Ingredientes que não se deve adicionar ao café

O café tem muitas propriedades benéficas, mas ele pode ser mais saudável se você o beber corretamente.
Ingredientes que não se deve adicionar ao café

Última atualização: 30 Outubro, 2021

O café é um companheiro como poucos. Pode ser apreciado no trabalho, com os amigos ou em uma manhã fria de inverno. Assim como você não deve exagerar no consumo desta bebida, é importante saber que existem alguns ingredientes que não se deve adicionar ao café

Você gostaria de saber quais são e por quê? Neste artigo, vamos falar sobre isso.

O café é bom ou ruim?

Grãos de café

Alguns estudos indicam que essa bebida é muito benéfica para a saúde, enquanto outros sugerem que ela é uma inimiga.

Algumas pesquisas mostram que o café tem benefícios como:

  • Possui nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, potássio, magnésio e fósforo.
  • Estimula a função cerebral.
  • Estimula o metabolismo.
  • Pode ajudar a prevenir o Alzheimer e o Parkinson.
  • Ajuda a diminuir o risco de diabetes 2.
  • Pode ajudar a proteger o fígado.
  • Reduz o risco de depressão.

Outros estudos veem o lado negativo do café:

  • Causa ansiedade.
  • Dificulta o sono.
  • Pode ser viciante.

Nem um nem outro. Tudo depende das quantidades e da frequência do consumo. A moderação pode ajudar a obter os benefícios e minimizar os riscos.

Quando é bom tomar café?

Os cientistas concordam a respeito de quais são os melhores e os piores momentos para beber café.

No café da manhã, assim que você acorda, ele pode fazer mal à saúde, pois nessa hora produzimos mais cortisol, que é o hormônio responsável por equilibrar o estresse e reduzir os níveis de glicose no sangue.

Quando o corpo recebe a cafeína muito cedo, não produz a quantidade necessária desse hormônio, além de se tornar cada vez mais tolerante aos componentes da bebida e repor os impulsos naturais que o cortisol proporciona.

Por outro lado, se o bebermos à noite (hábito muito comum no inverno), pode causar insônia e pesadelos.

Portanto, é recomendável tomar café entre as 10 da manhã e as 12 horas e entre as 2 e 5 da tarde se não quisermos sofrer as consequências.

Quais são os ingredientes que não se deve adicionar ao café?

Consumir duas xícaras pequenas de café por dia pode ser uma boa ideia. Mesmo assim, devemos considerar também o efeito dos outros ingredientes que costumamos adicionar.

Para aproveitar os benefícios do café, devemos bebê-lo completamente puro, sem qualquer adição. Os efeitos do café são seriamente adulterados quando começamos a “misturá-lo” com outros elementos.

Recomendamos que você não adicione:

Açúcar

Não importa que seja apenas uma pequena colher de chá para tirar o amargor do café; você estará aumentando seu valor energético e também adicionando todos aqueles componentes “ruins” que o açúcar tem.

A Organização Mundial da Saúde indica que, por dia, não devemos consumir mais de 25 gramas de açúcar, o que equivale a 5% da energia necessária para 24 horas.

Não se preocupe com o sabor do café; você se acostumará com ele e, em pouco tempo, poderá apreciá-lo mesmo que não tenha açúcar.

Se você não se acostuma com café sem açúcar, experimente o açúcar mascavo. Outra opção é adicionar uma pitada de canela.

Leite

Quando o leite é adicionado, o café perde seus polifenóis que atuam como antioxidantes. A culpada por este efeito é a gordura saturada dos laticínios.

Estudos do Departamento de Química da Universidade de Québec, no Canadá, e da Universidade de Zagreb, na Croácia, mostram que a caseína do leite bloqueia os efeitos antioxidantes do café e do chá.

Embora outros cientistas considerem que as evidências não são suficientes, também é necessário considerar que a lactose aumenta os níveis de açúcar e causa intolerância em algumas pessoas.

Os nutricionistas dizem que, embora as versões desnatada e semidesnatada possam melhorar a situação, também não são ideais. Outras alternativas ao leite de vaca são os leites vegetais, como soja e amêndoas.

Leite em pó

Leite em pó

Já falamos sobre o leite integral líquido, mas um dos ingredientes típicos do café é o leite em pó, porque é mais fácil de transportar e armazenar no escritório.

O leite em pó é ainda pior do que os laticínios em seu estado natural, pois, para imitar a textura cremosa do leite, são usados suplementos não lácteos, como xarope de milho e óleos vegetais parcialmente hidrogenados.

Isso se traduz em calorias vazias, gorduras artificiais que se acumulam nas artérias e sob a pele e estão relacionadas à diabetes, obesidade, colesterol e doenças cardíacas.

Álcool

Para aliviar o resfriado (ou uma dor na alma), algumas pessoas adicionam um pouco de uísque, conhaque ou rum ao café. Embora a temperatura corporal suba imediatamente, essa energia não fornece nenhum nutriente interessante.

A OMS indica que o consumo de álcool está associado a muitos problemas de saúde. Os mais graves são a cirrose hepática e o câncer.

Sabores adicionais

A moda do século XXI é ir a uma cafeteria e tomar uma mistura de café preparado com outros tipos de ingredientes. Essência de baunilha, creme, caramelo, chocolate… e centenas de outras coisas.

Embora essas receitas sejam deliciosas, elas também não são saudáveis porque não apenas contêm açúcar, mas também aditivos e corantes artificiais com alto teor de glicose.

Agora que você já sabe quais são os ingredientes que não se deve adicionar ao café, lembre-se deles na próxima vez em que for apreciar uma xícara desta bebida.

Pode interessar a você...

O que acontece no seu corpo quando você consome cafeína em excesso?
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
O que acontece no seu corpo quando você consome cafeína em excesso?

O excesso de cafeína pode causar sintomas desagradáveis em nosso organismo. Descubra se você tem um vício em café e saiba como combatê-lo.