Isoface: usos e efeitos da medicação

O Isoface é um medicamento de uso sistêmico prescrito para o tratamento da acne cística e acne grave. Como ele funciona? Em quais casos é contraindicado? Vamos explicar tudo isso a seguir.
Isoface: usos e efeitos da medicação
Diego Pereira

Revisado e aprovado por o médico Diego Pereira.

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 14 dezembro, 2022

O Isoface é um medicamento cujo princípio ativo é a isotretinoína. A isotretinoína é um medicamento que pertence ao grupo dos retinoides, derivados da vitamina A ou ácido retinoico.

Assim, trata-se de um medicamento de uso sistêmico, utilizado no tratamento da acne cística e da acne grave. É, portanto, um medicamento que precisa de prescrição médica e, além disso, está sujeito a um controle especial.

Como o Isoface funciona?

Isoface para tratar a acne grave
O Isoface é um medicamento utilizado nos casos mais graves de acne. Em geral, ajuda a evitar a produção excessiva de sebo.

A acne é uma doença que depende de muitos fatores. Envolve a obstrução e a inflamação crônica do folículo pilossebáceo e, além disso, alterna períodos de surto e remissão.

O mecanismo de ação do Isoface não é completamente conhecido, mas sabe-se que suprime a atividade das glândulas produtoras de gordura e diminui o seu tamanho.

A isotretinoína impede a proliferação das células produtoras de gordura. Portanto, reduz a produção de sebo e evita que as bactérias colonizem os dutos das glândulas sebáceas.

Em quais casos este remédio é indicado?

Este é o medicamento mais receitado para o tratamento da acne grave, da acne cística e da acne inflamatória, para pacientes que não obtiveram sucesso com outros tratamentos.

Trata-se de um medicamento de uso sistêmico, que também é usado em casos de rosácea, hidradenite supurativa e psoríase.

Como tomar o Isoface?

Cápsulas de medicamento para a pele
O Isoface vem em diversas apresentações e deve ser ingerido por via oral. É recomendável consumi-lo com alimentos.

Existem diferentes apresentações para ingerir por via oral. Tratam-se de cápsulas gelatinosas moles que contêm isotretinoína como único princípio ativo, e diferem nas doses e nos excipientes.

É aconselhável tomar as cápsulas com alimentos. A dose é ajustada individualmente, pois a resposta ao tratamento e a ocorrência de efeitos colaterais dependem de cada caso.

A dose recomendada para iniciar o tratamento em adultos é de 0,5 mg/kg de peso por dia. Em pacientes com insuficiência renal grave, inicia-se com doses mais baixas.

A remissão e a taxa de recaídas estão relacionadas, principalmente, com a dose total administrada, e não com a duração do tratamento. Em geral, um tratamento de 16 a 24 semanas é suficiente para alcançar a remissão.

Na maioria dos casos, a acne desaparece completamente com um único ciclo de tratamento. No entanto, se ocorrer uma recaída, é possível a administração de outro ciclo com a mesma dose.

Se for necessário repetir o tratamento, deve-se esperar pelo menos oito semanas, que é o tempo em que poderá haver melhora da acne após o tratamento.

Contraindicações

Mulher com doença hepática
O Isoface é contraindicado em pacientes com insuficiência hepática.

A isotretinoína é contraindicada nos seguintes casos:

  • Mulheres grávidas ou em idade fértil: existem estudos que demonstram o efeito teratogênico do ácido retinoico e alguns de seus análogos.
  • Mães que amamentam: a isotretinoína passa facilmente para o leite materno e, devido a possíveis efeitos adversos para a mãe e para o bebê, seu uso neste caso é contraindicado.
  • Insuficiência hepática.
  • Hiperlipidemia.
  • Tratamento simultâneo com tetraciclinas: nesses casos, existe o risco de hipertensão intracraniana benigna. Os sintomas que podem aparecer incluem, por exemplo, dores de cabeça, náuseas, vômitos e alterações visuais.
  • Hipervitaminose A.
  • Hipersensibilidade à isotretinoína.

Além disso, se você estiver sendo tratado com Isoface, evite a exposição ao sol e use sempre um filtro solar com fator alto de proteção.

Você também pode se interessar: Administração de medicamentos por via nasal

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais são muitos e dependem da dose. Eles podem aparecer poucos dias após o início do tratamento e incluem:

  • Ressecamento extremo da pele.
  • Ressecamento de mucosas da boca, lábios e olhos.
  • Vermelhidão e descamação da pele.
  • Dor nos músculos e nas articulações.
  • Aumento dos níveis de açúcar e de colesterol no sangue.
  • Presença de sangue ou proteínas na urina.
  • Trombocitopenia, trombocitose e neutropenia.
  • Aumento do nível de triglicerídeos e de enzimas hepáticas no sangue.
  • Dor de cabeça, estômago e ossos.

Por fim, durante o tratamento, não é recomendável usar esfoliantes na pele, pois existe o risco de irritá-la ainda mais e causar algum tipo de lesão.

Conclusão

O Isoface é indicado para tratar as formas mais graves de acne, uma vez que a isotretinoína ajuda a reduzir a produção de sebo. Por isso, os resultados obtidos superam os possíveis efeitos adversos que podem ocorrer.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Brenner, F. M., Rosas, F. M. B., Gadens, G. A., Sulzbach, M. L., Carvalho, V. G., & Tamashiro, V. (2006). Acne: um tratamento para cada paciente. Revista de Ciências Médicas.
  • Caballero Jerez, D. M., & Moreno Moreno, A. M. (2016). Ojo seco en pacientes tratados con isotretinoína oral: revisión sistemática. https://repository.usta.edu.co/handle/11634/9482
  • Gómez-Flores, M. (2011). Uso de isotretinoína en acné común. Revista Medica de México Seguro.
  • Gricel, K., & Ortega, G. (2022). Trastornos psiquiátricos asociados al uso de isotretinoína en acné severo. Instituto Ecuatoriano de Seguridad Social Hospital. Riobamba, 2014-2019 (Tesis de licenciatura, Universidad Nocional de Chimborazo).  http://dspace.unach.edu.ec/handle/51000/8906
  • Ganceviciene, R. y Zouboulis, CC (2010). Isotretinoína: tratamiento de última generación para el acné vulgar. JDDG: Journal der Deutschen Dermatologischen Gesellschaft , 8 , S47-S59. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1610-0387.2009.07238.x
  • Partera, J. A. (2012). Depresión y crisis de pánico en acné tratado con isotretinoína. SEMERGEN-Medicina de Familia, 38(3), 188-191. https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1138359311002887
  • Vieira, A. S., Beijamini, V., & Melchiors, A. C. (2012). The effect of isotretinoin on triglycerides and liver aminotransferases. Anais Brasileiros de Dermatologia. https://doi.org/10.1590/s0365-05962012000300005

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.