fim, um estudo constatou que pessoas com hábitos mais flexíveis sofrem menos com o jet lag, assim ter uma boa condição física permite uma adaptação mais rápida às mudanças.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Lee, A., & Galvez, J. C. (2012). Jet lag in athletes. Sports health, 4(3), 211–216. https://doi.org/10.1177/1941738112442340
- Ritmos circadianos. National Institute of General Medical Sciences. https://www.nigms.nih.gov/education/fact-sheets/Pages/circadian-rhythms-spanish.aspx
- Trastorno del jet lag. Mayo Clinic. https://www.mayoclinic.org/es-es/diseases-conditions/jet-lag/symptoms-causes/syc-20374027#:~:text=Descripci%C3%B3n%20general,r%C3%A1pidamente%20por%20varios%20husos%20horarios.
- Plantilla FC Barcelona. Transfermarkt. https://www.transfermarkt.com.ar/fc-barcelona/kader/verein/131
- Plantilla Atlético de Madrid. Transfermarkt. https://www.transfermarkt.com.ar/atletico-madrid/kader/verein/13
- Plantilla de Real Madrid. Transfermarkt. https://www.transfermarkt.com.ar/real-madrid/startseite/verein/418
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.