Irritação da pele por fricção: cuidados e tratamentos

A irritação da pele por fricção com qualquer objeto é uma condição bastante comum. Vamos te mostrar em que consiste e o que você pode fazer a respeito.
Irritação da pele por fricção: cuidados e tratamentos
Diego Pereira

Revisado e aprovado por o médico Diego Pereira.

Escrito por Carmen Martín

Última atualização: 27 março, 2023

A irritação cutânea por fricção, também chamada de ‘atrito’, é uma lesão típica que ocorre quando a pele é friccionada por muito tempo ou rapidamente contra um determinado objeto. É caracterizada pelo aparecimento de erupções cutâneas dolorosas, que podem ser acompanhadas de coceira e sangramento.

Na maioria dos casos, a lesão desaparece após evitar o contato com o que causa atrito. No entanto, às vezes sua cicatrização é complicada e ocorre uma infecção. Por isso, é conveniente dar-lhe uma atenção adequada e implementar alguns cuidados para acelerar a sua cicatrização. Vamos ver em detalhes.

O que é uma ferida ou lesão por fricção?

A irritação da pele devido à fricção ou fricção também é chamada de ‘picada’ ou ‘escoriação’. Segundo publicação na revista Offarm, são lesões que ocorrem nas estruturas mais superficiais da pele.

Especificamente, afetam o estrato córneo da epiderme, ou seja, a camada mais superficial responsável por proteger contra qualquer tipo de agressão. E embora esse tecido seja flexível e resistente a diversos agentes físicos e químicos do ambiente, ele pode ser alterado pelo atrito constante com elementos que o fragilizam.

Assim, uma erupção cutânea bastante inespecífica é produzida. Para citar alguns exemplos, acontece nas assaduras em bebês ou ao assoar muito o nariz quando estamos resfriados.

O que é uma ferida ou lesão por fricção?
A fricção contínua da pele contra itens como roupas pode causar erupções cutâneas por fricção.

Como ocorre a irritação da pele por fricção?

A irritação cutânea friccional, como o próprio nome sugere, é produzida pela fricção direta e contínua da pele contra um objeto. Isso pode acontecer em qualquer parte do corpo. Por exemplo, esfregando contra roupas ou sapatos. Também é típico que ocorra nas coxas ao caminhar.

Fatores de risco

Embora a causa seja algo tão simples como esfregar continuamente a pele, a verdade é que existem muitos fatores que podem fazer com que isso aconteça. De fato, a irritação que produz é mais comum em certas áreas do corpo ou durante a realização de algumas atividades.

Alguns fatores de risco são os seguintes:

  • Praticar esportes como correr ou andar de bicicleta. São movimentos que costumam causar atrito entre diferentes partes do corpo umas contra as outras, seja contra a bicicleta ou contra a própria roupa.
  • Vestir-se com roupas muito justas.
  • Participar de esportes de resistência ou atividades prolongadas.
  • Transpirar excessivamente.
uma erupção cutânea na área afetada.Bebês e crianças pequenas são mais propensos a irritações na pele devido ao atrito, principalmente se usarem fralda, pois aumenta a umidade na área e o atrito ao se movimentar.[/atomik-in -text]

Sintomas da irritação da pele por fricção

A irritação cutânea por fricção é caracterizada por Em geral, é leve e não causa muita dor. Mesmo assim, se a fricção continuar e a lesão se aprofundar, bolhas ou crostas podem se formar. Nesse caso, você também pode sentir dor, sangramento e coceira.

Isso geralmente ocorre em áreas que são fracas ou que tendem a ser úmidas. Por exemplo, na virilha, pés (ou calcanhares), coxas, axilas e mamilos.

Veja: Menina desenvolveu sepse depois de experimentar sapatos sem meias

Possíveis complicações

Sem tratamento adequado, esfregar as feridas pode levar a complicações. E embora a erupção não se espalhe para outras áreas do corpo, podem aparecer sangramentos, bolhas ou crostas.

Consequentemente, É assim que pode evoluir para uma infecção de pele, que leva a outros sintomas como sensação de calor, inchaço, dor, pus, entre outros.

[atomik-in-text]As infecções devem ser tratadas adequadamente para evitar que se espalhem para outras partes do corpo. Isso é especialmente importante em pessoas com sistema imunológico enfraquecido.

Cuidados e remédios para tratar a irritação da pele devido ao atrito

A irritação da pele causada pela fricção geralmente desaparece sozinha em alguns dias, pelo menos se a erupção for leve e a fricção parar. Se não for esse o caso, é possível que o dano se aprofunde e apareçam as complicações que indicamos.

Além disso, se a pele for submetida a umidade constante, é provável que se quebre ou se machuque novamente. Portanto, é necessário tentar secar a área irritada com frequência. Algumas pessoas aplicam certas loções ou cremes para reduzir a inflamação e a dor na pele.

Por exemplo, um estudo explica que a loção à base de manteiga de karité pode ser benéfica para esses tipos de erupções devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Algo semelhante acontece com outros produtos, como gel de aloe vera e produtos que contêm óleo de coco.

Agora, se houver bolhas, é conveniente drenar o líquido para evitar complicações. Para fazer isso, você deve picar cuidadosamente suas bordas, usando uma agulha esterilizada. Depois de fazer isso, a área deve ser cuidadosamente limpa e coberta com gaze antiaderente.

Deve-se notar que é importante monitorar o processo de cicatrização para garantir que não haja infecção.

Quando procurar ajuda médica?

Normalmente não é necessário consultar o médico quando ocorre irritação da pele devido ao atrito. A lesão melhora com o passar dos dias, desde que se evite o contato com o elemento causador da fricção. No entanto, se houver sintomas de infecção, como pus, vermelhidão e dor intensa, é melhor consultar um profissional.

Uma visita ao médico também é recomendada se a lesão ocorrer no rosto ou perto dos olhos. O especialista determinará se o uso de antissépticos é necessário para acelerar a cicatrização.

Como evitar a irritação da pele por fricção?

Existem várias medidas simples para prevenir o aparecimento de lesões por fricção na pele. Em primeiro lugar, você deve tentar interromper qualquer atividade na qual comece a sentir irritação ou coceira em alguma área.

Por exemplo, se ao caminhar sentir desconforto no calcanhar devido aos sapatos. Também é aconselhável usar roupas e sapatos que se ajustem bem e sejam capazes de absorver a umidade. Se vai praticar uma atividade esportiva, deve procurar proteger as zonas mais sensíveis à fricção.

Para isso, curativos macios podem ser usados nas áreas onde essas lesões já foram geradas em algum momento. O pó de talco pode reduzir o atrito e diminuir a umidade. No caso dos seios, recomenda-se o uso de sutiãs ou protetores adequados que os protejam.

Como evitar a irritação da pele por fricção?
É importante identificar quais são os elementos que causam lesões na pele para reduzir ou eliminar seu uso.

O que você deve lembrar

A irritação da pele devido ao atrito é uma lesão muito frequente. É caracterizada por uma erupção na área onde ocorreu a fricção. Embora leve e autolimitada, pode se complicar quando o atrito não é interrompido.

É necessário limpar a área, drenar as bolhas e aplicar anti-inflamatórios que ajudem na recuperação da pele. Se houver sintomas de infecção, é aconselhável consultar um médico para receber tratamento com antissépticos.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Verma N, Chakrabarti R, Das RH, Gautam HK. Anti-inflammatory effects of shea butter through inhibition of iNOS, COX-2, and cytokines via the Nf-κB pathway in LPS-activated J774 macrophage cells. J Complement Integr Med. 2012 Jan 12;9:Article 4. doi: 10.1515/1553-3840.1574. PMID: 22499721.
  • Garrote A. Escoceduras. Prevención y tratamiento. Disponible en: https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-escoceduras-prevencion-tratamiento-X0212047X11276589.
  • Berke CT. Pathology and clinical presentation of friction injuries: case series and literature review. J Wound Ostomy Continence Nurs. 2015 Jan-Feb;42(1):47-61. doi: 10.1097/WON.0000000000000087. PMID: 25549309.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.